Nutrição no Autismo

Natércia Ferreira

Ver currículo
  • Modalidade:

    A Distância

  • Carga Horária:

    80 horas

  • Investimento:

    De R$ 170,00 por R$ 85,00

  • Forma de Pagamento:

    Boleto bancário ou cartão de crédito

Compre Agora

Sobre o curso

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, é um distúrbio no desenvolvimento cerebral. O autismo não se encaixa na definição de doença, mas é considerado um transtorno que pode ser melhorado e tratado para que a pessoa possa se adequar ao convívio social e às atividades gerais. 

Os déficits de desenvolvimento se manifestam, geralmente, na primeira infância – do nascimento aos seis anos de idade – e variam desde limitações específicas na aprendizagem e controle motor até prejuízos nas habilidades sociais e na inteligência.

Em relação ao tratamento da síndrome, é realizado um conjunto de terapias multidisciplinares, visando reduzir os prejuízos das manifestações e à exposição da criança a estímulos que intensificam o seu neurodesenvolvimento. 

Dentre os aspectos que afetam a nutrição, estão a hipersensibilidade alimentar que altera a escolha dos alimentos podendo resultar em comportamento seletivo na alimentação, além de alterações do funcionamento intestinal ou disbiose caracterizada por um desequilíbrio da flora intestinal e que pode reduzir a absorção de nutrientes, comum entre 46-75% das crianças diagnosticadas com autismo.

Além disso, vários estudos sugerem que determinadas intervenções dietéticas podem melhorar a comunicação e os comportamentos desafiadores nesta síndrome. Ainda, o manejo da dieta auxilia na diminuição do risco de obesidade infantil, pois de acordo com alguns dados, a prevalência de obesidade nesta população é de 22,2%, com um risco 41% maior de desenvolver obesidade em comparação com as crianças com desenvolvimento neural normal.

Diante do número crescente de casos de TEA e as alterações de sensibilidade e seletividade alimentar com implicações nutricionais importantes nessa fase de crescimento e desenvolvimento infantil, justifica-se a importância de atualização baseada em evidência sobre essa temática.


Assuntos abordados
- MÓDULO 1: História e Definição do Autismo, Epidemiologia e Classificação, O cérebro da criança autista: sinais e sintomas, Diagnóstico e Tratamento Médico.

- MÓDULO 2: Disfunção Mitocondrial no Autismo, Metais Pesados e Autismo, Intestino e Autismo

- MÓDULO 3: Alergias e Autismo, Avaliação Nutricional da Criança Autista, Autismo e o Hábito Alimentar

- MÓDULO 4: Dietas especiais na Criança Autista (Sem glúten e sem caseína, cetogênica, antifúngica, GAPS, rotação), Planejando a Dieta da Criança Autista


Informações

A carga horária do curso compreende a participação do aluno por meio do acesso a videoaulas disponibilizadas e outras atividades propostas, acompanhamento do conteúdo através dos slides das aulas, apostila e material complementar para melhor assimilação do conteúdo.

Todas essas ferramentas são de igual importância para o processo de aprendizagem e possibilitarão a própria construção de práticas e reflexões.

O certificado de participação no curso estará disponível através da aba "relatório" em sua matrícula.


** É de responsabilidade do aluno possuir um adequado sinal de internet, pois este, influenciará diretamente na correta visualização das vídeo-aulas.

*** De acordo com a política interma do IPGS quando a desistência ocorre por parte do aluno, o valor do curso não é reembolsável.

Tempo em que curso fica disponível (após a compra): 60 DIAS
Carga horária: 80h

Público-alvo: Nutricionistas, estudantes de nutrição e demais interessados no assunto.

Mais procurados

Confira outros temas que você pode gostar

Receba novidades no seu e-mail

Ipgs nas redes sociais