Programação Metabólica Fetal e nutrição nos primeiros mil dias de vida

Karina Santos

Ver currículo
  • Modalidade:

    A Distância

  • Carga Horária:

    80 horas

  • Investimento:

    De R$170,00 por R$ 102,00

  • Forma de Pagamento:

    Boleto bancário ou cartão de crédito

Compre Agora

Sobre o curso

Durante a gestação e até os seis meses de vida, a alimentação da criança depende inteiramente da mãe, considerando o suprimento intrauterino de nutrientes no período gestacional, seguido, idealmente, pelo aleitamento materno exclusivo. Este período, de aproximadamente 500 dias, é crucial para o desenvolvimento físico e cognitivo infantil, tornando dieta e estado nutricional maternos fatores de grande impacto intergeracional. Os 500 dias que se seguem, em que há introdução e consolidação da alimentação

infantil, totalizam os primeiros 1000 dias de vida, considerados internacionalmente como uma janela de oportunidades para intervenções nutricionais que promovam as melhores condições de saúde materna e infantil em longo prazo. Evidências apontam também para a importância das características maternas e paternas na pré-concepção, incluindo homens e mulheres em idade reprodutiva no campo de ações de intervenção nutricional direcionadas à saúde materno-infantil, visando à melhoria das condições de saúde gerais da população.
Nesse sentido, é fundamental ao nutricionista o conhecimento dos mecanismos envolvidos na programação fetal, bem como a atualização acerca das recomendações nutricionais na pré-concepção e nos primeiros mil dias de vida.

O curso abordará os temas:


• Módulo I: Nutrição nos primeiros mil dias de vida: aspectos epidemiológicos e
moleculares.
• Módulo II: Efeito intergeracional da nutrição na pré-concepção e gestação.
• Módulo III: Lactação e nutrição nos primeiros anos de vida como promotores da
saúde em longo prazo.
• Módulo IV: Recomendações nutricionais na pré-concepção, gestação, lactação e
introdução alimentar: foco em nutrigenômica e microbiota intestinal.

Informações

A carga horária do curso compreende a participação do aluno por meio do acesso a videoaulas disponibilizadas e outras atividades propostas, acompanhamento do conteúdo através dos slides das aulas, apostila e material complementar para melhor assimilação do conteúdo.

Todas essas ferramentas são de igual importância para o processo de aprendizagem e possibilitarão a própria construção de práticas e reflexões.

O certificado de participação no curso estará disponível através da aba "certificado".

** É de responsabilidade do aluno possuir um adequado sinal de internet, pois este, influenciará diretamente na correta visualização das vídeo-aulas.

*** De acordo com a política interma do IPGS, quando a desistência ocorre por parte do aluno o valor do curso não é reembolsável.

Tempo em que o curso fica disponível (após a compra): 60 DIAS
Carga horária: 80h

Público-alvo: nutricionistas e estudantes de nutrição

Receba novidades no seu e-mail

Ipgs nas redes sociais