FAO irá implementar nova estratégia de Nutrição para garantir dietas saudáveis

Após um extenso processo consultivo nos últimos dois anos, a Visão e Estratégia para o Trabalho da FAO em Nutrição foi endossada na 166ª Sessão do Conselho da organização. A nova estratégia estabelece os objetivos da FAO para a nutrição global no futuro e fornece uma estrutura para orientar as ações nos próximos cinco anos.

A nova Estratégia de Nutrição estabelece uma estrutura para a ação futura da FAO, que inclui melhorar o acesso a alimentos nutritivos enquanto reduz a perda e o desperdício de alimentos, avaliar o impacto da COVID-19 em dietas saudáveis e usar a crise de COVID-19 como uma oportunidade para impulsionar a saúde dietas e sistemas agroalimentares resilientes. Ele detalha como a FAO visa apoiar os países na viabilização de dietas saudáveis e no aumento da capacidade de todos os atores ao longo do sistema agroalimentar para continuar a produzir e fornecer alimentos acessíveis, adequados, seguros, diversos e culturalmente apropriados.

“A nova Visão e Estratégia para o Trabalho da FAO em Nutrição nos leva um passo à frente em direção a um futuro melhor com dietas mais saudáveis e melhor nutrição”, disse o Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu. “A FAO espera trabalhar em estreita colaboração com parceiros para implementar esta estratégia de apoio aos membros para transformar seus sistemas agroalimentares para uma melhor produção, melhor nutrição, um melhor meio ambiente e uma vida melhor, sem deixar ninguém para trás.”

“A pandemia de COVID-19 está perturbando os sistemas agroalimentares e uma boa nutrição é mais importante do que nunca para apoiar a saúde das pessoas. Com esta nova estratégia, a FAO está mais uma vez colocando as pessoas no centro, operando em todos os níveis dos sistemas agroalimentares para garantir uma alimentação saudável para todos e enfrentar todas as formas de fome e desnutrição nestes tempos difíceis ", continuou.

A nova Estratégia de Nutrição da FAO contém uma estrutura de implementação e monitoramento, fornecendo um mecanismo para a FAO se responsabilizar por suas ações e por alcançar os resultados propostos. Também se alinha com o Quadro Estratégico proposta pela Organização 2022 para alavancar todas as áreas de conhecimento técnico da FAO e alcançar os Quatro Melhores: Melhor Produção, Melhor Nutrição, um Melhor Ambiente e uma Vida Melhor.

 

A 'abordagem sistêmica' da Nutrição

A nova Estratégia de Nutrição alinha o trabalho da FAO com os desafios de nutrição que o mundo enfrenta. Isso inclui o rápido aumento da obesidade e a realidade de que muitos países, comunidades e indivíduos sofrem de múltiplas formas de desnutrição simultaneamente.

Com base nisso, a Estratégia de Nutrição adota uma "abordagem sistêmica", que se concentra na ligação entre a agricultura, as cadeias de valor dos alimentos, os ambientes alimentares e o acesso a dietas saudáveis. Isso inclui a reforma de todos os elementos e atividades relacionadas à produção, abastecimento e consumo de alimentos orientados para dietas saudáveis para prevenir a desnutrição.

A Estratégia de Nutrição nos lembra que as decisões sobre o que comemos são influenciadas por nosso ambiente alimentar, agricultura e cadeias de abastecimento de alimentos, e demonstra como novas políticas e ações em todas as partes dos sistemas agroalimentares podem impulsionar a nutrição. Há o reconhecimento de que melhorar nossas dietas para uma melhor nutrição exigirá um esforço comum e a colaboração de todas as pessoas, começando nas diferentes áreas de trabalho da FAO, seus membros e parceiros.

O plano inclui um plano para apoiar todas as unidades e centros técnicos da FAO a trabalharem juntos e melhorarem a contribuição de seu trabalho específico para dietas e nutrição saudáveis para as populações dos países apoiados, bem como um conjunto de 15 áreas de ações que descrevem a natureza do trabalho que a FAO pode implementar e as ferramentas para medir o progresso feito na implementação dessas ações.

Receba novidades no seu e-mail

Ipgs nas redes sociais