VOCÊ JÁ CONHECE A NUTRIÇÃO AYURVÉDICA?
26/04/2019 | Colunista: iPGS | Categoria: Saúde
VOCÊ JÁ CONHECE A NUTRIÇÃO AYURVÉDICA?
Leia o texto abaixo e confira alguns benefícios dessa filosofia milenar


    A Nutrição Ayurvédica é um tipo de alimentação praticada há mais de 5 mil anos, originada na Índia, com o objetivo de cultivar uma vida saudável e harmoniosa com o meio ambiente. Essa filosofia define a saúde de um indivíduo de acordo não como a ausência de doenças, mas através do resultado do equilíbrio entre o corpo físico, a alma, a mente e a energia vital de cada um.


    De acordo com o pensamento Ayurvédico, por cada pessoa ser diferente, há a necessidade de uma alimentação personalizada. Cada organismo é formado por diferentes combinações dos elementos naturais, e é conhecido como Dosha, influenciando nossa personalidade, metabolismo, estrutura física e nossa relação com o meio ambiente. Assim, a partir do Dosha de cada um, deve ser desenvolvida uma alimentação específica, que melhor beneficie cada pessoa.


    Os alimentos utilizados nas dietas ayurvédicas são frutas, cereais, vegetais, grãos, sementes, temperos e ervas, incluindo chás, leites e derivados. Não é indicado o consumo alimentos industrializados, com aditivos alimentares ou produtos químicos, como o açúcar refinado, o sal, ou os alimentos com gordura hidrogenada. De acordo com a Nutrição Ayurvédica, cada alimento causa sensações diferentes: os doces dão a sensação de prazer, os salgados diminuem a ansiedade, os azedos despertam a mente, os picantes aguçam os sentidos e os amargos nos ajudam a lidar com as emoções. Para se ter uma refeição completa, todos esses diferentes sabores devem ser contemplados.


    Os benefícios trazidos por esse tipo de alimentação incluem mais disposição, melhora do humor, boa digestão, melhora no sono e na pele, e cabelos mais macios. Por ter sua dieta formada por alimentos naturais, a Nutrição Ayurvédica é rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes.  De acordo com esse pensamento, as alterações na pele são provenientes das toxinas geradas por uma alimentação desequilibrada e uma má digestão, se acumulando no trato digestivo e sendo transmitidas aos tecidos, especialmente à pele; portanto, o processo de Nutrição Ayurvédica, através de uma boa digestão, evita o acúmulo destas toxinas, as eliminando e deixando as células da pele bem nutridas.


    Apesar da Nutrição Ayurvédica estar bastante em evidencia, ainda é muito baixo o número de nutricionistas que trabalham com esse conceito no Brasil. Por essa razão, esse assunto é mais um dos conteúdos estudados na nossa Pós-Graduação em Vegetarianismo e Gastronomia, que aborda sempre os conteúdos mais atuais e relevantes dentro dessa área. Para quem não pode fazer esse curso, mas ainda deseja se aprofundar dentro da área de Vegetarianismo, uma outra opção que oferecemos é o nosso curso de Educação Continuada EAD, Alimentação Vegetariana.  

       

    Obrigado pelo seu tempo e pela leitura : )



Deixe seu comentário
Comentários
Esta publicação ainda não possui comentários