Nutrição Ayurvédica: conheça sua essência

Você já ouviu falar em Nutrição Ayurvédica?

Esse tipo de alimentação, que é também uma filosofia de vida, pode também ser chamada de Ayurveda.

Cada vez mais pessoas vêm descobrindo essa prática no Brasil. Por isso, nosso post do blog de hoje aborda esse tema!

Aqui, vamos explicar um pouco do conceito, dos alimentos e benefícios e muito mais.

Confira o post completo abaixo!

 

Sumário

O que é a Nutrição Ayurvédica?

Alimentos e benefícios da Nutrição Ayurvédica

4 Benefícios da Nutrição Vegetariana à saúde

Estude Nutrição em Vegetarianismo

FAQ

 

O que é a Nutrição Ayurvédica?

A Nutrição Ayurvédica é um tipo de alimentação praticada há mais de 5 mil anos, originada na Índia, com o objetivo de cultivar uma vida saudável e harmoniosa com o meio ambiente. Portanto, é uma técnica milenar, que busca tratar pessoas ao redor do mundo com terapias bioenergéticas – envolvendo alimentação, fitoterapia, respiração, autoconhecimento, procedimentos corporais e cura através de elementos da natureza.

Assim, essa filosofia define a saúde de um indivíduo de acordo não como a ausência de doenças, mas através do resultado do equilíbrio entre o corpo físico, a alma, a mente e a energia vital de cada um.

De acordo com o pensamento Ayurvédico, por cada pessoa ser diferente, há a necessidade de uma alimentação personalizada. O termo significa “ciência da vida”, pois refere-se a uma medicina não tradicional, que procura fortalecer o sistema imunológico.

Cada organismo é formado por diferentes combinações dos elementos naturais, e é conhecido como Dosha, influenciando nossa personalidade, metabolismo, estrutura física e nossa relação com o meio ambiente. Assim, a partir do Dosha de cada um, deve ser desenvolvida uma alimentação específica, que melhor beneficie cada pessoa.

 

Alimentos e benefícios da Nutrição Ayurvédica

Os alimentos utilizados nas dietas ayurvédicas são frutas, cereais, vegetais, grãos, sementes, temperos e ervas, incluindo chás, leites e derivados.

Não é indicado o consumo alimentos industrializados, com aditivos alimentares ou produtos químicos, como o açúcar refinado, o sal, ou os alimentos com gordura hidrogenada.

De acordo com a Nutrição Ayurvédica, cada alimento causa sensações diferentes: os doces dão a sensação de prazer, os salgados diminuem a ansiedade, os azedos despertam a mente, os picantes aguçam os sentidos e os amargos nos ajudam a lidar com as emoções. Para se ter uma refeição completa, todos esses diferentes sabores devem ser contemplados.

Além do fortalecimento do sistema imunológico, os benefícios trazidos por esse tipo de alimentação incluem mais disposição, melhora do humor, boa digestão, melhora no sono e na pele, e cabelos mais macios.

Por ter sua dieta formada por alimentos naturais, a Nutrição Ayurvédica é rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes.

De acordo com esse pensamento, as alterações na pele são provenientes das toxinas geradas por uma alimentação desequilibrada e uma má digestão, se acumulando no trato digestivo e sendo transmitidas aos tecidos, especialmente à pele; portanto, o processo de Nutrição Ayurvédica, através de uma boa digestão, evita o acúmulo destas toxinas, as eliminando e deixando as células da pele bem nutridas.

 

4 Benefícios da Nutrição Vegetariana à saúde

A base da dieta da Nutrição Ayurvédica é composta por alimentos vegetarianos. Por isso, abaixo, destacamos 4 benefícios gerais muito importantes proporcionados por manter uma alimentação vegetariana:

Benefícios contra o câncer

Uma doença que tem prevalência menor entre os praticantes do vegetarianismo é o câncer. Os pacientes vegetarianos possuem aproximadamente 20% menos chances de desenvolver a doença ao longo da vida do que quem faz consumo regular de carne.

Esse número se aplica a praticamente todos os tipos de câncer, mas principalmente com destaque para o câncer de estômago e o de próstata.

O índice de proteção dos adeptos do vegetarianismo contra essa patologia aumenta ainda mais quando a dieta é rica em alimentos in natura e de origem agroecológica. Comidas ultraprocessadas, ou frutas, legumes e verduras originárias de lavouras que fazem uso de produtos agrotóxicos, apresentam forte risco para o desenvolvimento de células cancerígenas.

Benefícios contra diabetes

Os índices gerais de prevalência da diabetes também são bem menores entre os praticantes da nutrição vegetariana. Uma alimentação sem o consumo da proteína provinda da carne traz diversos benefícios a pacientes com diabetes.

Primeiramente, contribui para controlar o peso, o que é muito importante no controle da doença.

Também ajuda a diminuir o risco de insuficiência renal, a diminuir o açúcar no sangue e a auxiliar no controle glicêmico. Ainda possui outros benefícios diretos e indiretos, como melhorar de forma geral a digestão, por exemplo.

Ainda, manter uma alimentação vegetariana também é importante para a prevenção da diabetes tipo II, que é desenvolvida ao longo da vida e causada por desiquilíbrios nutricionais com maior frequência entre consumidores de carne.

Benefícios contra doenças cardiovasculares

Muitas pesquisas apontam a nutrição vegetariana associada à prevenção e ao tratamento de doenças cardiovasculares.

Os vegetarianos também apresentam no geral um menor índice em relação à hipertensão e à pressão arterial. Os alimentos consumidos no vegetarianismo contribuem para diminuição da gordura abdominal, da gordura no sangue, da glicemia e da formação de placas de gordura nas artérias.

Todos esses são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que estão entre as maiores causas de mortalidade do planeta.

Benefícios no controle do peso

Por fim, podemos destacar também o benefício que é o controle do peso. Muitas das doenças que enfrentamos são decorrentes de desiquilíbrios nutricionais e de um elevado índice de massa corporal.

A nutrição vegetariana, em geral com alimentos menos gordurosos, contribui diretamente para perdas de peso e tratamentos de obesidade, ajudando a controlar o IMC e a diminuir o excesso de gorduras que também contribui para o surgimento de outras doenças.

 

Estude Nutrição em Vegetarianismo

Se você já segue esse tipo de alimentação e filosofia de vida, ou mesmo quer aumentar o seu conhecimento na área e diversificar ainda mais a sua atuação profissional, aprofundar os seus estudos no tema pode ser uma excelente opção neste momento.

Na Faculdade iPGS, nós possuímos um curso de especialização inteiramente dedicado ao tema. É o curso Nutrição em Vegetarianismo, que foi relançado neste ano pelo nosso instituto. Antes o seu formato era presencial, mas hoje é online e ao vivo. Assim, combina interatividade com o professores e colegas, com a segurança e conforto de assistir as aulas em casa.

No curso, são estudadas disciplinas como Fundamentos do Vegetarianismo, Metabolismo e Avaliação Nutricional no Vegetarianismo, Elaboração de Cardápios e Gastronomia Funcional, a própria Nutrição Ayurvédica e muito mais.

 

FAQ: as pessoas também perguntam

A Nutrição Ayurvédica se restringe aos alimentos?

Não, é uma filosofia de vida que combina alimentação, hábitos de vida, medicina e outros aspectos relacionados a comportamento e saúde.

A Nutrição Ayurvédica traz benefícios à saúde?

Sim, principalmente em razão de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes dos alimentos.

Quanto tempo dura a Especialização em Nutrição em Vegetarianismo?

10 meses.

Qual a modalidade de estudo do curso?

As aulas são online e ao vivo, com as aulas ficando gravadas para quem eventualmente não conseguir assistir no horário inicial.

O curso é certificado?

Sim, todos os cursos de especialização da Faculdade iPGS são certificados pelo MEC.

 

Se houver qualquer dúvida sobre os cursos, ou sobre o texto, entre em contato conosco. Será um prazer retornar a você. Obrigado pela leitura!