0

5 de junho, 2023

Pós-graduação em Nutrição em São Paulo: conheça duas áreas de especialização

Há muitos motivos para se fazer uma pós-graduação em Nutrição em São Paulo. Sendo a maior cidade do Brasil, essa condição traz uma série de particularidades e oportunidades aos profissionais que moram por lá.

Como não poderia deixar de ser diferente, o mercado profissional em São Paulo, em função do tamanho da cidade e da grande população que lá vive, é rico e com grandes possibilidades de atuação a quem lá escolheu realizar sua atuação profissional.

Essa lógica também se aplica à área da Nutrição e as demais áreas da Saúde.

Por isso, hoje aqui no post do blog vamos dar dicas sobre especializações dentro da Nutrição com um mercado profissional bem fértil e atraente na cidade de São Paulo!

Vamos comentar sobre duas áreas de especialização neste campo: Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição – As famosas UANs – e também Nutrição em Vegetarianismo.

Ao longo do texto, vamos explicar um pouco mais sobre essas duas áreas de especialização, comentar sobre a atuação dos profissionais especializados nestes segmentos e também dizer o porquê destes dois campos de estudo serem especialmente interessantes e convidativos para os profissionais que moram na cidade de São Paulo.

Pronto para descobrir todas essas informações?

Então basta conferir o texto completo do post aqui abaixo: aproveite!

Sumário

Unidades de Alimentação e Nutrição – UANs

Gestão e Liderança em Unidades de Alimentação e Nutrição

Pós-Graduação em Nutrição em São Paulo: por que escolher fazer Gestão de UANs?

Especialização em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição

Nutrição em Vegetarianismo

Pós-Graduação em Nutrição em São Paulo: por que escolher fazer Nutrição em Vegetarianismo?

Especialização em Nutrição em Vegetarianismo

Unidades de Alimentação e Nutrição – UANs

A sigla UAN significa Unidade de Alimentação e Nutrição. Ou seja, são unidades de trabalho que desempenham atividades ligadas à alimentação e à nutrição coletiva.

As Unidades de Alimentação e Nutrição, portanto, têm o objetivo de operacionalizar o fornecimento nutricional de um grupo de pessoas, dentro de uma empresa ou um órgão de trabalho.

As UANs podem estar estabelecidas em complexos industriais, empresas, escolas e hospitais, por exemplo, sob diversas formas de gerenciamento. Contudo, devem sempre primar por garantir uma alimentação segura e adequada, seguindo todas as recomendações da vigilância sanitária.

Unidades de Alimentação e Nutrição - UANs
Foto: Pexels

O gerenciamento de uma UAN deve ser sempre realizado por um nutricionista, preferencialmente especializado e devidamente capacitado para a função.

Entre as tarefas principais deste profissional, inclui-se a seleção e elaboração de cardápios, a gerência da equipe, a organização das atividades de preparação dos alimentos e a gestão dos insumos utilizados nas preparações.

Gestão e Liderança em Unidades de Alimentação e Nutrição

Uma das principais funções de um nutricionista responsável por uma Unidade de Alimentação e Nutrição é fazer a gestão da equipe e dos colaboradores que prestam serviços a essa unidade.

Assim, sabe-se da importância da gestão de pessoas nessas unidades de alimentação, e também dos grandes desafios de liderança que o nutricionista recebe quando exerce essa função.

Entre essas habilidades requisitadas para exercer essa função, estão atividades como liderar e orientar os colaboradores, dimensionar a sua equipe, recrutar, selecionar e dispensar profissionais, avaliar o trabalho da equipe e dar feedback, entre outras.

Pós-Graduação em Nutrição em São Paulo: por que escolher fazer Gestão de UANs?

Sabemos que o mercado profissional nacional está cada vez mais concorrido. Por isso, fazer uma especialização é indicado para todos os profissionais que desejam se destacar da concorrência e obter mais reconhecimento no seu trabalho.

Dentro da Nutrição, e mais amplamente dentro da Saúde, essa realidade também se apresenta. Além da importância de continuar os estudos após o término da graduação, através de uma especialização, também é fundamental escolher uma área que possa oferecer uma boa quantidade de oportunidades profissionais.

Dentro da Nutrição, hoje em dia, uma das áreas que mais oferece oportunidades de emprego aos profissionais graduados é justamente a gestão de unidades de alimentação e nutrição.

Foto: Pexels

Com uma grande variedades de estabelecimentos que possuem unidades de alimentação e nutrição em suas dependências, como elencado no item anterior, essa área atualmente tem proporcionado muitas possibilidades de trabalho para os nutricionistas, que são os profissionais indicados para fazer a gestão das UANs.

E há ainda mais vagas para os nutricionistas que buscam uma especialização neste campo.

Na cidade de São Paulo, essas oportunidades são ainda mais recorrentes.

São Paulo é disparado a maior cidade do Brasil, e por essa razão, também concentra a maior quantidade de estabelecimentos com unidades de alimentação e nutrição de todo o país – com uma certa distância do Rio de Janeiro, a segunda colocada no ranking nacional.

Pela grande quantidade de oportunidades de trabalho aos nutricionistas que a gestão de unidades de alimentação e nutrição vem oferecendo, todos os profissionais da área devem considerar realizar uma especialização neste tópico.

Se o profissional mora ou tem a possibilidade de trabalhar na cidade de São Paulo, então, essas oportunidades são ainda mais numerosas!

Especialização em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição

Como mencionado anteriormente, esse mercado tem se mostrado muito promissor nos últimos anos, e tem oferecido muitas oportunidades de trabalho para nutricionistas.

Por isso, a Faculdade iPGS possui um curso de pós-graduação inteiramente dedicado a esse tema, a especialização em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) da Faculdade iPGS visa o aprimoramento profissional do aluno através do desenvolvimento de habilidades e competências teóricas e práticas ligadas ao gerenciamento de serviços de alimentação, incluindo ferramentas de gestão e controle de qualidade, de custos, de pessoas e de processos.

Especialização em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição
Foto: Pexels

Assim, essa especialização aborda os temas mais atuais e relevantes deste campo de atividades, sendo as aulas ministradas por professores com reconhecida atuação na área.

Venha conhecer todas as informações referentes ao curso, incluindo as disciplinas, o corpo docente, o tempo de duração e as condições de matrícula.

Nutrição em Vegetarianismo

Ser vegetariano significa não se alimentar com absolutamente nenhum tipo de carne. Nem com outros alimentos diretamente produzidos a partir da carne, como o presunto, a salsicha, o hambúrguer, o salame, e os enlatados, por exemplo. Quem come qualquer tipo de carne, mesmo que ocasionalmente, não é um vegetariano.

Todos os nutrientes necessários para qualquer pessoa saudável podem ser adequadamente supridos com uma alimentação vegetariana. Basta ser bem planejada e orientada. O cardápio dos vegetarianos deve ser balanceado, e priorizar incluir alimentos ricos em zinco, ferro, cálcio, vitamina B12 e gorduras do tipo ômega-3.

Nutrição em Vegetarianismo
Foto: Pexels

A proteína, ainda motivo de muita polêmica, também pode ser substituída na dieta vegetariana.

Se a pessoa supre sua necessidade calórica devidamente, com alimentos como cereais e leguminosas, a quantidade proteica necessária também é preenchida adequadamente.

De forma geral, as leguminosas são as substitutas ideais para as carnes. Por serem mais nutritivas e ricas em proteínas, são ótimas opções para entrar essa substituição.

Pós-Graduação em Nutrição em São Paulo: por que escolher fazer Nutrição em Vegetarianismo?

Já comentamos aqui que São Paulo é a maior cidade do Brasil, e por isso tem o maior número de unidades de alimentação e nutrição no país.

Desta forma, essa lógica também se aplica aos restaurantes.

Da mesma forma, o número de restaurantes vegetarianos em São Paulo também é maior do que em qualquer outra cidade brasileira.

Esse fato reflete outro dado muito importante, especialmente para os nutricionistas que são especializados no atendimento em Nutrição e Vegetarianismo: São Paulo também é a cidade com o maior número de habitantes praticantes do vegetarianismo em todo o território brasileiro.

Desse modo, isso faz da cidade o maior mercado de trabalho do país para os nutricionistas que atuam realizando atendimento ao público vegetariano.

Essa regra vale tanto para atendimentos de pacientes individuais, em consultórios particulares, como trabalhando em outros locais que empregam esses profissionais.

Pós-Graduação em Nutrição em São Paulo: por que escolher fazer Nutrição em Vegetarianismo?
Foto: Pexels

Alguns exemplos são as próprias unidades de alimentação e nutrição que também oferecem opções vegetarianas, e se valem do trabalho desses profissionais como gestores ou até como consultores.

Assim, há vagas para esses nutricionistas atuar também em escolas, complexos industriais, hospitais, clubes esportivos e muitos outros locais.

E São Paulo é a cidade que mais oferece esse tipo de opção para quem é especializado em Nutrição e Vegetarianismo.

Especialização em Nutrição em Vegetarianismo

Por isso, se você já segue esse tipo de alimentação e filosofia de vida, ou mesmo quer aumentar o seu conhecimento na área e diversificar ainda mais a sua atuação profissional, aprofundar os seus estudos no tema pode ser uma excelente opção neste momento.

Na Faculdade iPGS, nós possuímos um curso de pós-graduação inteiramente dedicado ao tema.

É a especialização em Nutrição em Vegetarianismo, que foi relançado neste ano pelo nosso instituto.

Antes o seu formato era presencial, mas hoje é online e ao vivo. Assim, combina interatividade com o professores e colegas, com a segurança e conforto de assistir as aulas em casa.

Especialização em Nutrição em Vegetarianismo
Foto: Pexels

No curso, são estudadas disciplinas como Fundamentos do Vegetarianismo, Metabolismo e Avaliação Nutricional no Vegetarianismo, Elaboração de Cardápios e Gastronomia Funcional, Nutrição Ayurvédica e Mindfulness e muito mais.

Temos ainda outras opções de cursos mais rápidos e dinâmicos que abordam conteúdos relacionados a Nutrição e Vegetarianismo. Alguns exemplos são: Alimentação no Vegetarianismo, Nutrição e doenças cardiovasculares e Alimentação e Fitoterapia Ayurveda.

Esperamos que você tenha gostado da leitura de hoje! 

Perguntas mais frenquentes:

O que é um curso de especialização?

Uma especialização é uma das modalidades de curso de pós-graduação mais populares do Brasil.

Chamadas muitas vezes apenas de “pós”, as especializações são cursos com normalmente duração entre 10 e 18 meses, com TCC opcional, que garantem ao aluno um diploma de especialista no final.

São indicadas especialmente para profissionais que desejam aprimorar seu conhecimento em determinado assunto e a sua atuação prática.

Quais são as durações das especializações em Gestão de UANs e Nutrição em Vegetarianismo?

A especialização em Gestão de UANs tem duração de 12 meses, e a especialização em Nutrição em Vegetarianismo de 10 meses.

Por que fazer pós-graduação se você mora em São Paulo?

Fazer cursos de pós-graduação é indicado a todos os profissionais do país que desejavam evoluir em suas carreiras.

Em São Paulo, como é o maior mercado profissional do Brasil, há sim muitas oportunidades, mas também muita concorrência. Quanto mais bem preparado e capacitado o profissional for, mais reconhecimento a sua atuação terá.

Por que estudar Gestão de UANs?

Fazer a gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição é uma das áreas hoje que mais empregam nutricionistas no Brasil todo.

Além de uma grande oferta de possibilidades de trabalho, como em escolas, complexos industriais, hospitais e muito mais, também oferece uma opção de atuação não clínica para os profissionais que desejarem.

Por que estudar Nutrição em Vegetarianismo?

A Nutrição em Vegetarianismo vem se popularizando cada vez mais no Brasil e no mundo, na medida em que também cresce o número de vegetarianos no planeta.

Se você for vegetariano e trabalhar com alimentação, certamente já será naturalmente do seu interesse aprofundar o seu conhecimento nessa área.

Se você não for vegetariano, de qualquer forma também é interessante realizar uma especialização no tema, para se qualificar adequadamente para atender uma parcela crescente da população e para diversificar ainda mais a sua atuação profissional.

Trilha de artigos relacionados:

O papel do nutricionista na UAN

15 aplicativos de Nutrição para usar na prática clínica

Você sabe a diferença entre pós-graduação, especialização e MBA?

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e fique por dentro das tendências em saúde e nutrição.

... Carrinho