Suporte Nutricional Enteral e Parenteral

Flávia Moraes Silva

Ver currículo
  • Modalidade:

    A Distância

  • Investimento:

    R$ 170,00

  • Forma de Pagamento:

    Boleto bancário ou cartão de crédito

Compre Agora

Sobre o curso

A escolha da via de alimentação de pacientes hospitalizados ou em acompanhamento hospitalar, independente da patologia de base e das comorbidades apresentadas, deve ponderar a relação entre quantidade calórico-proteica consumida e necessidades nutricionais estimadas, o risco de aspiração e nível de consciência do paciente e a integridade do trato gastrointestinal. Diante dessas condições, muitos pacientes terão indicações clínicas diversas para a introdução de suporte nutricional enteral e/ou parenteral de forma exclusiva ou complementar à via oral.

O entendimento acerca do planejamento do suporte nutricional enteral e parenteral é crucial para o sucesso da terapia instituída por todos os membros da equipe de terapia nutricional enteral que irão acompanhar esse paciente no âmbito hospitalar e para os diferentes profissionais de saúde que farão o cuidado desse paciente no âmbito ambulatorial e/ou domiciliar com o propósito de restaurar e/ou manter o estado nutricional do paciente.

Diante disso, o curso de extensão Suporte Nutricional Enteral e Parenteral tem como objetivo apresentar os aspectos gerais do planejamento do suporte nutricional enteral e parenteral de pacientes hospitalizados, ambulatoriais e domiciliares, as legislações que norteiam a terapia nutricional em nosso país e as evidências científicas atuais acerca da prescrição da nutrição enteral e/ou parenteral.

 

Assuntos abordados neste curso:

 

MÓDULO I: Planejamento do suporte nutricional enteral e parenteral

Indicação do suporte nutricional enteral e parenteral

Vias de acesso da terapia nutricional enteral e parenteral

Métodos de administração da terapia nutricional enteral e parenteral

 

MÓDULO II: Prescrição da terapia nutricional enteral e parenteral

Fórmulas enterais

Solução de nutrição parenteral

Cálculo da terapia nutricional enteral e parenteral

 

MÓDULO III: Monitoramento da terapia nutricional enteral e parenteral

Complicações da nutrição enteral

Complicações da nutrição parenteral

Indicadores de qualidade da terapia nutricional

 

MÓDULO IV: Legislação e Hot topics em Suporte Nutricional enteral e parenteral

Resoluções nacionais de suporte nutricional enteral e parenteral

Temas atuais em nutrição parenteral

Temais atuais em nutrição enteral

Informações

A carga horária do curso compreende a participação do aluno por meio do acesso a videoaulas disponibilizadas e outras atividades propostas, acompanhamento do conteúdo através dos slides das aulas, apostila e material complementar para melhor assimilação do conteúdo.

Todas essas ferramentas são de igual importância para o processo de aprendizagem e possibilitarão a própria construção de práticas e reflexões.

O certificado de participação no curso estará disponível através da aba "certificado".

** É de responsabilidade do aluno possuir um adequado sinal de internet, pois este, influenciará diretamente na correta visualização das vídeo-aulas.

*** De acordo com a política interma do IPGS, quando a desistência ocorre por parte do aluno o valor do curso não é reembolsável.

Tempo em que curso fica disponível (após a compra): 6 MESES
Carga horária: 40h

Público-alvo: nutricionistas e estudantes de Nutrição, médicos nutrólogos e intensivistas, enfermeiros, farmacêuticos e demais membros de equipes de terapia nutricional.

Receba novidades no seu e-mail

Ipgs nas redes sociais