Pós-graduação Presencial em Comportamento Alimentar
Pós-graduação Presencial em Comportamento Alimentar
Os cursos de Pós-graduação presenciais são certificados pelo iPGS, credenciado pela Portaria MEC - parecer CNE/CES 227/2018, com validade nacional e cumprem as disposições vigentes da resolução CNE/CES nº 1, de 03 de abril de 2001 e resolução CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007, do Ministério da Educação (MEC).

CRONOGRAMA DE DATAS:
:: 16/02/2019 :: São Paulo | SP
:: 16/03/2019 :: Porto Alegre | RS
:: 23/03/2019 :: Rio de Janeiro | RJ
:: 13/04/2019 :: Balneário Camboriú | SC
:: 13/04/2019 :: Belo Horizonte | MG
:: 08/06/2019 :: Salvador | BA
:: 13/07/2019 :: Brasília | DF
:: 03/08/2019:: Teresina | PI
Já faz tempo que buscamos o melhor tratamento para as doenças crônicas não transmissíveis, entretanto, a ciência, o conhecimento e a informação científica demonstram que todos nossos esforços tem sido ineficazes e ineficientes. Avanços nos estudos populacionais e de intervenção vem demonstrando que tratar estas doenças exclusivamente pelo aspecto biológico, ignorando os aspectos psicológicos, culturais e ambientais tem sido responsável por boa parte do fracasso no tratamentos destas doenças. Ao realizar esta pós-graduação os profissionais têm a oportunidade de aplicar novos conceitos, condutas e técnicas para a resolução das diferentes demandas em saúde. Atualmente há uma preocupação maior e um olhar mais crítico, cuidadoso, amplo e inclusivo da população com sua alimentação, alimento e ambiente, exigindo do nutricionista atualização e constante aperfeiçoamento em áreas que complementam sua formação acadêmica. Além disso, , é um importante passo para iniciar a formação necessária para o complexo atendimento dos transtornos da alimentação.
Pensando nesta realidade, o curso oferece ferramentas para o profissional atuar em: Ambulatórios de especialidades (Cardiologia, endocrinologia, neurologia) no manejo das principais doenças crônicas (Diabetes, hipertensão, dislipidemias, obesidade), Consultórios interdisciplinares focados no atendimento comportamental.
O programa de Pós-Graduação em Comportamento Alimentar objetiva, através de fundamentação teórica, o entendimento sobre o padrão alimentar humano e dos modelos de tratamento por meio de intervenções individuais ou de grupo, a fim de modificar padrões dietéticos inadequados. A expectativa dos profissionais de saúde é de que seus pacientes, em assistência nutricional e psicológica, modifiquem estes padrões dietéticos com intuito de melhorar a sua qualidade de vida, prevenir doenças ou diminuir a probabilidade de complicações. Especificamente no campo da nutrição, alcançar tais mudanças de comportamento alimentar tem sido um grande desafio, uma vez que se observa a dificuldade dos indivíduos tanto em realizá-las, quanto em mantê-las por longo prazo. Com a finalidade de instrumentalizar o profissional de saúde na superação deste desafio a esta Pós-Graduação proporcionará conhecimento e ferramentas para melhor adesão e eficácia do tratamento.

Os cursos de Pós-Graduação presenciais são desenvolvidos por meio de integração institucional com IES (Instituição de Ensino Superior), devidamente reconhecida pelo MEC e tem validade nacional e cumprem as disposições vigentes da resolução CNE/CES nº 1, de 03 de abril de 2001 e resolução CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007, do Ministério da Educação (MEC).

Obs.: Os locais de aula estão sujeitos à alteração.

Carga horária: 390 horas;
Tempo de curso: 18 meses;
Público Alvo: Nutricionistas, Psicólogos, Psiquiatras, Médicos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Fonoaudiólogos e Educadores Físicos.
  • O Desenvolvimento do Comportamento Alimentar;
  • Aspectos Psicosociais, Neuroendócrinos e Neuroquímicos Envolvidos no Comportamento Alimentar;
  • Psicologia: Comportamentalismo, Cognitivismo, Psicanálise, Teoria Psicossamática, Teoria Sistêmica e Self do Nutricionista e Psicólogo;
  • Entrevista Motivacional;
  • Técnicas Cognitivo-Comportamentais;
  • Dinâmicas de Grupo Aplicadas à Educação em Saúde;
  • Cirurgia Bariátrica: Aspectos Comportamentais, Clínicos e Nutricionais;
  • Comportamento Alimentar e Aconselhamento na gestação, infância, adolescência, adultos e idosos;
  • Mindfulness e Mindful eating;
  • Transtornos Alimentares: Etiologia, Aspectos Psicológicos e Manejo Nutricional;
  • Técnicas de Coaching e Neurolinguística para Mudança do Comportamento Alimentar;
  • Técnicas Dietéticas e de Reeducação Nutricional.
Coordenador
Rafael Marques Soares
Nutricionista graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS em 2002. Especialista em nutrição clínica de adultos pela UNISINOS, mestre em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Atualmente Pesquisador do instituto de Educação e Pesquisa (IEP) Hospital do Coração, SP (HCor). Atuou como nutricionista e pesquisador do Grupo de estudos e assistência em transtornos alimentares (GEATA). Atuou como pesquisador no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto -UFRGS. Tem experiência na área de Nutrição Clinica (ênfase em transtornos alimentares, reeducação do comportamento alimentar e saúde da mulher), pesquisas, clínicas e de base populacional.
O passo a passo de sua matrícula no curso de Pós Graduação presencial iPGS estará disponível a partir de janeiro de 2019.
INVESTIMENTO:

A taxa de matrícula contém valor fixo, o valor das parcelas restantes é definido conforme distribuição do 1º ou 2º lote.

Após a finalização do segundo lote, o curso passa a não ter mais valores promocionais.

Para saber o lote vigente da turma, forma de pagamento, parcelamentos e descontos exclusivos, consulte setor comercial.

* Comunicado importante: Não trabalhamos com mensalidades e sim parcelas, as mesmas não são necessariamente vinculadas ao tempo de duração do curso, será de acordo com o valor total do investimento.

Contato:
E-mail: contatocomercial@ipgs.com.br
Telefone e WhatsApp: (51) 98260-0059 | (51) 98189-2852
Realização:

Falta pouco para você ficar por dentro de nossos conteúdos, novidades e promoções!