A Nutrição e sua relação com a Acne

A acne é um problema muito recorrente em grande parte da população. Enquanto na maioria das pessoas não representa uma grande questão, em alguns realmente persiste e incomoda.

Por isso, o post de hoje do nosso blog é sobre esse assunto. Vamos falar um pouco mais sobre esse tema, e também sobre sua relação com a alimentação.

Confira o texto completo abaixo!

 

Sumário

O que é Acne?

Fatores de causa

Acne e Nutrição

Alimentos e nutrientes que ajudam na prevenção

Nutrição em Estética

FAQ

 

O que é Acne?

Muito comum de ocorrer, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem na pele devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Frequente na fase da adolescência, também é comum seu surgimento em adultos.

A acne aparece com maior frequência no rosto, no peito e nas costas, onde o número de glândulas sebáceas é maior.

Além do incômodo das lesões, como na adolescência a aparência é um fator importante, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico.

Assim, isso pode tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências para o resto da vida.

Por isso esse problema, principalmente quando persistente, deve ser levado a sério.

 

Fatores de causa

A acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos.

Os poros da pele ficam cheios deste material, formando os cravos. Estes podem romper-se, liberando o material de seu interior na pele, gerando as espinhas.

Hoje já se conhece alguns fatores que causam a acne. Há o aumento da produção de sebo, liberação de mediadores inflamatórios na pele e a hiperqueratose (espessamento da camada mais superficial da epiderme), por exemplo.

Outros fatores que contribuem são: psicológicos, predisposição genética, hábitos alimentares e comportamentais, e distúrbios hormonais e imunológicos.

Além disso, a má alimentação também é um fator contribuinte para o agravamento desse problema, e também existem terapias nutricionais para ajudar na questão, como veremos mais a seguir.

 

Acne e Nutrição

O indicado é retirar do cardápio os nutrientes que agravam o quadro clínico.

Alimentos com alto índice glicêmicos são os mais prejudiciais à aparência da pele. Ao ingerir em excesso doces, tortas, balas e bolos, por exemplo, o indivíduo estará contribuindo para a elevação dos níveis de açúcares no sangue.

Tais alimentos são pobres em fibras e nutrientes e podem provocar rugas e flacidez na pele.

Assim, acredita-se que a carga glicêmica (CG) e o índice glicêmico (IG) da dieta tenham participação na patogenicidade da acne.

Dietas baseadas em alimentos com alto IG causam hiperinsulinemia, estimulando a maior produção de sebo (papel fundamental na acne).

Além disso, o surgimento de acne também parece estar relacionado ao consumo de leite, principalmente da sua forma desnatada.

Acredita-se que isso acontece durante a produção do leite, onde ocorreria uma modificação na bioatividade das moléculas, além de acreditar-se que o equilíbrio hormonal esteja prejudicado nesta forma do leite.

Ainda, existe evidência de correlação positiva entre acne e o consumo de produtos instantâneos de café da manhã e queijo cottage, por exemplo.

 

Alimentos e nutrientes que ajudam na prevenção

Peixes - Ricos em Ômega 3, contém muitos nutrientes e são mais benéficos à saúde, sendo contribuidores para a redução de doenças cardíacas, nível de colesterol ruim (LDL) no sangue e triglicerídeos.

Por possuírem grandes quantidades de minerais em sua composição, os peixes, principalmente de água fria, têm ação anti-inflamatória que ajuda na diminuição de acne.

Frutas e verduras amareladas - São ricas em substâncias que ajudam a manter a pele sempre rejuvenescida e limpa. O betacaroteno encontrado em sua composição atua combatendo os processos inflamatórios.

Além disso, são ricos em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e potássio que atuam como antioxidantes do corpo.

São elas: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja, pêssego, entre outros.

Fibras - Sabe-se que o consumo de quantidades adequadas de fibras e uma dieta de baixa CG melhoram as condições da pele que já possui acne.

Ácidos graxos - A razão de ômega-6 para ômega-3 é um dos fatores que modulam o mecanismo da inflamação. Como falado, o ômega-3 tem a capacidade de diminuir os níveis de IGF-1, o que sugere que tenha um efeito benéfico no tratamento da acne.

Antioxidantes - Os efeitos do estresse oxidativo no surgimento de acne com efeitos antioxidantes ou suplementos com oxidantes são muito úteis no tratamento da acne.

Já está comprovada a possibilidade da suplementação de selênio seja boa para o tratamento, enquanto que outro mostrou a eficácia da suplementação de selênio e vitamina E.

Zinco - o zinco é essencial para o desenvolvimento e funcionamento da pele. Ele é considerado um bacteriostático contra a acne, ou seja, impede a sua proliferação. Além disso, reduz a produção de citocinas pró-inflamatórias – fator de necrose tumoral α (TNF- α).

Já foi mostrado que muitos pacientes com acne são deficientes de zinco e que a sua suplementação apresentou melhora do quadro, porém é preciso ter cuidado com essa suplementação devido aos seus efeitos colaterais.

Vitamina A - Existe evidência de que a suplementação dessa vitamina é efetiva no tratamento da acne.

Água - A hidratação do corpo ajuda a eliminar toxinas e impurezas presentes no organismo. Além disso, o líquido deixa a pele mais viçosa e rejuvenescida, contribuindo para a formação e renovação de colágeno na pele, pois eles dependem de água para um bom funcionamento.

 

Nutrição em Estética

Quer estudar mais sobre Nutrição e Estética?

A Faculdade iPGS é o lugar certo para você! Oferecemos um curso de Especialização inteiramente dedicado à Nutrição Clínica e Estética.

Ainda, há opções mais rápidas e específicas de aprendizado, possibilitadas pelos Cursos Livres em Suplementos nos Tratamentos Estéticos e Envelhecimento Saudável.

Visite as páginas dos cursos e saiba mais!

 

FAQ

O que é acne?

É o nome dado a espinhas e cravos que surgem na pele devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Como a acne surge?

Com o aumento da produção de sebo, além de aspectos psicológicos, predisposição genética e distúrbios hormonais e imunológicos.

A nutrição também tem influência na acne?

Sim, tanto no seu maior surgimento quanto na sua própria prevenção.

Qual é a principal área de especialização para tratar da acne?

A Nutrição Clínica e Estética.