O ato de se alimentar é algo fundamental para o crescimento, desenvolvimento e fomento das funções biológicas, além de permear as dimensões psicológica, social, cultural e religiosa. Com a transição nutricional vivenciada nos últimos anos, houve a introdução dos alimentos processados e dos alimentos ultraprocessados, ricos em aditivos, corantes e conservantes. Essas alterações em determinados alimentos podem desencadear várias reações adversas: alergias e intolerâncias.
A intolerância alimentar é uma resposta anormal do organismo a um aditivo ou alimento, que não envolve uma resposta do sistema imunológico. Como por exemplo a intolerância a lactose, onde o portador tem uma deficiência na produção da enzima lactase.
As intolerâncias alimentares têm impacto direto na qualidade da vida de seus portadores, pois os sintomas podem ser bastantes presentes e limitadores. Dor e distensão abdominal são os mais comuns, acompanhados de diarreia e/ou constipação intestinal, e em situações mais graves, até anorexia.
O manejo nutricional é uma ferramenta bastante importante. O objetivo é manter o adequado estado nutricional e o controle dos sintomas. A prescrição dietética deve ser individualizada, considerando os hábitos alimentares, o estado nutricional prévio e a necessidade restrições de determinados grupo de alimentos.
O curso tem a finalidade de abordar de maneira ampla as principais intolerâncias alimentares, com ênfase no manejo nutricional.
ASSUNTOS ABORDADOS:
MÓDULO I: Fisiologia do Trato Gastrointestinal/ Epidemiologia das doenças funcionais do aparelho digestivo/ Intolerância alimentar X Alergia alimentar
MÓDULO II: Bases fisiopatológicas, avaliação nutricional e prescrição dietética: Intolerância a lactose e Síndrome do intestino Irritável
MÓDULO III: Bases fisiopatológicas, avaliação nutricional e prescrição dietética: Intolerância a lactose / Intolerância ao glúten / Intolerância a frutose
MÓDULO IV: FODMAPs e aconselhamento nutricional nas doenças funcionais do aparelho digestivo