A SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL NA DIETA VEGETARIANA
26/04/2019 | Colunista: iPGS | Categoria: Nutrição
A SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL NA DIETA VEGETARIANA
Muito se discute acerca da necessidade de fazer suplementação nutricional para os adeptos do Vegetarianismo. Mas será que é sempre necessário?


    Uma dúvida muito comum entre os entusiastas do Vegetarianismo é: em uma conduta nutricional vegetariana, a suplementação nutricional é sempre necessária? 
E a resposta é: não necessariamente!

    O critério para o uso de suplementação nutricional é o mesmo para vegetarianos e qualquer outra pessoa, independentemente do tipo de dieta adotadaA suplementação nutricional pode ser uma estratégia para pacientes que apresentam algum déficit nutricional, o que não acontece apenas por ele ser vegetariano. Uma alimentação mal planejada e pouco equilibrada, por exemplo, também pode resultar nesse quadro. 

    Para determinar o estado nutricional e identificar possíveis desequilíbrios nutricionais no paciente, deve-se realizar uma avaliação nutricional completa. A partir da avaliação, caberá ao nutricionista planejar a melhor solução, que poderá incluir o uso de suplementação alimentar, se for necessário.


    Outra questão discutida com frequência é de que vegetarianos desenvolvem deficiências de ferro ou vitamina B12 com maior facilidade. Sobre isso, é importante lembrar que esta questão faz parte de um problema de saúde pública mais abrangente. Toda a população mundial, de maneira geral, vem apresentando quadros deficitários de nutrientes, pois nossos hábitos alimentares estão cada vez menos saudáveis. 


    Assim sendo, o indivíduo que decidir por adotar a alimentação vegetariana possui todas as ferramentas para manter vida saudável e equilibrada, sem a necessidade do uso de suplementação alimentar. Essa só deverá ser utilizada após o nutricionista realizar uma avaliação do estado nutricional do paciente e, a partir daí, verificar que essa é a melhor solução. A adequação do estado nutricional depende de todo o comportamento alimentar do paciente, seja ele vegetariano ou não.


    Caso você queira se aprofundar ainda mais nesse assunto, a Faculdade iPGS oferece uma pós-graduação em Vegetarianismo e Gastronomia, além de ter um curso de educação continuada EAD que também trata desse tema. Se você tiver mais alguma dúvida, deixa nos comentários que a gente responde rapidinho :)



Deixe seu comentário
Comentários
Esta publicação ainda não possui comentários