A ABORDAGEM COMPORTAMENTAL NA NUTRIÇÃO
26/04/2019 | Colunista: iPGS | Categoria: Saúde
A ABORDAGEM COMPORTAMENTAL NA NUTRIÇÃO
Veja o impacto da Abordagem Comportamental na mudança da conduta alimentar.


    Vamos conversar sobre Abordagem Comportamental na Nutrição?


    A Abordagem Comportamental aplica os conceitos estudados no Comportamento Alimentar, a fim de fazer uma mudança efetiva na conduta alimentar dos pacientes. Portanto, enquanto o Comportamento Alimentar investiga a relação da nossa mente com a nossa alimentação, e como isso impacta nossos hábitos alimentares, a Abordagem Comportamental tem como objetivo a utilização desses conceitos para mudar efetivamente a mentalidade do paciente em relação à comida.


    Esse método prega que os indivíduos parem de enxergar a alimentação como inimiga, deixando de ter uma relação de obsessão e culpa com os alimentos, e passem a se alimentar com prazer e satisfação. Portanto, a abordagem comportamental vai na contramão do uso de dietas restritivas, onde o paciente é obrigado a parar de consumir totalmente algum macronutriente, o que cria um desiquilíbrio nutricional nosso corpo.


    Esse desiquilíbrio pode gerar graves consequências aos pacientes, como o desenvolvimento de sérios distúrbios alimentares, incluindo bulimia e anorexia. Esses dois transtornos são frutos diretos de uma relação problemática entre a mente e a alimentação do paciente, exemplificando porque a mudança comportamental é tão importante.


    Assim, a chave para uma alteração efetiva dos hábitos alimentares, e consequentemente, na saúde do paciente, está na mudança da sua mentalidade, afinal, mente sã, corpo são, não é mesmo? É justamente isso que prega a Abordagem Comportamental na Nutrição!

 

    Quer saber mais sobre o tema?


    Além da nossa pós-graduação em Comportamento Alimentar, a Faculdade iPGS também está promovendo um Workshop EAD sobre esse tema. Lembrando também que este é apenas um dos cursos novos de educação continuada que o iPGS está oferecendo neste ano. Para ver as outras novidades, dá uma olhada aqui


    Obrigado pela leitura!



Deixe seu comentário
Comentários
Esta publicação ainda não possui comentários