Harmonização Facial, uma das áreas mais explorada pelos profissionais de saúde estética atualmente

A face sempre foi o nosso cartão de visitas, e é ainda mais atualmente, onde as selfies e as videoconferências fazem parte do nosso dia a dia e evitamos exibir as imperfeições.

Por essa razão, o texto do blog de hoje vai falar sobre estética facial. Abordaremos conceitos relacionados, tratamentos estéticos faciais e possibilidades de desenvolvimento profissional na área.

Confira tudo a seguir!

 

Sumário

Estética Facial

Impactos da pandemia

Harmonização facial

Especializações

Oportunidades mercado Estética no Brasil

Novidades da área

Referências

 

Estética Facial

A estética facial é uma combinação entre o equilíbrio e a harmonia da face e de suas ações, associações de técnicas para melhora da textura e cor da pele, melhora da flacidez e rugas e reposição da perda de volume facial.

Esse conjunto determina a personalidade e a aparência de uma pessoa, além de permitir uma melhor qualidade de vida.

Os tratamentos faciais buscam desde a melhora da textura da pele e manchas até mesmo aumentar volume perdido com o processo de envelhecimento, e ganham destaque nas clínicas e consultórios de estética.

 

Impactos da pandemia

A pandemia trouxe impacto negativo ao mercado de estética devido ao lockdown e uso de máscaras, porém o home office trouxe a comunicação através de chamadas de vídeo com maior exposição da face.

As pessoas começaram a prestar mais atenção na aparência e com isso aumentou o número de procedimentos e de profissionais se especializando em tratamentos faciais, além do uso das máscaras, que levou a um aumento da incidência de acne e manchas na pele.

Assim, o fato das pessoas se isolarem em casa gerou uma percepção diferente da sua imagem.

 

Harmonização facial

A harmonização busca promover leves alterações nos lábios, contorno facial, nariz, linhas de expressão, sulcos e rugas, deixando a face mais harmônica e rejuvenescida.

Para que os resultados sejam potencializados são associadas técnicas como peelings, microagulhamento e lasers.

Algumas das principais técnicas para harmonizar:

• Preenchedores;

• Bioestimuladores de colágeno;

• Intradermoterapia;

• Lipo de papada;

• Fios de sustentação;

• Bichectomia.

 

Especializações

Os profissionais habilitados na área de estética (esteticistas, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos e médicos) buscam cada vez mais por cursos de especialização e de capacitação em tratamentos faciais.

Com a grande procura por procedimentos, o mercado só cresce, e muitos profissionais migram de outras áreas com a perspectiva de retorno financeiro mais atrativo. O mercado de estética é um excelente caminho para quem procura um setor cheio de oportunidades.

 

Oportunidades mercado Estética no Brasil

Como mencionado, há uma alta demanda por serviços estéticos e cosméticos no Brasil. O profissional dessa área pode trabalhar em centros estéticos, salões de beleza, SPA’s, clínicas de estética, academias e hotéis, entre outros.

A rotina de trabalho nessa profissão depende muito da área de atuação, mas certamente contará com muitas horas de trabalho por dia; a profissão exige, além de muito conhecimento, atualizações constantes, carisma, empatia, amor e vontade de cuidar do próximo.

Há também a possibilidade de empreender. Profissionais autônomos, que abrem o próprio negócio, porém, precisam ter poder de liderança, muito conhecimento e auxílio em relação à administração, contabilidade e marketing.

 

Todas as novidades na área

A Faculdade iPGS lançou recente a publicação mais atualizada do mercado de estética do país: O Guia das Melhores Áreas de Estética de 2022.

No guia, você encontra as informações completas e detalhadas de todas as principais atividades relacionadas a esse setor atualmente.

Confira o conteúdo de forma gratuita no seguinte link!

 

Referências

• DE AQUINO, José Milton et al. O uso do ácido hialurônico na harmonização facial: Uma revisão de literatura. Revista eletrônica acervo saúde, n. 32, p. e1269-e1269, 2019.

• STREHLAU, Vivian Iara; CLARO, Danny Pimentel; LABAN NETO, Silvio Abrahão. A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória. Revista de Administração (São Paulo), v. 50, p. 73-88, 2015.