29 de maio, 2023
No Brasil, ainda existe muita dúvida entre o público sobre os conceitos de pós-graduação, especialização, MBA e outros termos relacionados ao ensino superior. Por isso, hoje, vamos explicar nesse post exatamente o que significa uma pós-graduação, quais as suas modalidades de estudo e o que cada uma agrega à sua carreira profissional.
Num mercado de trabalho competitivo como o nosso, é cada vez mais importante para os profissionais continuarem estudando e se aperfeiçoando após a conclusão da sua graduação. Desse modo, o termo “pós-graduação” compreende todos os estudos realizados justamente após o término do curso de graduação inicial. No Brasil, os cursos de pós-graduação se dividem em dois grupos, com nomes que você provavelmente já ouviu falar: “lato sensu” e “stricto senso”, que significam “em sentido amplo” e “em sentido estrito”, respectivamente.
Os cursos de pós-graduação “stricto sensu” são os mestrados e os doutorados, com foco mais acadêmico, e se destinam principalmente às pessoas que desejam carreira na docência ou em pesquisa. Já os cursos de pós-graduação “lato sensu” tem um foco mais profissional, como as especializações, os MBAs, e os cursos de atualização profissional, e são mais voltados aos alunos que desejam aprofundar seu conhecimento em uma área específica para agregar valor à sua carreira e à sua atuação, e assim conquistar mais destaque no mercado de trabalho.
Se tanto as especializações quanto os MBAs são cursos de pós-graduação “lato sensu”, qual a diferença entre eles?
Os cursos de especialização, como anteriormente mencionado, são indicados para os profissionais que desejam aprofundar seu conhecimento em uma área específica com o intuito de qualificar sua atuação profissional.
O aluno pode inclusive escolher um curso de especialização que não seja da mesma área do que a sua área graduação, mas é necessário já ter concluído um para iniciar o outro – em alguns casos, também é possível para o aluno se matricular em um curso de especialização ainda nos seus últimos semestres da graduação, dependendo da instituição e do curso.
No Brasil, os cursos de especialização também são popularmente chamados de “pós-graduação”, ou só de “pós”. Porém, como vimos, na realidade são apenas uma das modalidades de cursos de pós-graduação existentes.
Como também já vimos, nos cursos de pós-graduação lato sensu, além das especializações, existem também os MBAs. A sigla MBA significa Master of Business Administration, mas diferente do que o nome pode induzir a pensar, não é um mestrado.
O MBA é mais similar à especialização, pois também se destina a profissionais que querem progredir na sua carreira. Entretanto, a sua diferença é ser mais voltado para negócios, administração e gestão, sendo especialmente importante para profissionais que desejam exercer cargos de liderança no futuro.
Esse formato de pós-graduação surgiu nas escolas de Administração dos Estados Unidos, e apesar de manter o foco em administração e gestão, essa modalidade também existe hoje em outras áreas profissionais, como Saúde e Marketing, por exemplo. Porém, dentro da área da Nutrição, a titulação específica é um pouco diferente.
O título de “Especialista em Nutrição” ocorre com o reconhecimento de capacitação técnica e científica no desempenho das especialidades profissionais.
A ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição) possui esse título somente para as áreas de Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Nutrição em Esportes e Fitoterapia. Por isso, na Nutrição, especificamente, o curso de pós-graduação não dá o título de “especialista”. O que ocorre é você ter a pontuação suficiente e não precisar realizar a prova pela ASBRAN.
Na Faculdade iPGS, nosso programa de pós-graduação possui foco no aperfeiçoamento profissional do aluno. Por isso, trabalhamos com cursos de pós-graduação lato sensu: principalmente as especializações, cada vez mais modernas, nas áreas da em Nutrição, da Saúde e da Educação, e os Cursos Rápidos, que também abordam temas ainda mais específicos dentro dessas áreas.
Dentro do nosso programa de pós-graduação, portanto, as opções de cursos mais longos são as especializações, que possuem uma carga horária com cerca de 400 horas.
Após a conclusão desses cursos, os alunos recebem um certificado de conclusão da especialização na área em que seu estudo foi realizado. Já os Cursos Livres são mais curtos e dinâmicos, com a ideia de fazer atualização ou um aprofundamento profissional ainda mais específico. Após o seu término, o aluno também recebe um certificado referente ao curso concluído.
Sabemos que ainda há muitas dúvidas no Brasil sobre as opções de estudo após a conclusão da graduação, e nem sempre aprendemos como dar esse prosseguimento durante o período na faculdade.
Porém, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, certo mesmo é que continuar estudando e se qualificando é o melhor caminho para o desenvolvimento profissional e para a conquista do destaque e do reconhecimento merecido.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas mídias sociais!
Receba conteúdos exclusivos e fique por dentro das tendências em saúde e nutrição.