8 filmes sobre Nutrição e Alimentação

Nada melhor do que misturar os estudos com diversão, certo? E um dos melhores jeitos de se fazer isso é através dos filmes!

Por isso, no post de hoje vamos apresentar a você uma lista com 8 filmes que abordam diferentes temas ligados à Nutrição e à alimentação de forma geral.

Se você ainda quiser conferir mais dicas, basta clicar aqui.

Confira o texto completo abaixo!

 

Sumário

Muito Além do Peso

Fed Up

A carne é fraca

Sustainable

The truth about alcohol

Food choices

Today’s Special

Julie e Julia

 

Muito Além do Peso

O documentário “Muito Além do Peso”, dirigido por Estela Renner, trata principalmente sobre obesidade infantil. O filme mostra que as crianças começam cada vez mais a apresentar doenças que antes eram comuns apenas aos adultos, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e depressão. Para traçar esse diagnóstico, o filme apresenta uma série de entrevistas com médicos, especialistas, pais, profissionais da educação e autoridades governamentais que avaliam as consequências do sobrepeso nas crianças.

Assim, longa faz uma análise da obesidade infantil, principalmente no Brasil, mas também amplia a discussão para o âmbito internacional, mostrando como esta doença é tratada em diferentes lugares. Por isso, aborda a falta de informação por parte dos pais, as propagandas prejudiciais e a predisposição da nova geração para a obesidade, afinal, com um ritmo de vida cada vez mais acelerado, a busca por uma alimentação mais prática e rápida aumenta. Uma verdadeira combinação de fatores prejudiciais à saúde.

 

Fed Up

O filme fala sobre o problema da obesidade nos Estados Unidos, e como a indústria de alimentos pressiona o governo e até mesmo a OMS a relevar o impacto do açúcar nos produtos alimentares hoje servidos para as crianças e adolescentes no país. Isso acaba não afetando apenas os programas estatais – como o almoço em escolas públicas, por exemplo – mas também cria uma cultura de desinformação muito nociva.

A “desinformação”, segundo o documentário, faz parte da premissa de que se você fizer exercícios e consumir menos calorias, irá emagrecer automaticamente. E que, se você não emagrece, a culpa é da sua indisciplina e falta de foco. Conforme os produtores, o que pouco se discute no mundo é a qualidade dessas calorias, como o fato de que 100 kcal de refrigerante não são, de forma alguma, a mesma coisa que 100kcal de amêndoas, por exemplo. E escolher um industrializado pouco calórico em vez de uma fruta pode ser o maior tiro no pé.

 

A carne é fraca

Produzido no Brasil, o filme traz informações importantes para quem busca reduzir o consumo de produtos de origem animal, relatando os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio-ambiente. A Carne É Fraca é um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa, lançado no ano de 2005.

Ainda hoje, é considerado por muitos um dos maiores e mais completos documentários vegetarianos gravados 100% no Brasil. A obra também expõe a realidade da pecuária no Brasil e no exterior, assim trazendo maior sensibilidade ao saber que existem horrores acontecendo ao lado da sua casa. O documentário, além de conter entrevistados famosos, conta com a presença de pesquisadores e estudantes.

 

Sustainable

Esse documentário levanta algumas questões importantes sobre agricultura, especialmente nos Estados Unidos, mas todos os pontos abordados podem ser trazidos para o nosso cotidiano. É apresentada uma investigação sobre o sistema alimentar dos EUA, mostrando o impacto ambiental causado pela maneira como a agricultura predatória funciona - perda de solo, esgotamento de água, uso de pesticidas e mudanças climáticas são alguns dos pontos abordados.

Na obra, o chef de cozinha Rick Bayless discute com outros fazendeiros o que levou o movimento por comida sustentável e quais as mudanças que isso pode gerar no futuro. O filme é um projeto de paixão para eles, combinando seus papéis como ativistas de alimentos com seus talentos como documentaristas. “Sustentável” foi exibido em mais de 20 festivais de filmes em todo o mundo.

 

The truth about alcohol

Indicado principalmente para os consumidores da bebida alcoólica. Neste documentário, o médico Javid Abdelmoneim explora a ciência do álcool, e promete responder as perguntas mais frequentes sobre seus riscos e benefícios à saúde.

O filme foi produzido pela BBC, em 2016, e possui duração de pouco menos de uma hora. Como esse é um assunto que sempre traz muita polêmica, e que de certa forma se mantém como tabu nas sociedades pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil, a discussão é muito bem-vinda.

 

Food choices

O filme, também um documentário, aborda questões importantes da nossa sociedade atual, como os modismos alimentares que podem ser prejudiciais à saúde e o quanto a industrialização dos alimentos é capaz de afastar nossa percepção da origem do que comemos. Assim, o diretor Michal Siewierski aponta a alimentação global como a principal culpada pelo declínio da saúde e pelos danos ao meio ambiente.

O resultado da produção é um filme repleto de boas entrevistas e depoimentos que realmente vão agregar conhecimento tanto a quem já conhece um pouco mais do assunto quanto para quem é iniciante no tema. O longa, lançado em 2016, também pega pesado nas críticas contra a indústria de alimentos, especialmente a pecuária.

 

Today’s Special

Essa comédia leve e divertida vai agradar principalmente os apaixonados por comida indiana. O filme acompanha a vida de Samir, um chef de um restaurante sofisticado em Nova York. Frustrado com seu chefe, ele sonha em estudar culinária francesa nos tradicionais restaurantes parisienses. Porém, seu pai adoece e Samir precisa deixar seus sonhos de lado para assumir o restaurante indiano de sua família.

O filme foi lançado em 2010, vindo da tradicional indústria cinematográfica indiana, reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas produções. É recomendado para todos os públicos, especialmente para aqueles interessados em conhecer mais sobre os bastidores da organização de uma cozinha profissional.

 

Julie e Julia

Um prato cheio para quem ama gastronomia, Julie&Julia é uma comédia dramática norte-americana que rendeu à atriz Meryl Streep um Globo de Ouro. Além disso, a própria produção também recebeu indicações ao Oscar, ao BAFTA e ao Screen Actor Guild Awards.

O filme é baseado, entre outros, na autobiografia My Life in France. Retrata a vida de Julia Child (Streep), autora de livros de gastronomia, e também apresentadora de televisão. Nele, a nova iorquina Julie Powell (Amy Adams) embarca num projeto desafiador. Com duração de 123 minutos, é divertido, tem roteiro bem escrito e enche os olhos no que toca às receitas.