ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE HIGIÊNICO NA DISTRIBUIÇÃO DOS ALIMENTOS
26/04/2019 | Colunista: iPGS | Categoria: Nutrição
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE HIGIÊNICO NA DISTRIBUIÇÃO DOS ALIMENTOS
O controle higiênico é parte fundamental do processo de preparação da alimentação.

 

    Quando vamos ingerir um alimento, é necessário que possamos confiar totalmente no que estamos colocando para dentro do nosso corpo. Para entendermos melhor sobre o impacto do controle higiênico sobre a segurança dos alimentos, convidamos a professora Ágatha Konrad, da Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, para nos trazer informações importantes sobre este assunto. 


    Conforme a professora Ágatha, um serviço que oferece alimentação coletiva tem responsabilidade em relação à saúde dos clientes, por isso, oferecer-lhes alimentos seguros é fundamental. Dessa forma, é necessário manter procedimentos higiênicos durante o armazenamento, o preparo e a distribuição dos alimentos, bem como treinar todos os manipuladores de alimentos em relação às boas práticas na produção de alimentos.

 

    O manipulador entra em contato direto com os alimentos, oferecendo diversas vias de contaminação, como mãos, ferimentos, boca, cabelos, unhas, pele, dentre outras, representando um dos principais veículos de contaminações em serviços de alimentação. Por esta razão, a higiene dos alimentos deve estar presente em todas as etapas do processo de produção, desde a armazenagem até a distribuição do produto aos usuários do serviço. O controle higiênico-sanitário tanto da estrutura física e dos equipamentos, passando pelos processos, quanto dos manipuladores de alimentos, é essencial para garantir a qualidade dos alimentos, tornando-se o principal instrumento de defesa contra doenças transmitidas por alimentos.

    Quer saber mais sobre esse tema? A Faculdade IPGS oferece uma Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, abordando esse e outros temas dentro dessa área, e a professora Ágatha Konrad é uma das ministrantes do curso. Se for do seu interesse, dá uma olhada também nas nossas outras opções de pós-graduação EAD e presencial.



Deixe seu comentário
Comentários
Esta publicação ainda não possui comentários