Conheça a Dieta Cetogênica e todos os seus benefícios

Você já ouviu falar na Dieta Cetogênica? Essa dieta é na verdade bem antiga, tendo já 100 anos de prática, mas recentemente vem recebendo bastante atenção.

Para explicarmos um pouco mais sobre esse tipo de dieta, dedicamos a post de hoje do nosso blog!

Aqui, você descobrirá o que é a Dieta Cetogênica, como aplica-la em sua prática clínica, quais alimentos podem compor o seu cardápio e todos os benefícios de sua aplicação!

Pronto para aprender tudo isso?

Veja o texto completo a seguir.

 

Sumário

O que é a Dieta Cetogênica?

Como fazer a Dieta Cetogênica

Alimentos proibidos e permitidos na Dieta Cetogênica

Benefícios da Dieta Cetogênica

Pós-Graduação em Nutrição em Patologias

FAQ

 

O que é a Dieta Cetogênica?

A Dieta Cetogênica surgiu lá nos anos 1920, e ganhou mais popularidade nos anos 1960. Hoje, está cada vez mais comentada.

O nome da dieta vem da cetose, espécie de queima da gordura induzida pelo corte radical nos carboidratos.

Dessa forma, a Dieta Cetogênica se caracteriza pela eliminação de quase todos os alimentos ricos em carboidratos, e aumento do consumo de alimentos ricos nas chamadas gorduras boas em compensação.

Além disso, é importante também manter uma boa quantidade de proteínas na alimentação.

Assim, a dieta faz o corpo passar a utilizar gordura como fonte de energia. Se pouco carboidrato permanece na dieta, o fígado converte a gordura nos corpos cetônicos, que passam a suprir o corpo com energia.

Os corpos cetônicos podem ser medidos através de diferentes dispositivos que utilizam urina, hálito ou sangue como meio.

A Dieta Cetogênica pode ser aplicada por diferentes razões: emagrecimento, performance física, benefícios cognitivos e também tratamento de patologias, que foi a razão inicial pela qual a dieta foi criada.

 

Como fazer a Dieta Cetogênica

Antes de mais nada, é importante destacar que essa dieta deve ser sempre realizada sob a orientação de um profissional adequado para esse fim.

Como essa é uma forma de alimentação que restringe o consumo de alguns alimentos, não se aplica igualmente a todas as pessoas. Fatores como sexo, altura, peso, idade e histórico de saúde são decisivos para a forma de aplicação da dieta.

Além disso, os alimentos utilizados também irão variar de acordo com o gosto e a necessidade de cada paciente.

Não existe um número estabelecido de refeições diárias a se fazer, dependendo da fome e possibilidade de cada um.

A Dieta Cetogênica é realizada normalmente já com um período de duração pré-estabelecido. Por isso, a dieta tem duração mínima de cerca de 3 semanas, podendo chegar até vários meses. O mais comum é que dure entre 1 e 2 meses no total.

Durante os primeiros dias, é possível que surjam sintomas como cansaço e dor de cabeça, que em razão da adaptação do corpo a essa nova alimentação.

 

Alimentos proibidos e permitidos na Dieta Cetogênica

Confira abaixo uma lista com alimentos permitidos e proibidos na aplicação da Dieta Cetogênica:

Fonte: https://www.tuasaude.com/dieta-cetogenica/

 

Benefícios da Dieta Cetogênica

Como já mencionado, a Dieta Cetogênica pode ser aplicada com diferentes objetivos.

Esse tipo de alimentação ajuda na hipertrofia, e também no emagrecimento, já que o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia em vez dos carboidratos provenientes da alimentação.

Ainda, ajuda no tratamento de patologias, e a controlar e prevenir convulsões e crises de epilepsia, sendo essa uma de suas mais antigas atribuições.

A dieta também é recomendada para tratar obesidade, diabetes do tipo 2 e, em alguns casos, até câncer, já que as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos, que é o nutriente consumido em quantidades mínimas nesse tipo de dieta.

Nos últimos anos, novas utilizações terapêuticas de Cetogênica foram sendo investigadas para desordens neurológicas como Doença de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, enxaqueca, transtorno bipolar, compulsão alimentar, traumas cerebrais, dores e inflamações, Doença de Parkinson e desordens do sono.

Reforçando novamente que essa dieta deve sempre ser realizada sob orientação de um profissional devidamente capacitado para tanto.

 

Pós-Graduação em Nutrição em Patologias

Como visto, um dos principais benefícios proporcionados pela Dieta Cetogênica é no tratamento de diferentes patologias.

Se você desejar se aprofundar no estudo dessa área e aprimorar a sua prática no tema, a Faculdade iPGS possui um curso de pós-graduação inteiramente dedicado ao tema, a Especialização em Nutrição Clínica em Patologias.

São abordadas ao longo do curso as principais doenças que acometem a população, com enfoque na elaboração do plano nutricional respectivo para a sua prevenção ou para o seu tratamento.

Ademais, são estudadas técnicas dietéticas e gastronômicas que auxiliam na preservação e no melhor aproveitamento de nutrientes, favorecendo a recuperação do paciente.

 

FAQ: as pessoas também perguntam

O que é a Dieta Cetogênica?

Uma dieta que reduz drasticamente o consumo de carboidratos e compensa com o consumo de alimentos com gorduras boas.

Quais os objetivos da Dieta Cetogênica?

Perda de peso, hipertrofia, melhor funcionamento do organismo e tratamento e prevenção de patologias.

Quais patologias a Dieta Cetogênica ajuda a tratar?

Convulsões, crises de epilepsia, obesidade, diabetes tipo 2, mal de Parkinson, Doença de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica e alguns tipos de câncer.

Como aprofundar meus estudos em Nutrição em Patologias?

A Faculdade iPGS possui um curso altamente completo e profundo inteiramente dedicado ao tema, a Especialização em Nutrição Clínica em Patologias.

Qual a duração da especialização?

12 meses, com diploma reconhecido pelo MEC.