COMO UMA TERAPIA NUTRICIONAL ADEQUADA AJUDA NO TRATAMENTO DA ELA?
26/04/2019 | Colunista: iPGS | Categoria: Saúde
COMO UMA TERAPIA NUTRICIONAL ADEQUADA AJUDA NO TRATAMENTO DA ELA?
A ELA, esclerose lateral amiotrófica, é uma doença degenerativa muito séria, e ganhou a mídia global alguns anos atrás através do ''Desafio do Balde de Gelo".


    A alimentação tem um impacto direto na nossa saúde, e uma nutrição adequada é fundamental no tratamento de patologias variadas. Para entendermos melhor essa relação, mais especificamente, sobre nutrição e a doença ELA, convidamos a professora Marinês de Lima, da Pós-Graduação em Nutrição Clínica em Patologias, para conversar sobre o assunto. 


    A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva, praticamente irreversível e atualmente sem uma cura definitiva, que afeta os neurônios motores do paciente. O maior impacto físico da ELA nos pacientes é a atrofia muscular que a doença causa, que pode ser agravada pela falta de nutrição adequada. Somente no Brasil, são diagnosticados entre 3.000 e 5.000 novos casos da doença por ano.


    A identificação precoce dos pacientes com ELA é fundamental para oferecer um tratamento adequado, pois, os propósitos da terapia nutricional vão além de suprir as necessidades nutricionais do paciente. O nutricionista, primeiramente, deve estabelecer uma relação de parceria e confiança com o paciente, pois contribuirá com as práticas de cuidado básico que ele necessita diariamente. Entre os principais objetivos dessa terapia nutricional estão minimizar o catabolismo proteico e garantir a alimentação oral do paciente da melhor maneira e pelo máximo de tempo possível. 


    Além disso, o tratamento nutricional de um paciente com ELA também envolve o cuidado com o seu aspecto psicológico. É importante que o nutricionista estimule no paciente, através da alimentação, sua vontade de continuar vivendo, mostrando a ele a importância de se aproveitar o presente, e, assim, dar a ele forças para continuar lutando contra a doença, um dia de cada vez. 

 

    Gostou do assunto? Esse é apenas um dos muitos temas abordados na Pós-Graduação em Nutrição Clínica em Patologias. Ainda, a pós é na modalidade EAD, sendo acessível para interessados do Brasil inteiro. Vem se qualificar na Faculdade iPGS!

 



Deixe seu comentário
Comentários
Esta publicação ainda não possui comentários