Nutrição Clínica Funcional: Conheça frutas benéficas à saúde

No post de hoje, vamos falar sobre os benefícios à saúde propiciados pelo consumo de frutas.

No texto, você vai descobrir quatro das frutas mais indicadas para adicionar ao seu cardápio em razão de suas propriedades benéficas.

Além disso, vamos também comentar um pouco sobre Nutrição Funcional e alimentos funcionais, destacando sua importância para manter uma dieta adequada.

Então, chega de esperar, pegue o seu bloquinho de notas e não perca mais tempo: confira o post completo abaixo!

 

Sumário

Nutrição Funcional e alimentos funcionais

4 frutas com benefícios à saúde:
· Abacate
· Melancia
· Abacaxi
· Kiwi

Frutas vermelhas

Outras frutas que você deve consumir

Estudo da Nutrição Funcional

 

O que é Nutrição Funcional e quais são os Alimentos Funcionais

Antes de falarmos sobre as frutas especificamente, vamos saber um pouco mais sobre Nutrição Funcional e alimentos funcionais.

O corpo humano necessita de certos micronutrientes para o seu funcionamento adequado, e essas vitaminas e minerais são cruciais para as funções fisiológicas básicas, como o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento.

Para o nutricionista ter mais autoridade e saber como tratar deficiências em um ou mais micronutrientes que possam levar a impactos prejudiciais à saúde e a doenças crônicas, a Nutrição Funcional se faz cada vez mais presente para um tratamento eficaz.

Quando a Nutrição Funcional de alta qualidade é aplicada de forma consistente, pode prevenir futuras doenças crônicas, melhorar a cognição em pessoas com demência, além de melhorar o estado geral de saúde dos pacientes, entre outros diversos benefícios.

E a base da Nutrição Funcional é formada pelos chamados alimentos funcionais.

O alimento funcional é aquele que possui compostos que atuam na prevenção de doenças e na melhoria da saúde humana.

Ou seja, são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde, além de agregar as suas funções nutricionais básicas, sendo compostos por vitaminas, minerais, carboidratos, e proteínas.

Existem muitos exemplos de alimentos funcionais, de distintos grupos alimentares e, assim, com diferentes propriedades benéficas à saúde. Um desses grupos principais, que é o que estamos destacando hoje aqui, é justamente o das frutas.

 

4 Frutas com benefícios à saúde

Confira as quatro frutas em destaque a seguir:

 

1. Abacate

Para começar essa lista, nada melhor do que citar uma das frutas mais conhecidas e recomendadas quando o tema é dieta, perder peso ou emagrecer.

Em síntese, o abacate é uma fruta pouco calórica, rico em gorduras boas e nutrientes essenciais.

Justamente por isso, pode auxiliar na saúde do coração e até melhorar o controle do colesterol.

Mas não é só isso.

O abacate também é rico em fibras.

Dessa forma, seu consumo melhora o fluxo intestinal, além de transmitir também a sensação de saciedade, fazendo com que quem o consome demore mais para voltar a sentir fome.

Contudo, é preciso fazer uma ressalva. Muitas pessoas acabam consumindo o abacate com outros ingredientes, como o leite ou açúcar.

Sendo assim, a dica de ouro é comer a fruta pura, em torno de um quarto por dia.

Uma outra opção é fazer uma “guacamole” saudável.

Para isso, você pode picar cubos da fruta madura, adicionar suco de limão, pimenta-do-reino e dedo de moça (opcional) e tomate em cubos.

Depois, é só misturar bem e consumir pequenas porções no café da manhã, tarde ou em meio as suas refeições do dia.

 

2. Melancia

Chegando à segunda posição desse post, a melancia não poderia ficar de fora.

Em resumo, muitas pessoas esquecem da melancia por ela ser doce, o que pode passar a sensação de açúcar entrando no corpo.

Entretanto, a grande realidade é que a melancia é formada basicamente por água.

Não à toa, é a fruta mais indicada para consumo no verão, e também para os dias mais secos e quentes, já que melhora a hidratação do corpo.

Uma outra vantagem desta fruta é que a melancia possui um aminoácido que melhora o relaxamento dos vasos.

Logo, seu consumo reduz a retenção de líquido, inchaço, melhora a circulação e evita que a linfa fique presa no corpo.

Os cursos online de culinária dos nossos parceiros d’A Nossa Escola apostam em diversas opções de como consumir a fruta.

Porém, a recomendação principal é optar por ela natural mesmo, picada.

Outra opção muito indicada para consumir a fruta é preparar um suco natural.

 

3. Abacaxi

O abacaxi é outra frutas que carrega consigo muitas propriedades benéficas à saúde de seus consumidores.

Entre as grandes vantagens deste alimento, está o seu efeito diurético, que aumenta a queima calórica, reduz o inchaço do corpo e também a retenção de líquidos.

Ao mesmo tempo, causa a sensação de saciedade e também evita desconfortos estomacais.

Inclusive, essa é uma das frutas mais indicadas para consumo em dietas saudáveis, porque tem o chamado “efeito detox”, eliminando diversas toxinas do corpo.

Uma dica importante é sempre procurar consumir o abacaxi em pedaços, sem adicionar nenhum outro ingrediente.

Por outro lado, uma boa alternativa é fazer ele grelhado com canela, que tem efeito termogênico e pode acelerar a queima de gorduras.

Ademais, o suco de abacaxi com gengibre ou hortelã também pode ser uma boa opção, já que seu consumo também é muito popular.

Mas lembre-se: se possível, não adicione açúcar ou adoçante como complemento à bebida.

 

4. Kiwi

O kiwi é uma fruta deliciosa, mas que muitas vezes é esquecida ou deixada em segundo plano. E isso é um grande erro.

Entre os grandes benefícios do kiwi, podemos destacar a rica presença do potássio e da vitamina C.

Da mesma maneira, a fruta é rica em antioxidantes naturais, magnésio e outros nutrientes essenciais que ajudam no controle da fome e na sensação de saciedade, além de muitas outras vantagens.

Inclusive, o kiwi possui um efeito calmante natural e, por isso, é muito indicado para consumo à noite, antes do horário de dormir.

Então, nossa dica para consumir o kiwi é picar a sua fruta, colocar em um potinho e aproveitar para degustar aos poucos.

 

Frutas Vermelhas

Como você pode imaginar, existem diversas outras frutas que também possuem diversas propriedades beneficiais à saúde humana. E um dos principais exemplos disso são as frutas vermelhas.

As frutas vermelhas são amplamente conhecidas nos cardápios saudáveis, mas ainda podem causar certa dúvida em algumas pessoas.

Além disso, existem algumas confusões em relação a quais seriam exatamentes esses alimentos.

Portanto, muitos cursos online com certificado mostram que todas as frutas com tom vermelho, roxo ou arroxeado se encaixam nesse grupo.

Logo, alguns exemplos do que chamamos de frutas vermelhas são esses alimentos a seguir:

· Morangos;
· Amoras;
· Cerejas;
· Framboesas;
· Uvas;
· Açaí;
· Acerola;
· Mirtilo;
· Pitaya.

Uma das principais vantagens de consumir essas frutas no dia-a-dia é que elas são ricas em nutrientes e antioxidantes.

Desse modo, aceleram a queima de gordura, reduzem a retenção de líquido, eliminam o inchaço e também propiciam a sensação de saciedade a quem as consome.

Da mesma maneira, os antioxidantes também conseguem evitar o envelhecimento celular e, com isso, combatem os sinais da idade.

 

Outras frutas que você deve consumir

Para finalizar, é interessante destacar que consumir o maior número possível e variado de frutas é muito positivo para a saúde de forma geral.

Por isso, podemos indicar diversas outras frutas para consumo diário e cotidiano, como essas:
· Banana;
· Limão;
· Maçã;
· Mamão;
· Tangerina;
· Melão;
· Goiaba;
· Pera.

Todas essas frutas são opções pouco calóricas e ricas em nutrientes e vitaminas.

Com isso, melhoram a saúde e não impactam na retenção de gorduras.

Entretanto, prefira comer as frutas sempre in natura, sem adicionar nenhum outro tipo de ingrediente complementar.

Uma opção prática e nutritiva é fazer uma salada de frutas, misturando várias opções picadas em cubos.

Por fim, lembre-se: equilíbrio é sempre fundamental.

 

Estudo da Nutrição Clínica Funcional

Se você quiser se aprofundar no estudo da Nutrição Funcional, há um curso de pós-graduação EAD inteiramente dedicado ao tema aqui na Faculdade iPGS: a pós em Nutrição Clínica Funcional.

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional capacita os profissionais para a atuação clínico-nutricional, com ênfase na aplicação de alimentos, macronutrientes, vitaminas, minerais e compostos bioativos dos alimentos.

Com base em evidências científicas e na experiência prática dos professores ministrantes, o curso proporciona o aprendizado necessário para o profissional realizar uma intervenção personalizada, de forma ampla e efetiva, na fase de prevenção e também terapêutica nutricional do paciente.

Ainda, também oferecemos cursos de atualização profissional que abordam especialmente esse assunto sob diferentes perspectivas. Se for do seu interesse, confira as páginas dos cursos e veja todas as informações disponíveis.

Se você ficou com alguma dúvida, comente aqui embaixo, ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores. Obrigado pela leitura, e até o próximo post!

 

* Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.