Saiba mais sobre o ovo e suas propriedades nutritivas

O ovo é um alimento que há muito tempo já é envolvido em polêmica.

Hoje, o alimento será o tema do post do nosso blog!

No texto, vamos comentar sobre algumas de suas propriedades positivas à saúde.

Além disso, vamos ampliar o debate sobre outros mitos que rondam o assunto, como o limite de quantos ovos podem ser consumidos por dia, ou os benefícios de consumir ovos em diferentes períodos do dia.

Acompanhe o texto completo abaixo!

 

Sumário

Ovo e alimentos funcionais

Tabela nutricional do ovo

Principais benefícios do consumo do ovo

Benefícios de consumir o ovo pela manhã

Quantos ovos posso comer por dia?

Pós-Graduação em Nutrição Funcional

FAQ: as pessoas também perguntam

 

Ovo e Alimentos Funcionais

Antes de falarmos sobre só do ovo, vamos saber um pouco mais sobre Nutrição Funcional e alimentos funcionais.

O corpo humano necessita de certos micronutrientes para o seu funcionamento adequado, e essas vitaminas e minerais são cruciais para as funções fisiológicas básicas, como o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento.

Desse modo, alguns alimentos são especiais para a Nutrição nesse aspecto: os alimentos funcionais.

O alimento funcional é aquele que possui compostos que atuam na prevenção de doenças e na melhoria da saúde humana.

Ou seja, são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde, além de agregar as suas funções nutricionais básicas, sendo compostos por vitaminas, minerais, carboidratos, e proteínas.

Existem muitos exemplos de alimentos funcionais, de distintos grupos alimentares e, assim, com diferentes propriedades benéficas à saúde.

E o ovo também é um alimento funcional, em razão dos benefícios que possui, como veremos a seguir.

 

Tabela nutricional do ovo

Sendo um alimento funcional, o ovo possui valor nutricional alto, com muitas propriedades benéficas à saúde das pessoas que o consomem.

O alimento, por exemplo, é rico em proteínas, como muitas pessoas no Brasil já sabem, associando o consumo do ovo com a prática de esportes físicos.

Isso ocorre pois um dos benefícios que o consumo do ovo proporciona é o aumento da massa muscular.

O ovo também é rico em vitaminas, como as vitaminas A, D E e do complexo B.

Mas os nutrientes que fazem bem ao organismo e que estão presentes no alimento vão ainda mais além. Veja outras propriedades presentes no ovo abaixo:

• Cálcio;

• Zinco;

• Fósforo;

• Ferro;

• Vitaminas A, D, E e do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12);

• Aminoácidos;

• Biotina;

• Potássio;

 

Confira também uma tabela nutricional do ovo um pouco mais detalhada abaixo:

(Referência: https://www.conquistesuavida.com.br/ingrediente/ovo_i542670/1)

 

Principais benefícios do consumo do ovo

Como observamos há pouco, o ovo é recheado de propriedades benéficas a quem o consome.

Assim, naturalmente, seu consumo causa diversos efeitos positivos à saúde e ao funcionamento do organismo.

Destacamos seis destes principais benefícios abaixo:

- Aumento da massa muscular, em razão das proteínas e das vitaminas do complexo B;

- Prevenção de doenças e melhora da atividade do sistema imunológico, em razão da presença das vitaminas, antioxidantes, de aminoácidos e outros minerais;

- Diminuição da absorção de colesterol, em razão da presença da lecitina;

- Enfrentamento à anemia, em razão do ferro e do ácido fólico;

- Ajuda na saúde dos olhos, em razão da presença da luteína e da zeaxantina;

- Fortalece os ossos, em razão da presença do fósforo, do cálcio e da vitamina D;

 

Benefícios de consumir o ovo pela manhã

Virou clichê dizer que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.

Todas as refeições são importantes, mas o café da manhã tem também uma importância especial, pois é a primeira refeição que fazemos no dia todo.

Como vimos anteriormente, o ovo é um alimento que possui diversos benefícios à saúde e ao funcionamento do organismo humano.

Assim, alguns desses benefícios se destacam ainda mais quando o ovo é consumido pela manhã.

Um dos benefícios de consumir ovos pela manhã é a sensação de saciedade que o ovo passa. Isso ocorre em razão da menor variação de glicose e insulina no sangue, reduzindo o efeito da grelina, que é o hormônio da fome.

Como observado anteriormente, o ovo é rico em proteínas. Por isso, além de produzir aumento da massa muscular, também estimula o funcionamento do metabolismo desde o início do dia.

Essa lógica também se aplica ao cérebro. O ovo também possui fosfatidilcolina e esfingomielina, que favorecem a atividade entre os nervos e os músculos, que também fortalece o funcionamento do sistema nervoso.

 

Quantos ovos posso comer por dia?

Justamente em razão da associação do consumo de ovos com o aumento da massa muscular, seu consumo é muito popular entre pessoas que praticam atividades físicas.

Dessa forma, também é comum observarmos até certos exageros, como pessoas afirmando que comem cerca de 30 ovos por dia, e às vezes até mais.

Apesar dos benefícios que listamos anteriormente, tudo que é consumido em exagero faz mal.

Assim, o consumo em demasia do ovo pode até favorecer o ganho de massa muscular, mas pode gerar contrapartidas, como o aumento do colesterol, por exemplo.

Apesar de muitas pesquisas e estudos realizados com esse tema, não existe um número exatamente definido para o consumo ideal diário de ovos.

Contudo, muitos especialistas indicam comer até um ovo inteiro por dia.

O principal é fazer um consumo equilibrado do alimento, integrado a uma dieta rica e adequada à pessoa.

Lembrando também que o ovo pode ser preparado de diversas maneiras.

Assim, a forma de preparo para o consumo também acarreta diferenças nos efeitos que o ovo causa.

O ovo frito, por se tratar de uma fritura, traz mais impactos à saúde do que o consumo do ovo cozido, por exemplo, assim como em qualquer alimento.

 

Pós-Graduação em Nutrição Funcional

Se você deseja conhecer mais sobre alimentos que possuem benefícios à saúde, é possível aprofundar o seu estudo em Nutrição Funcional.

A Faculdade iPGS possui um curso inteiramente dedicado ao tema, a especialização em Nutrição Clínica Funcional.

O curso tem duração de 12 meses, é certificado pelo MEC, e como é realizado na modalidade remota, assim que você finalizar sua inscrição já pode iniciar seu estudo.

Para conferir todas as informações completas, basta acessar este link.

 

FAQ: as pessoas também perguntam

O que são alimentos funcionais?

Alimentos que possuem propriedades extra benéficas à saúde das pessoas.

Quais alimentos funcionais são mais indicados para o consumo?

Existem alimentos funcionais em todos os grupos alimentares. Além disso, a alimentação de cada um é sempre muito pessoal, dependendo das características biológicas e fisiológicas de todos. Por isso, o mais indicado é sempre buscar orientação de nutricionistas profissionais.

Existe um limite de ovos que eu posso comer por dia?

O consumo exagerado de qualquer alimento pode causar um desequilíbrio.

Especialistas indicam o consumo de até um ovo inteiro por dia.

Comer ovo emagrece?

O ovo possui diversas propriedades positivas à saúde, incluindo o fortalecimento muscular, além de também favorecer a sensação de saciedade, o que ajuda no emagrecimento.

Qual a duração da especialização em Nutrição Clínica Funcional?

12 meses.