O comportamento alimentar de um indivíduo começa a ser formado ainda no período gestacional, quando o bebê é exposto aos sabores e características nutricionais da alimentação materna, via líquido amniótico. Em seguida, os dois ou três primeiros anos de vida são fundamentais neste sentido, principalmente porque neste período acontece o estabelecimento de práticas alimentares muito importantes, como o aleitamento materno, ou uso de outro alimento substituto, a introdução da alimentação complementar e o ingresso da criança na alimentação habitual da família.
Embora, em alguns aspectos, o comportamento alimentar seja influenciado por fatores genéticos, como a preferência inata por alguns sabores - doce, salgado ou umami, sabe-se que o ambiente no qual a criança é inserida molda suas preferências alimentares. Os comportamentos experienciados e aprendidos nos primeiros anos podem determinar o estilo alimentar do indivíduo durante toda a sua vida.
Desta forma, este curso tem o objetivo de auxiliar profissionais a compreenderem o comportamento alimentar infantil e adolescente, desde a sua formação até o estabelecimento de hábitos e padrões alimentares com ênfase no modelo dos pais e/ou cuidadores e dos pares (círculo social).
Assuntos abordados
- MÓDULO 1: Formação do Comportamento Alimentar
- Formação e desenvolvimento do comportamento alimentar
- Fatores fisiológicos, ambientes e sociais na prática de formação do comportamento alimentar individual e coletivo
- MÓDULO 2: Comportamento Alimentar Familiar
- Pais e cuidadores enquanto sujeitos de formação do comportamento alimentar
- Família enquanto ambiente promotor de um comportamento alimentar saudável
- MÓDULO 3: Comportamento Alimentar na Infância
- Criança como aprendiz alimentar
- Teorias da aprendizagem
- Formação da relação do indivíduo com sua alimentação e seu corpo
- MÓDULO 4: Comportamento Alimentar do Adolescente
- Características fisiológicas e comportamentais da adolescência
- Imagem Corporal: geradora de saúde x doença