O que é Nutrição?

Você sabe o que é Nutrição?

Muita gente ainda tem essa dúvida, por isso hoje vamos te ajudar a entender mais desse tema.

Falaremos sobre o conceito de Nutrição, a importância de seu estudo, perspectivas de carreira e possibilidades de especialização em diferentes áreas.

Pronto para aprender mais sobre a nossa amada Nutrição?

Confira o post completo abaixo!

 

Sumário

O que é Nutrição?

Importância da área

Carreira e mercado

Áreas de Especialização

FAQ

 

O que é Nutrição?

A Nutrição é uma ciência que estuda principalmente as relações entre os alimentos e os nutrientes consumidos pelo ser humano e suas consequências para a saúde.

A partir da segunda metade do século XVII e ao longo do século XIX, começaram a se aprofundar os estudos relacionados à utilização da energia proveniente dos alimentos. Após, a partir do século XX, iniciou-se a era do estudo biológico dos alimentos, da interação dos nutrientes destes com a promoção da saúde.

Assim, a Nutrição é a atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos, buscando soluções para promover a saúde a partir da alimentação e seu melhor aproveitamento.

Para quem segue essa carreira, é uma profissão que tem tudo a ver com saúde, qualidade de vida e consciência a respeito daquilo que a gente come.

O nutricionista tem a importante missão de difundir hábitos como o consumo de alimentos mais naturais, menos industrializados, criando assim um impacto positivo na vida de seus pacientes e da população como um todo.

 

Importância da área

Além de representar a área de estudo, a Nutrição é o ato de nutrir, sendo este um processo biológico que utiliza o alimento como fonte de energia para que seja possível realizarmos as nossas funções vitais.

Isso significa que, quando comemos, transformamos o alimento e absorvemos os seus nutrientes para ajudar no crescimento, desenvolvimento e no bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Além de literalmente alimentar o corpo, a nutrição também é responsável pela saúde física geral. Uma má alimentação pode ocasionar uma série de prejuízos, podendo até trazer como consequência algumas patologias.

Da mesma forma, uma boa alimentação pode ajudar a tratar determinados problemas que nosso organismo venha a desenvolver.

A saúde mental também é diretamente afetada pela nutrição. Alguns nutrientes e métodos de atendimento são importantes para manter o equilíbrio, auxiliando em qualidade de vida no tratamento dos transtornos e distúrbios.

No esporte, a Nutrição é responsável por otimizar a performance, tirando dos alimentos o melhor que eles podem nos oferecer. Seja para um praticante de atividade física que tem o hábito de se exercitar para manter a saúde, ou principalmente para atletas profissionais.

 

Carreira e mercado

O curso de Nutrição tem quatro anos de duração na graduação, sendo disponibilizado em centenas de instituições de ensino superior públicas e particulares no Brasil inteiro.

A grade de estudos do curso traz disciplinas das áreas de Saúde, Biologia, Exatas e Humanas. Além disso, há uma boa quantidade de aulas práticas em laboratórios e cozinhas industriais. E também jeitos criativos de estudar!

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, não é uma graduação que forma cozinheiros e chefs de cozinha, pois não é um curso de Gastronomia. O estudante de Nutrição até tem aulas de culinária, mas a ideia é analisar as propriedades dos alimentos e entender a melhor forma de prepará-los.

O trabalho do nutricionista reside em boa parte na orientação a pacientes de uma alimentação adequada, a fim de manter o organismo em equilíbrio e saudável. Este trabalho pode ser desenvolvido em consultórios, clínicas e hospitais.

Além disso, nutricionistas podem trabalhar como consultores de esportistas profissionais, e dando orientações em academias, clubes esportivos e recreativos, escolas, hotéis, restaurantes, laboratórios e muito mais.

Muitos graduados em Nutrição também acabam posteriormente se dedicando à pesquisa e à docência.

 

Áreas de Especialização

Após a graduação, é muito comum que os nutricionistas continuem seus estudos a nível de pós-graduação, com cursos de especialização e mestrados.

Com o mercado cada vez mais concorrido, quanto mais especializado e capacitado for o profissional, mais poderá se destacar e conquistar espaço.

Em maio de 2021, foi publicada a Resolução CFN nº 689, que define as 34 especialidades da profissão. Assim estão reconhecidas pelo Sistema CFN/CRN as seguintes áreas, com finalidade acadêmica e/ou profissional:

Educação Alimentar e Nutricional;

Gestão de Políticas Públicas e Programas em Alimentação e Nutrição;

Nutrição Clínica;

Nutrição Clínica em Cardiologia;

Nutrição Clínica em Cuidados Paliativos;

Nutrição Clínica em Endocrinologia e Metabologia;

Nutrição Clínica em Gastroenterologia;

Nutrição Clínica em Gerontologia;

Nutrição Clínica em Nefrologia;

Nutrição Clínica em Oncologia;

Nutrição Clínica em Terapia Intensiva;

Nutrição de Precisão;

Nutrição e Alimentos funcionais;

Nutrição e Fitoterapia;

Nutrição em Alimentação Coletiva;

Nutrição em Alimentação Coletiva Hospitalar;

Nutrição em Alimentação Escolar;

Nutrição em Atenção Primária e Saúde da Família e Comunidade;

Nutrição em Esportes e Exercício Físico;

Nutrição em Estética;

Nutrição em Marketing;

Nutrição em Saúde Coletiva;

Nutrição em Saúde da Mulher;

Nutrição em Saúde de Povos e Comunidades Tradicionais;

Nutrição em Saúde Indígena;

Nutrição em Saúde Mental;

Nutrição em Transtornos Alimentares;

Nutrição em Vegetarianismo e Veganismo;

Nutrição Materno-Infantil;

Nutrição na Produção de Refeições Comerciais;

Nutrição na Produção e Tecnologia de Alimentos e Bebidas;

Qualidade e Segurança dos Alimentos;

Segurança Alimentar e Nutricional; e

Terapia de Nutrição Parenteral e Enteral.

Na Faculdade iPGS temos dezenas de cursos de especialização para todos os nutricionistas, abordando as principais áreas de atuação da profissão. Confira o catálogo completo aqui.

 

FAQ

Quantos anos dura a graduação em Nutrição? 4 anos.

Quantas áreas de especialidade existem na profissão? 34, conforme estabelecido pelo CFN.

Qual a importância de se especializar posteriormente à graduação? Aprofundar a sua qualidade de atuação e ganhar mais espaço no mercado de trabalho.