Conheça os 11 Cursos Rápidos de Nutrição e Saúde mais procurados

Continuar investindo no seu estudo e complementando a sua formação de forma permanente é uma das principais trilhas para o sucesso profissional. No mercado da Educação, hoje, existem cada vez mais diferentes maneiras de conseguir esse objetivo.

Entre os cursos de pós-graduação, ou seja, todos aqueles realizados após a finalização da graduação, existem especializações, MBAs e mestrados. Contudo, para quem não deseja, ou não pode, por algum motivo, se aprofundar tanto em um curso mais longo, uma ótima opção é a realização de cursos de atualização profissional.

Os cursos de atualização profissional são mais rápidos e dinâmicos do que os cursos tradicionais de pós-graduação. Ainda, podem ser realizados tanto durante a graduação quanto após o seu término e ao longo de toda a carreira profissional.

Além disso, são capazes tanto de atualizar o profissional quanto às novidades de determinado tema, quanto também introduzir o estudo e o aprendizado de um novo assunto, que pode se tornar uma nova área de atuação. Por preencher diversas lacunas importantes, esses cursos estão sendo cada vez mais procurados, por estudantes em início de carreira e também por profissionais já consolidados.

Índice

Confira a lista dos conteúdos abordados abaixo:

Cursos Rápidos em Nutrição e Saúde da Faculdade iPGS;

1 – Você Trata a Fome ou a Vontade de Comer? Entenda a Diferença;

2 – Alimentação no Vegetarianismo;

3 – Genômica Nutricional nos Ciclos da Vida;

4 – Nutrição Funcional na Modulação da Imunidade e Inflamação;

5 – Prescrição de Nutracêuticos na Estética;

6 – Nutracêuticos e Modulação Hormonal no Esporte;

7 – Compulsão Alimentar: da Teoria à Prática Nutricional;

8 - Programação Metabólica Fetal e Nutrição nos Primeiros Mil Dias de Vida;

9 - Nutrição e Doenças Cardiovasculares;

10 - Obesidade e Cirurgia Bariátrica;

11 - Comportamento Alimentar, Mindfulness e Mindful Eating na Prática Clínica;

Última Dica;


Cursos Rápidos em Nutrição e Saúde da Faculdade iPGS

Aqui na Faculdade iPGS, nós chamamos os nossos cursos de atualização profissional de Cursos Rápidos.

Atualmente, existem mais de 40 opções diferentes de cursos nessa modalidade oferecidos pela nossa instituição, abrangendo as mais variadas áreas da Nutrição e também outras importantes áreas dentro da Saúde como um todo.

E como esses cursos estão com uma alta popularidade, hoje vamos compartilhar com vocês os 11 Cursos Rápidos de Nutrição e Saúde mais buscados por aqui!

Aos poucos, as aulas presenciais já estão voltando no Brasil, e aqui na Faculdade iPGS não é diferente.

Nós também oferecemos Cursos Rápidos em formato presencial, mas como essa modalidade esteve suspensa nos últimos meses por causa da pandemia, todos os Cursos Rápidos da nossa lista são na modalidade EaD, como também já são a maioria das opções do nosso catálogo.

Além de passarem um conhecimento relevante de forma rápida e efetiva, garantindo também um diploma ao aluno, os cursos a distância oferecem ainda justamente essa vantagem de poder ver as aulas em qualquer local e qualquer horário. Vamos à lista?

1. Curso Rápido: Você Trata a Fome ou a Vontade de Comer? Entenda a Diferença

Muitos fatores levam o indivíduo a comer: fisiológicos, emocionais, contextuais, hedônicos, relacionais, etc.

Olhar a Nutrição através do foco do Comportamento Alimentar exige que o profissional compreenda estes diversos fatores e saiba com manejá-los. Neste curso, revisaremos questões fisiológicas do processo de fome, saciedade e vontade, questões psicológicas do comer emocional e formas de manejo.

No mundo moderno, a vontade de comer tem sido umas das principais responsáveis pelo aumento do consumo de alimentos.

E o comer emocional tem sido citado como um dos vários fatores que contribuem para etiologia da obesidade e de alguns transtornos alimentares como transtorno da compulsão alimentar e bulimia.

Este curso tem o objetivo de auxiliar os profissionais nutricionistas a identificarem estes processos, de fornecer instrumentos para avaliar a relação do consumo de alimentos e as emoções.

Assim como, ensinar técnicas comportamentais (baseadas em Mindful Eating e Alimentação Intuitiva) para o manejo destas condições. Confira os assuntos abordados e as informações completas do curso aqui.

2. Curso Rápido: Alimentação no Vegetarianismo

Tendo em vista o crescimento acelerado do número de vegetarianos buscado orientação nutricional, é de extrema importância a atualização dos profissionais da Saúde em relação a condutas para a excelência no atendimento personalizado.

Sabe-se que a alimentação vegetariana, quando bem planejada, pode atender as demandas nutricionais, metabólicas e de desenvolvimento em todos os ciclos da vida, incluindo a gestação, infância, praticantes de atividade física, adultos e idosos.

Este curso tem o objetivo de oferecer conhecimento científico sobre a conduta nutricional do vegetariano, além de esclarecer mitos que ainda podem fazer parte da vida dos profissionais. O curso ajudará o profissional a desenvolver a capacidade da elaboração do plano alimentar e ter domínio sobre as necessidades nutricionais do paciente vegetariano.

Confira todos os assuntos abordados e as demais informações referentes ao curso aqui.

3. Curso Rápido: Genômica Nutricional nos Ciclos da Vida

A prática clínica do nutricionista precisa estar alinhada com os constantes avanços da ciência e da tecnologia. Nesse contexto, a genômica nutricional se consolida como vanguarda da Nutrição, ao investigar a relação entre variações genéticas e respostas individuais a diferentes padrões alimentares.

A compreensão desses conceitos e seus mecanismos pode ser um diferencial na conduta profissional. Pensando nisso, o curso tem como objetivo apresentar as mais recentes evidências científicas na área da genômica nutricional, relacionando-as com as principais aplicações nos diferentes ciclos da vida. Veja os assuntos ensinados e todas as informações do curso nesse link.

4. Curso Rápido: Nutrição Funcional na Modulação da Imunidade e Inflamação

Com a crescente demanda pela melhora da resposta imunológica e redução da inflamação, especialmente no contexto de pandemia que vivemos atualmente, a Nutrição Funcional ganhou visibilidade por apresentar-se como uma linha de tratamento interessante para proporcionar saúde aos indivíduos.

Dentre os temas abordados, este curso trará informações atuais extraídas de publicações científicas a respeito da temática imunidade, resposta inflamatória e nutrição.

Além do conteúdo teórico, será discutida a aplicabilidade de cada abordagem nutricional na prática clínica.

Neste contexto, este curso tem como objetivo apresentar ao profissional nutricionista o papel da nutrição funcional na modulação da imunidade e inflamação, direcionando a prescrição nutricional e/ou suplementar de acordo com as particularidades de cada situação de saúde apresentada. Veja as informações completas referente ao curso clicando aqui.

5. Curso Rápido: Prescrição de Nutracêuticos na Estética

Este curso traz os assuntos nas últimas discussões acerca do uso de nutracêuticos na prática clínica em estética.

Desse modo, o objetivo do Curso Rápido em Prescrição de Nutracêuticos em Estética é capacitar interessados em Nutrição sobre as principais demandas de atendimento para melhorar vários aspectos, como o bronzeado, fotoproteção e anti-aging.

Além disso, outros assuntos abordados nesse curso são orientações nutricionais em manchas na pele, rugas e hidratação, foto-envelhecimento cutâneo e todas as últimas novidades referentes a esse tema.

Por causa do impacto na pele, esse curso é ainda mais procurado durante o verão, quando a demanda de atendimento aumenta para muitos profissionais. Veja toda a programação nesse link.

6. Curso Rápido: Nutracêuticos na Modulação Hormonal no Esporte

Este curso também tem uma grande procura nesse período de verão, quando aumenta muito a prática de esportes, principalmente ao ar livre.

Dessa forma, ele tem como objetivo conhecer a relação entre os nutrientes e a prática do exercício físico, as necessidades especiais nas diferentes práticas esportivas, e seu impacto na modulação hormonal.

Dentre as disciplinas e os assuntos abordados no curso, estão a fisiologia do exercício, a modulação endócrina pelo exercício, aspectos nutricionais no esporte e também os principais tipos de nutracêuticos usados pelos atletas atualmente.

Você pode conferir todas as informações referentes ao curso neste link.

7. Curso Rápido: Compulsão Alimentar: da Teoria à Prática Nutricional

A compulsão alimentar tem sido foco de interesse de profissionais da área da Saúde, principalmente nutricionistas, pois vem se tornando uma demanda recorrente nos atendimentos nutricionais.

No entanto, é preciso que o profissional saiba diferenciar exageros de compulsão alimentar, pois, em virtude da “mentalidade de dieta” e “terrorismo nutricional”, muitas pessoas se dizem compulsivas alimentares por não conseguirem se controlar diante de determinados alimentos e situações.

Por isso, é necessário que o nutricionista saiba identificar as atitudes alimentares que indicam episódios de compulsão alimentar para trabalhar estratégias adequadas e assertivas.

Neste contexto, este curso tem como objetivo proporcionar conhecimento acerca da compulsão alimentar e suas nuances para uma melhor estratégia de terapia nutricional. Veja todo o programa do curso clicando aqui.

8. Curso Rápido: Programação Metabólica Fetal e Nutrição nos Primeiros Mil Dias de Vida

Durante a gestação e até os seis meses de vida, a alimentação da criança depende inteiramente da mãe, considerando o suprimento intrauterino de nutrientes no período gestacional, seguido, idealmente, pelo aleitamento materno exclusivo.

Este período, de aproximadamente 500 dias, é crucial para o desenvolvimento físico e cognitivo infantil, tornando dieta e estado nutricional maternos, fatores de grande impacto intergeracional.

Os 500 dias que se seguem, em que há introdução e consolidação da alimentação infantil, totalizam os primeiros 1000 dias de vida, considerados internacionalmente como uma janela de oportunidades para intervenções nutricionais que promovam as melhores condições de saúde materna e infantil em longo prazo.

Evidências apontam também para a importância das características maternas e paternas na pré-concepção, incluindo homens e mulheres em idade reprodutiva no campo de ações de intervenção nutricional direcionadas à saúde materno-infantil, visando à melhoria das condições de saúde gerais da população.

Nesse sentido, é fundamental ao nutricionista o conhecimento dos mecanismos envolvidos na programação fetal, bem como a atualização acerca das recomendações nutricionais na pré-concepção e nos primeiros mil dias de vida. Para conferir todas as informações do curso, acesse este link.

9. Curso Rápido: Nutrição e Doenças Cardiovasculares

As Doenças Cardiovasculares, dentro das demais patologias, continuam sendo importantes causas de morte no mundo. Os distintos estágios desta doença demandam elevadas taxas de internações e de tratamentos subsidiados pelo Sistema de Saúde, levando à necessidade de profissionais de saúde preparados para atender estes pacientes.

Para o tratamento destes indivíduos, indicam-se diferentes estratégias de mudanças no estilo de vida, entre elas, uma abordagem nutricional que vise promover a adequada distribuição de macro e micronutrientes da dieta, de acordo com o estado de saúde do paciente.

Neste contexto, este curso tem como objetivo apresentar ao profissional de Nutrição os principais aspectos envolvidos no tratamento nutricional do paciente com Doença Cardiovascular e Insuficiência Cardíaca. Confira o programa completo do curso acessando aqui.

10. Curso Rápido: Obesidade e Cirurgia Bariátrica

Segundo recentes estudos, o Brasil tem mais de 51% de sua população com sobrepeso, sendo 18% obesos.

Levando em conta a perspectiva atual de número de cirurgias bariátricas, realizadas de aproximadamente 90 a 95 mil cirurgias por ano, o nutricionista mostra-se um profissional essencial na condução do paciente no pré e no pós cirurgia bariátrica, uma vez que é capacitado a orientar sobre os impactos em relação ao estado nutricional, evolução da dieta, mudanças no comportamento alimentar, hábitos alimentares saudáveis e muito mais.

Nesse contexto, o curso tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para o atendimento da população obesa, mediante a renovação e aquisição de conhecimentos específicos sobre a obesidade, tratamentos não cirúrgicos, e também cirúrgicos, que os pacientes obesos podem ser submetidos com finalidade de proporcionar qualidade e resolutividade de forma segura, ética e responsável.

Veja todas as informações do curso aqui.

11. Curso Rápido: Comportamento Alimentar, Mindfulness e Mindful Eating na Prática Clínica

O Comportamento Alimentar se tornou um tópico amplamente discutido dentro da área da Nutrição, sendo um destaque dentro desse contexto o comer com atenção plena (Mindfulness) e a atenção plena ao comer (Mindful Eating).

O objetivo deste curso, portanto, é entender o que é Mindfulness e Mindful Eating de forma teórico – prática, bem como compreender os desvios comportamentais como a compulsão alimentar e o comer emocional e como Mindfulness e Mindful Eating atuam na mudança do comportamento. Confira o programa completo do curso neste link.

 

Última Dica:

Como você percebeu, nossos Cursos Rápidos em Nutrição e Saúde abordam realmente diversas áreas diferentes dentro desses campos de estudo mais amplos. Mesmo assim, vale a pena você acompanhar tanto aqui o nosso site como as nossas redes sociais, principalmente o nosso perfil no Instagram, pois nós estamos sempre realizando novos lançamentos de cursos abordando os temas mais relevantes do momento.

Se você tem alguma dúvida sobre os Cursos Rápidos, por favor entre em contato conosco, direto por aqui ou mesmo por qualquer outro meio de comunicação. Caso você queira conferir os nossos cursos de pós-graduação, também pode acessar este link. Obrigado pela leitura e até a próxima.