Tratamentos estéticos no Brasil: Vaidade associada ao aumento da autoestima, bem-estar e saúde

O brasileiro é vaidoso e não mede esforços para cuidar da sua imagem, motivo que leva o Brasil ao quarto lugar no mercado da beleza e cuidados pessoais do mundo.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, o Brasil teve um crescimento de 5,7% do setor de beleza, no primeiro quadrimestre de 2021.

Por isso, hoje o texto do blog é sobre tratamentos estéticos no Brasil. Vamos falar sobre algumas modalidades, importância das atividades e oportunidades crescentes na área.

Confira o texto completo abaixo!

 

Sumário

Estética facial, corporal e capilar

Estética Íntima

Nutracêuticos e Estética

Crescimento dos tratamentos estéticos

Tratamentos em alta

Oportunidades mercado Estética no Brasil

Novidades da área

Referências

 

Estética facial, corporal e capilar

A estética facial é uma combinação entre o equilíbrio e a harmonia da face e de suas ações, associações de técnicas para melhora da textura e cor da pele, melhora da flacidez e rugas e reposição da perda de volume facial.

Já a estética corporal engloba uma série de procedimentos que tem como objetivo tratar áreas do corpo que geram qualquer incômodo estético no paciente. Um conjunto de tratamentos para melhorar a aparência da pele, combater gordura localizada, celulite, flacidez muscular e qualquer incômodo estético.

Por sua vez, a estética capilar é o conjunto de procedimentos que estão relacionados a saúde e a boa aparência do couro cabeludo e dos fios. Envolve técnicas em tricologia, capilar, tratamento das patologias dos fios e do couro cabeludo como queda, dermatite seborreica e alopecia androgenética.

 

Estética Íntima

A Estética Íntima é uma área que atua na melhora da aparência da região genital, com técnicas não invasivas e minimamente invasivas. Os tratamentos são unissex, mas o público feminino é o principal foco e aquele que mais se beneficia com os resultados.

O intuito dos tratamentos para essa região é de corrigir pequenas disfunções causadas pelo envelhecimento como lipoatrofia e flacidez de pele vulvar, excesso de gordura localizada em monte pubiano e hipercromia em região de virilha.

 

Nutracêuticos e Estética

Nutracêuticos são compostos alimentares que atuam como suplemento nutricional, podendo ser consumidos por diversos fatores e trazendo inúmeros benefícios aos usuários. Eles são formados por concentrações de nutrientes e vitaminas de diferentes substâncias, como alimentos ou plantas medicinais, por exemplo, em quantidades maiores do que na substância original, para maximizar o seu benefício.

Esses compostos agregam diferentes benefícios ao cotidiano de seus usuários. Dentre alguns benefícios, os nutracêuticos contribuem para uma melhor disposição, recuperação física, prevenção de doenças, melhor funcionamento do metabolismo, cuidado para a pele e cabelos, e muito mais. Por isso, seu uso vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, seja para fins medicinais, esportivos ou estéticos.

 

Crescimento dos tratamentos estéticos

Houve um aumento na procura de tratamentos estéticos nos últimos anos, principalmente após o impacto da pandemia. Na busca de resgatar a autoestima abalada nos últimos anos pelo isolamento social, mudança no estilo de vida, alimentação, atividade física e uso de máscaras, essa demanda disparou no Brasil e no mundo.

Quanto maior a vontade de investir na sua beleza e autoestima, maior a procura pela realização de procedimentos e aumento no consumo de cosméticos.

A valorização dos elementos estéticos passou a ser mais relevante, e afetou o comportamento dos indivíduos em relação a sua beleza.

No caminho do autoconceito a aparência física é parte importante e a literatura mostra quatro tipos:

• O eu real (o que a pessoa é);

• A autoimagem (como a pessoa se vê);

• O eu ideal (como a pessoa gostaria de ser);

• O eu social (como a pessoa acredita que os outros a veem).

 

Tratamentos em alta

Os tratamentos estéticos minimamente invasivos há anos vêm ganhando destaque entre pacientes e profissionais da área estética.

São muito procurados atualmente, principalmente por não alterar drasticamente a rotina de trabalho, ter poucos efeitos colaterais e resultados excelentes, próximo dos obtidos com procedimentos cirúrgicos.

O custo também são muitas vezes menor quando comparados a uma cirurgia plástica.

Nesse contexto observa-se que procedimentos mais procurados são: faciais para tratamentos de manchas, rugas, flacidez, acne e cicatrizes de acne; corporais para redução de gordura localizada, celulite, estrias e flacidez de pele.

Na estética básica, temos procedimentos não invasivos com tempo de recuperação da pele curto e sem a necessidade de maiores cuidados e os tratamentos minimamente invasivos, estética avançada onde há necessidade de maiores cuidados e em alguns poucos casos afastamento das atividades.

A tendência é que cada vez mais pessoas busquem por procedimentos estéticos, beleza muitas vezes significa se posicionar melhor na vida profissional, ter sucesso na vida pessoal e com a autoestima valorizada as pessoas tendem a se relacionar melhor em sociedade.

 

Oportunidades mercado Estética no Brasil

Há uma alta demanda por serviços estéticos e cosméticos no Brasil. O profissional dessa área pode trabalhar em centros estéticos, salões de beleza, SPA’s, clínicas de estética, academias e hotéis, entre outros.

A rotina de trabalho nessa profissão depende muito da área de atuação, mas certamente contará com muitas horas de trabalho por dia; a profissão exige, além de muito conhecimento, atualizações constantes, carisma, empatia, amor e vontade de cuidar do próximo.

Há também a possibilidade de empreender. Profissionais autônomos, que abrem o próprio negócio, porém, precisam ter poder de liderança, muito conhecimento e auxílio em relação à administração, contabilidade e marketing.

 

Todas as novidades na área

A Faculdade iPGS lançou recente a publicação mais atualizada do mercado de estética do país: O Guia das Melhores Áreas de Estética de 2022.

No guia, você encontra as informações completas e detalhadas de todas as principais atividades relacionadas a esse setor atualmente.

Confira o conteúdo de forma gratuita no seguinte link!

 

Referências

• https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/tratamentos-esteticos-conheca-os-5-principais-do-brasil,ed8f1114ef6e48e8b3c5745e742be1a9swm6t6yb.html

• STREHLAU, Vivian Iara; CLARO, Danny Pimentel; LABAN NETO, Silvio Abrahão. A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória. Revista de Administração (São Paulo), v. 50, p. 73-88, 2015.