BELEZA DE DENTRO PRA FORA: NUTRICOSMÉTICOS
31/07/2018 | Colunista: Camile Cecconi Cechinel Zanchett | Categoria: Nutrição
BELEZA DE DENTRO PRA FORA: NUTRICOSMÉTICOS

O mercado cosmético é um dos que mais cresce no mundo, e a população de forma geral tem se preocupado cada vez mais com sua saúde e a forma em que ela impacta esteticamente. O ritmo agitado e estressante dos dias atuais e alterações dos hábitos diários acabam afetando nossa saúde e consequentemente, nossa aparência.  

     Podemos observar o impacto dessas mudanças no aumento de pessoas com queda de cabelo, unhas quebradiças e envelhecimento precoce, os quais ocorrer devido à oxidação provocada pelos radicais livres.

Como resposta a esse crescente interesse e preocupação com a estética, surgiram os nutricosméticos, chamados de “pílulas da beleza”, que promovem a melhora da aparência, tendo como grande diferencial o fato de serem ingeridos em forma de cápsulas, comprimidos, líquidos ou tabletes. Esse conceito faz parte de uma visão moderna de beleza, sendo um mercado com projeções para até 2024 alcançar a marca de US$7,5 bilhões.

São constituídos por componentes antioxidantes, extratos de plantas, compostos bioativos, carotenoides, ácidos graxos essenciais, aminoácidos, vitaminas e minerais que proporcionam benefícios à pele, cabelos e unhas, com ação antirrugas, anticelulite, antienvelhecimento, clareadora da pele, fotoprotetora, além de antiqueda, e com intuito de fortalecer e nutrir cabelos e unhas.

Todas essas substâncias são importantes no combate aos radicais livres, porém, é importante ressaltar que os nutricosméticos devem ser utilizados de forma complementar a mudanças nos hábitos de vida, como alimentação equilibrada, prática de atividade física, consumo adequado de água e cuidados com a pele por meio de produtos cosméticos.

 

Referências:


ANUNCIATO, T. P.; ROCHA FILHO, P. A. Carotenoids and polyphenols in nutricosmetics, nutraceuticals, and cosmeceuticals. J Cosmet Dermatol., v. 11, n. 1, p. 51-54, 2012.

 

CHAPANSKI, C.; SANTOS, K. C. Nutricosméticos: uma estratégia contra os danos cutâneos causados pelo estresse oxidativo. Monografia (Trabalho de conclusão de curso), Curso Superior em Tecnologia em Estética e Cosmética, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná, 2017.

GLOBAL INDUSTRY ANALYSTS. 2017. Increasing emphasis on oral supplements for maintaining and enhencing  physical appearance to drive growth in the nutricosmetics market. Disponível em: http://www.strategyr.com/MarketResearch/Nutricosmetics_Market_Trends.asp

RUIZ, B. F. N.; CARREIRA, C. M.; PALMA, G. H. D.; GONÇALVES, V. F.; RUIZ, K. F., LONNI A. A. S. G. Nutricosméticos: um conceito inovador. Visão Acadêmica, v. 15, n. 2, 2014.

SOUSA JÚNIOR, P. M.; CAVALCANTE, A. K. G.; PESSOA, C. V. O benefício do uso de nutricosméticos em tratamentos estéticos. Mostra científica de Farmácia, v. 4, n. 2, 2017.

 



Deixe seu comentário
Comentários
Esta publicação ainda não possui comentários