Técnicas Cognitivo-Comportamentais: como usar na prática

Melissa Triska

Ver currículo
  • Modalidade:

    A Distância

  • Investimento:

    De: R$ 180,00 Por: 12x R$8,00

  • Forma de Pagamento:

    Cartão de crédito ou boleto bancário

Compre Agora

Sobre o curso

Inicialmente, o tratamento de transtornos alimentares focava apenas na recuperação do peso. Mas, nas últimas décadas, avançamos muito na compreensão dessas doenças, principalmente da sua base cognitiva. Hoje, a intervenção é feita de modo multifatorial. Além dos atendimentos psicológicos, outros profissionais são importantes, como nutricionistas, psiquiatras e médicos de outras especialidades.

Para auxiliar no tratamento de distúrbios da imagem corporal, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é vista como uma intervenção direta que ajuda o paciente a superar essa situação. Além disso, busca diminuir as práticas rígidas de dieta ou de atividade física, facilitar um peso saudável e modificar o sistema disfuncional de crenças associadas à aparência, ao peso e à alimentação.

Tenha um olhar mais apurado sobre como a TCC pode ajudar os pacientes a recuperar a qualidade de vida e trilhar um caminho para superação de transtornos alimentares.

A quem se destina?

Estudantes de Nutrição e Nutricionistas que têm interesse na área do Comportamento Alimentar.

O que você vai aprender?

Com esse curso você vai conhecer desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre a TCC, entender a sua aplicabilidade na prática clínica, conhecer técnicas e estratégias para aprimorar a prática clínica e auxiliar a potencializar os resultados dos pacientes.

Quais são os assuntos abordados?

  • Histórico das terapias cognitivo-comportamentais;

  • Fundamentos das terapias cognitivo-comportamentais;

  • Princípios básicos;

  • Árvore das crenças - para entender distorções e crenças;

  • Conceitualização cognitiva;

  • Terapias cognitivo-comportamentais e suas aplicações no comportamento alimentar;

  • Análise de caso clínico.

Informações

A carga horária do curso compreende a participação do aluno por meio do acesso a videoaulas disponibilizadas e outras atividades propostas, acompanhamento do conteúdo através dos slides das aulas, apostila e material complementar para melhor assimilação do conteúdo.

Todas essas ferramentas são de igual importância para o processo de aprendizagem e possibilitarão a própria construção de práticas e reflexões.

O certificado de participação no curso estará disponível através da aba "certificado".

** É de responsabilidade do aluno possuir um adequado sinal de internet, pois este, influenciará diretamente na correta visualização das vídeo-aulas.

*** De acordo com a política interma do IPGS, quando a desistência ocorre por parte do aluno o valor do curso não é reembolsável.

Tempo em que o curso fica disponível (após a compra): 12 meses
Carga horária: 12h

Público-alvo: nutricionistas e estudantes de nutrição

Receba novidades no seu e-mail

Ipgs nas redes sociais