Faculdade iPGS lança novas Especializações Online

A Faculdade iPGS iniciou o ano de 2022 com dois lançamentos exclusivos de novos cursos de pós-graduação: as especializações em Nutrição Clínica Integrativa e em Nutrição de Precisão: Nutrigenômica e Modulação Intestinal. Os dois cursos, que dialogam diretamente com áreas que vêm em constante evolução, são realizados através da modalidade EaD, e possuem duração de 9 meses, com uma carga horária de 390 horas. Saiba mais sobre os cursos e as áreas abordadas abaixo.

 

A Nutrição Integrativa

Uma das áreas de estudo e prática profissional em maior popularidade atualmente, a Nutrição Integrativa surge no cenário brasileiro como uma nova forma de compreender as ciências nutricionais. Sua compreensão é voltada para o equilíbrio entre o corpo e a mente, visando o autoconhecimento e individualidade de cada pessoa.

Por essa razão, o estudo desse tema é algo que vai muito além da alimentação. É uma busca para promover a saúde como um todo, com foco no bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença. Como diz o ditado, a saúde é o caminho e não a chegada. Dessa forma, a Nutrição Integrativa possui uma visão holística, que resgata a humanização do ato de comer, gerando novos recursos terapêuticos no atendimento nutricional.

A grade curricular da Especialização em Nutrição Clínica Integrativa inclui o estudo de disciplinas como Base da Nutrição Integrativa, Nutrição Clínica Integrativa I e II, Nutrição, Alimentação e Sociedade, e muito mais. Por fim, a realização do TCC é opcional ao aluno. A coordenação do curso é da Dra. Aline David, uma das nutricionistas mais reconhecidas do Brasil, tendo construído uma carreira sólida na área clínica e uma atuação acadêmica igualmente consistente.

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, a Dra. Aline ainda se tornou mestre e doutora em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo. Além das aulas na Faculdade iPGS, também é docente do curso de graduação em nutrição e mestrado profissionalizante do Centro Universitário São Camilo. O corpo docente ainda é complementado por mais doze professores altamente capacitados em suas áreas de atuação.

 

A Nutrição de Precisão

A Nutrição de Precisão é aquela que leva em conta condutas nutricionais mais individualizadas, relacionando a alimentação com as informações genéticas de cada paciente. Há alguns anos, a busca por atendimentos nutricionais cada vez mais individualizados vem progressivamente aumentando, cabendo ao profissional da área buscar as ferramentas que possibilitem atender essa demanda.

Dessa forma, torna-se cada vez mais imprescindível para os profissionais da área estabelecer um planejamento alimentar que considere as diferenças específicas de cada paciente, baseado na identificação das necessidades e sensibilidades aos nutrientes que cada pessoa tem.

Assim, a grade curricular da Especialização em Nutrição de Precisão: Nutrigenômica e Modulação Intestinal inclui disciplinas como Fundamentos da Nutrigenômica e Microbiota Intestinal, Condutas Clínicas Personalizadas, Aplicações na promoção da saúde física e mental e muito mais. Ao fim, a realização do TCC também é opcional, ficando a cargo da vontade do aluno.

A coordenação do curso é do professor Rafael Sales. O Dr. Rafael é bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Nutrição Clínica Funcional pela Faculdade IPGS e Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia e do Grupo de Fígado do Rio de Janeiro. Também já atuou como nutricionista no Ambulatório Multidisciplinar de Hepatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF/UFRJ, onde realizou atendimento nutricional, pesquisa e extensão, e ainda no Laboratório de Bioquímica Nutricional do INJC/UFRJ. O corpo docente ainda é complementado por mais oito professores altamente capacitados em suas áreas de atuação.

Receba novidades no seu e-mail

Ipgs nas redes sociais