Descubra o caroço do abacate e seus benefícios à saúde

Cada vez mais se debate e se estuda os benefícios do caroço do abacate para quem o aproveita e consome.

Ainda hoje, muita gente nem sabe que essa parte é comestível, muito menos que possui várias propriedades positivas à saúde.

Por isso, esse vai ser o tema do nosso post de hoje do blog.

Vamos falar sobre Nutrição Funcional e alimentos funcionais, os benefícios do abacate como um todo, do seu caroço, e também do caroço, mais especificamente.

Confira o texto completo abaixo!

 

Sumário

Nutrição Funcional e Alimentos Funcionais

Os benefícios do abacate como um todo

O caroço do abacate e seus benefícios específicos

Como fazer o consumo do caroço

Pós-Graduação em Nutrição Funcional

FAQ: as pessoas também perguntam

 

Nutrição Funcional e Alimentos Funcionais

Antes de falarmos sobre as frutas especificamente, vamos saber um pouco mais sobre Nutrição Funcional e alimentos funcionais.

O corpo humano necessita de certos micronutrientes para o seu funcionamento adequado, e essas vitaminas e minerais são cruciais para as funções fisiológicas básicas, como o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento.

Para o nutricionista ter mais autoridade e saber como tratar deficiências em um ou mais micronutrientes que possam levar a impactos prejudiciais à saúde e a doenças crônicas, a Nutrição Funcional se faz cada vez mais presente para um tratamento eficaz.

Quando a Nutrição Funcional de alta qualidade é aplicada de forma consistente, pode prevenir futuras doenças crônicas, melhorar a cognição em pessoas com demência, além de melhorar o estado geral de saúde dos pacientes, entre outros diversos benefícios.

E a base da Nutrição Funcional é formada pelos chamados alimentos funcionais.

O alimento funcional é aquele que possui compostos que atuam na prevenção de doenças e na melhoria da saúde humana.

Ou seja, são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde, além de agregar as suas funções nutricionais básicas, sendo compostos por vitaminas, minerais, carboidratos, e proteínas.

Existem muitos exemplos de alimentos funcionais, de distintos grupos alimentares e, assim, com diferentes propriedades benéficas à saúde. Um desses grupos principais, que é o que estamos destacando hoje aqui, é justamente o das frutas.

 

Os benefícios do abacate como um todo

Antes de falar mais especificamente do caroço, vamos falar um pouco sobre a fruta do abacate como um todo.

Em síntese, o abacate é uma fruta pouco calórica, rico em gorduras boas e nutrientes essenciais.

Justamente por isso, pode auxiliar na saúde do coração e até melhorar o controle do colesterol.

Mas não é só isso. O abacate também pode ser um aliado na perda de peso. A fruta diminui a carga glicêmica da refeição e ajuda a reduzir a inflamação nas células, o que pode resultar em menos gordura no corpo

O abacate também é rico em fibras, sendo um dos alimentos que mais contém fibras solúveis.

Dessa forma, seu consumo melhora o fluxo intestinal, além de transmitir também a sensação de saciedade, fazendo com que quem o consome demore mais para voltar a sentir fome.

Contudo, é preciso fazer uma ressalva. Muitas pessoas acabam consumindo o abacate com outros ingredientes em grande quantidade, como o leite ou açúcar.

Sendo assim, a dica de ouro é comer a fruta pura.

 

O caroço do abacate e seus benefícios específicos

Ainda hoje, muitas pessoas que consomem abacate acabam colocando o seu caroço direto no lixo.

Isso é um erro, pois seu caroço pode sim ser consumido, e também porque essa parte do fruto carrega diversas propriedades benéficas à saúde humana.

Cada unidade de abacate possui uma única semente, o caroço.

Ali, há até mais benefícios do que no resto da fruta inteira.

O caroço do abacate possui uma casca dura, e corresponde a pouco menos de 20% do tamanho da fruta.

Nessa parte, há uma boa quantidade de propriedades no caroço do abacate que são benéficos, tais como ácidos graxos, fibras alimentares, carboidratos, flavonoides e proteína.

Ainda no caroço, se encontram cerca de 70% dos antioxidantes presentes em todo abacate.

Alguns benefícios à saúde que o consumo do caroço do abacate promove:

- Pela presença dos antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce, as doenças degenerativas e o câncer;

- Ajuda a combater inflamações no trato gastrointestinal, prevenir úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Em razão das propriedades anti-inflamatórias também combate doenças que atingem as articulações;

- Principalmente na fase da prevenção, o caroço de abacate também é bom para infecção urinária;

- Previne as doenças cardiovasculares, em razão dos aminoácidos;

- O caroço do abacate possui propriedades que queimam gorduras contidas na própria fruta. Ainda, melhora o trânsito intestinal e aumenta a sensação de saciedade;

- Ajuda na recuperação muscular;

- Possui efeito rejuvenescedor da pele, em razão do colágeno;

 

Como fazer o consumo do caroço de abacate

A semente de abacate possui um sabor amargo. Além disso, sua constituição é dura, e por isso exige uma preparação prévia.

O ideal é inicialmente desidratar o caroço.

Depois, pode ser triturado, processado, ou ralado, para ser consumido de diversas formas.

Pode ser adicionado a smoothies, sucos e outras bebidas, como o chá.

Também pode ser usado em molhos e como tempero em outras comidas que combinem com o sabor.

Assim, é comum pessoas adicionarem raspas do caroço do abacate em massas, pratos com arroz e também em sopas, por exemplo.

Como observado, existem diferentes formas de consumo.

O importante é aproveitar essa parte, e não descarta-la direto ao lixo.

 

O chá da folha do abacate

Também é possível fazer chá da folha do abacateiro e do abacate.

E esse chá também pode proporcionar muitos benefícios à saúde.

O chá da folha do abacate ajuda a evitar o acúmulo de gordura no fígado e também estimula a ação do órgão, ajudando a regular o metabolismo.

Além disso, também contribui para o controle da hipertensão e da pressão do sangue.

Ainda, o chá da folha do abacate também previne pedras nos rins, contribui para evitar infecções urinárias e ajudam no funcionamento do trato intestinal como um todo.

Como você pode observar, o abacate possui muitas partes comestíveis.

Por isso, coma o fruto, aproveite as sementes, e também não esqueça de aproveitar as folhas para um chazinho.

 

Pós-Graduação em Nutrição Funcional

Se você quiser conhecer mais alimentos que fazem bem à saúde para introduzi-los em sua prática clínica, e se aprofundar no estudo da Nutrição Funcional, a Faculdade iPGS possui um curso de especialização inteiramente dedicado ao tema: a especialização em Nutrição Clínica Funcional.

O curso capacita os profissionais para a atuação clínico-nutricional completa em Nutrição Funcional. O conteúdo da especialização abrange todos os principais aspectos da área, com ênfase na aplicação de alimentos, macronutrientes, vitaminas, minerais e compostos bioativos dos alimentos nas prescrições dos pacientes.

Com base em evidências científicas e na experiência prática dos professores ministrantes, o curso proporciona o aprendizado necessário para o profissional realizar uma intervenção personalizada, de forma ampla e efetiva, na fase de prevenção e também terapêutica nutricional do paciente.

O curso é certificado pelo MEC, e como é realizado na modalidade remota, assim que você finalizar sua inscrição já pode iniciar seu estudo. Para conferir todas as informações completas, basta acessar este link.

 

FAQ: as pessoas também perguntam

O que são alimentos funcionais?

Alimentos que possuem propriedades extra benéficas à saúde das pessoas.

Quais alimentos funcionais são mais indicados para o consumo?

Existem alimentos funcionais em todos os grupos alimentares.

Além disso, a alimentação de cada um é sempre muito pessoal, dependendo das características biológicas e fisiológicas de todos. Por isso, o mais indicado é sempre buscar orientação de nutricionistas profissionais.

Como fazer chá das folhas de abacate?

Triture as filhas ressecadas do abacateiro. Em uma xícara, coloque a quantidade de folhas que desejar. Ferva a água e depois misture lentamente com as folhas. Se desejar, adicione mel, um pouco de açúcar, ou outro complemento de sua escolha.

Qual a duração da especialização em Nutrição Clínica Funcional?

12 meses.

 

Obrigado pela leitura, até o próximo post!