O combo "Aprenda + Materno Infantil" conta com dois cursos livres que vão auxiliar os profissionais nutricionistas da área da Nutrição Materno Infantil a aperfeiçoarem seus atendimentos e aprofundarem seus conhecimentos em temas relevantes a estes profissionais.
Confira abaixo os detalhes de cada um dos cursos:
Curso 1 - Programação Metabólica Fetal e nutrição nos primeiros dias de vida
Durante a gestação até os seis meses de vida, a alimentação da criança depende inteiramente da mãe, considerando o suprimento intrauterino de nutrientes no período gestacional, seguido, idealmente, pelo aleitamento materno exclusivo. Este período, de aproximadamente 500 dias, é crucial para o desenvolvimento físico e cognitivo infantil, tornando dieta e estado nutricional maternos fatores de grande impacto intergeracional. Os 500 dias que se seguem, em que há introdução e consolidação da alimentação infantil, totalizam os primeiros 1000 dias de vida, considerados internacionalmente como uma janela de oportunidades para intervenções nutricionais que promovam as melhores condições de saúde materna e infantil em longo prazo.
Evidências apontam também para a importância das características maternas e paternas na pré-concepção, incluindo homens e mulheres em idade reprodutiva no campo de ações de intervenção nutricional direcionadas à saúde materno-infantil, visando à melhoria das condições de saúde gerais da população.
Nesse sentido, é fundamental ao nutricionista o conhecimento dos mecanismos envolvidos na programação fetal, bem como a atualização acerca das recomendações nutricionais na pré-concepção e nos primeiros mil dias de vida.
O curso abordará os temas:
• Módulo I: Nutrição nos primeiros mil dias de vida: aspectos epidemiológicos e
moleculares.
• Módulo II: Efeito intergeracional da nutrição na pré-concepção e gestação.
• Módulo III: Lactação e nutrição nos primeiros anos de vida como promotores da
saúde em longo prazo.
• Módulo IV: Recomendações nutricionais na pré-concepção, gestação, lactação e
introdução alimentar: foco em nutrigenômica e microbiota intestinal.
+ Curso 2 - Introdução alimentar na prática clínica
Para que a alimentação complementar seja realizada de forma mais adequada, as mães necessitam de orientações sobre o assunto, pois ainda é observado que parte das mães recorrem a outros métodos alimentares de fácil acesso e preparo durante o processo de adaptação alimentar do bebê.
Portanto, o profissional de saúde deve obter as orientações e cuidados necessários para avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar infantil, com conhecimento e habilidades para fazer a melhor orientação da introdução alimentar.
A quem se destina?
Nutricionistas e demais profissionais da saúde que atuam ou queiram atuar nas áreas ligadas à gestação e primeira infância.
O que você vai aprender?
Conhecimento sobre a introdução da alimentação complementar em bebês vegetarianos e onívoros e orientação na prática clínica.
Quais são os assuntos abordados?
MÓDULO 1
Influência do ambiente pré natal e pós natal precoce nas preferências alimentares e formação do paladar
MÓDULO 2
Introdução da Alimentação Complementar: o que dizem os documentos oficiais?
MÓDULO 3
Introdução da Alimentação Complementar e Alergias: Evidências Científicas
MÓDULO 4
Introdução da Alimentação Complementar Vegetariana
MÓDULO 5
Introdução da Alimentação Complementar na Prática Clínica