Atendimento Nutricional Online: tudo que você precisa saber

Hoje o assunto abordado no nosso blog é o atendimento nutricional online.

Essa modalidade de atendimento, como se sabe, cresceu muito após o início da pandemia, e hoje se encontra em alta no mercado.

No texto do post, vamos abordar diversos aspectos ligados a esse tema.

Falaremos sobre a regulamentação legal sobre essa modalidade de atuação, como fazer um bom atendimento nutricional online, anamnese nutricional e até dicas de uso de aplicativos para atendimento.

Confira o texto completo abaixo!

 

Sumário

Até quando nutricionistas poderão atender online?

A mudança para o atendimento nutricional online

Avaliação Nutricional Online

Anamnese Nutricional

7 aplicativos de Nutrição indicados

Pós-Graduação e especialização em Nutrição

Leia Mais

 

Até quando nutricionistas poderão atender online?

Em março de 2021, entrou em vigor a Resolução nº 684, do Conselho Federal da Nutrição, prorrogando o disposto na Resolução CFN nº 646. A nova resolução deu continuidade à autorização do atendimento online na pandemia de pacientes por parte dos nutricionistas.

De acordo com o texto da nova resolução, os nutricionistas estão autorizados a manter os atendimentos remotos, inclusive em primeira consulta, até que a Organização Mundial da Saúde declare oficialmente o fim da pandemia.

Conforme destaca o Conselho Federal de Nutricionistas, o CFN, “O objetivo da decisão é, principalmente, garantir a continuidade da prestação da assistência nutricional com segurança para a população brasileira e para os profissionais durante esta pandemia. Ainda, reforçar a necessidade do nutricionista na linha de frente do combate ao novo coronavírus.”

Essa modalidade de atendimento especial em razão da Covid-19 foi autorizada e vem sendo realizada desde 2020, quando a pandemia começou.

Os critérios, protocolos e orientações para a assistência nutricional por meio não presencial, foram dispostos na Resolução CFN nº 666, de 30 de setembro de 2020, e continuam valendo.

 

A mudança para o atendimento nutricional online

As modalidades de atendimento remoto na área da saúde já vinham crescendo nos últimos anos, incluindo na Nutrição. No ano de 2020, essas consultas dispararam.

Devido à pandemia, algumas medidas para evitar o contágio precisaram ser tomadas. Dentre elas, adiar as consultas presenciais, transferindo para o online tudo que era possível.

Assim, como visto anteriormente, o CFN autorizou os profissionais a praticar seus atendimentos nutricionais de forma não presencial. Até hoje, essa resolução vem sendo renovada e esse atendimento continua autorizado.

Essa mudança de paradigma fez os profissionais da Nutrição aumentarem seu foco em outros aspectos da sua atuação. Isso inclui essa transformação na forma de atendimento, que precisou ser melhor desenvolvido.

Além disso, já havia uma crescente necessidade de tornar os projetos online, a fim de atingir um número maior de pessoas e se conectar melhor com os pacientes.

Assim, os atendimentos nutricionais online, mesmo antes da pandemia, já se apresentam como uma importante e valiosa alternativa de diversificação de negócio para os nutricionistas.

Agora, esse processo se acelerou ainda mais. São aspectos que os nutricionistas que incluem ou migram completamente para o atendimento remoto precisam desenvolver mais:

- Captação online e marketing digital;

- Compreensão sobre as diferentes plataformas de atendimentos nutricional online;

- Preparação para a teleconsulta e uso das ferramentas online de atendimento;

- Pós-consulta, reconsultas e acompanhamento remoto do paciente;

 

Avaliação Nutricional Online

Naturalmente, o atendimento remoto também apresenta limitações, justamente pelo fato do paciente não estar presente.

Todos os nutricionistas foram acostumados a realizar toda a sua atuação presencialmente.

Assim, o atendimento presencial normal inclui o contato direto, a conversa mais próxima, e o uso supervisionado da balança e de outros equipamentos.

Todas essas ações, no atendimento online, precisam ser adaptadas da melhor forma possível para paciente e profissional, de acordo com os recursos disponíveis.

Outra dificuldade que surgiu, por essa limitação, foi a realização da própria avaliação nutricional, e até esse processo se modificou.

Relativo a esse aspecto, alguns pontos que o profissional no atendimento nutricional online precisa desenvolver são os seguintes:

• O questionário pré-consulta;

• A importância da escuta ativa;

• Avaliação do peso: trazer uma percepção diferente ao paciente;

• Avaliação por foto;

• Outros meios de avaliação a distância: Bioimpedância;

• Avaliação dietética;

• Avaliação de sinais e sintomas.

 

Anamnese Nutricional

Indiscutível é que, seja qual for a modalidade de atendimento, a realização da Anamnese Nutricional continua sendo indispensável e fator decisivo do atendimento. Por isso, falaremos mais sobre esse processo aqui.

Como afirmado, é possível afirmar que uma anamnese nutricional completa é o ponto de partida para qualquer atendimento de um nutricionista com os seus pacientes. Por isso, é fundamental que esse processo seja muito bem-feito, pois a anamnese nutricional pode basear todo o atendimento a partir dali.

Como definição clara e objetiva, a anamnese nutricional é um questionário aplicado pelo nutricionista assim que ele começa a atender um novo paciente.

Esta deve ser sempre a primeira etapa de um novo atendimento. Assim, o nutricionista irá conhecer o seu paciente mais a fundo, e poderá planejar o plano nutricional deste paciente de forma mais adequada e precisa.

Para a anamnese nutricional ser bem sucedida, é importante que o nutricionista colete o máximo de informações relevantes no questionário.

Para atingir esse objetivo, o profissional deverá “investigar” o histórico de alimentação e de saúde do paciente.

Assim, após fazer uma identificação inicial, as perguntas do questionário devem ter este foco principal: os hábitos alimentares do paciente, a sua frequência praticando atividades físicas, um possível tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, suas eventuais doenças crônicas e temporárias, os antecedentes familiares e também os objetivos nutricionais que o paciente almeja alcançar.

O questionário não deve apenas abordar os aspectos mencionados acima.

É também muito importante que o nutricionista faça perguntas para o paciente a fim de entender o seu histórico psicológico.

Possíveis distúrbios psicológicos, e desequilíbrios emocionais, estão diretamente relacionados às escolhas alimentares e aos hábitos cotidianos de cada.

Está cada vez mais está provada essa relação, que é o principal campo de estudo do Comportamento Alimentar.

Para complementar o questionário, o ideal é que o nutricionista também realize uma análise geral da saúde do paciente. Para isso, o profissional pode fazer uma avaliação clínica, antropométrica e de consumo energético da pessoa sendo atendida, principalmente na quando ocorre a consulta.

 

7 aplicativos de Nutrição indicados

O recente avanço da tecnologia foi o que propiciou o aumento das consultas nutricionais remota. Essa evolução também resultou em outras novas plataformas tecnológicas, como os aplicativos.

Hoje, existem diversos aplicativos que podem auxiliar o nutricionista ao longo de seus atendimentos, e também durante o acompanhamento nutricional.

O uso dos aplicativos, contudo, serve para oferecer mais recursos e possibilidades de atuação ao profissional, e não em substituição.

Assim, apresentamos uma lista com 7 indicações de aplicativos de Nutrição aqui embaixo:

DietBox

O DietBox é um aplicativo muito conhecido no meio da Nutrição. O app tem diversos recursos, como apresentar informações nutricionais dos alimentos, oferecer possibilidades de cardápios personalizados, montar um programa de monitoramento do paciente e muito mais.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, e é bem popular entre os profissionais, justamente por possuir uma gama de diversos recursos.

Avanutri

O Avanutri também é um dos aplicativos mais tradicionais da Nutrição. No app, é possível reunir todas as informações do paciente, da avaliação física às orientações regulares de atendimento.

Além disso, o aplicativo também oferece informações nutricionais dos alimentos, e conta em seu sistema com recursos como o oferecimento de programas especiais para crianças e adolescentes, dicas para realização da anamnese nutricional, antropometria e muito mais.

FatSecret

O FatSecret é um aplicativo com características específicas e únicas. O app é capaz de escanear o código de barras dos produtos, e a partir daí consegue acessar as informações nutricionais do produto escaneado.

O aplicativo também faz registros da alimentação do usuário e das suas atividades físicas, oferecendo a opção de fazer sugestões de alimentos mais adequados para seu consumo.

Lifesum

O Lifesum também é um aplicativo que está crescendo em popularidade entre profissionais da Nutrição.

O app apresenta o recurso de uma calculadora de calorias dos alimentos consumidos pelo usuário, mostra as informações nutricionais destes alimentos e também pode oferecer dicas para o usuário manter hábitos alimentares mais saudáveis e adequados aos objetivos de quem está usando o aplicativo.

FoodPrint

O aplicativo FoodPrint, por enquanto, está disponível apenas em inglês, mas também é muito bom. O app oferece informações nutricionais detalhadas dos alimentos, além de oferecer listas de sugestões de alimentação saudável para o nutricionista indicar a seu paciente.

Ainda, o aplicativo também oferece a opção de indicar restaurantes que estejam perto dos usuários e que sejam condizentes aos seus objetivos de alimentação, além de outros recursos.

Nutrisoft Brazil

O NutriSoft Brazil é um aplicativo de Nutrição que tem por objetivo principal auxiliar os usuários no controle alimentar diário, proporcionando planos de educação alimentar e trazendo também notícias, receitas, tendências do mundo da Nutrição e contato com uma equipe de nutricionistas.

O programa possui mais de 2 mil alimentos cadastrados, e também oferece recursos de controle do consumo de água, análise do progresso, avaliação do sono, integração com redes sociais e mais.

AppNutri

O AppNutri é uma ferramenta de apoio ao profissional da Nutrição com o objetivo de auxiliar o em seus cálculos e tarefas rotineiras.

O aplicativo oferece suporte em avaliação nutricional (IMC, Peso Ideal, Peso Ajustado, Adequação do Peso,Relação Cintura-Quadril, Peso Corrigido, Peso Estimado, Altura Estimada, GET - Gasto Energético Total, Semiologia Nutricional), orientações nutricionais gerais, listas de alimentos e outros.


Pós-Graduação e especialização em Nutrição

Como referido, o uso de aplicativos tem se tornado uma ferramenta cada vez mais útil para os nutricionistas.

Contudo, o que ajuda mesmo a progredir na carreira profissional é uma formação continuada e de qualidade.

Além de precisar se manter antenado às mais recentes atualizações tecnológicas, o profissional também precisa se manter atualizado em relação aos conteúdos e pesquisas mais atuais de suas áreas, além de aprofundar o seu nível de conhecimento.

Em um mercado competitivo e cada vez mais atrás de especialistas, aprimorar a formação com cursos de pós-graduação, de especialização ou atualização profissional, é fundamental.

Na Faculdade iPGS, oferecemos dezenas de opções de cursos de especialização em Nutrição e outras áreas da Saúde, que você pode conferir aqui.

Além disso, também oferecemos mais de 40 opções de Cursos Livres, que são cursos de atualização e aprimoramento profissional.


Leia mais

Lei mais 5 artigos do nosso blog que abordam assuntos relacionados ao tema do post:

A área da Nutrição e Alimentação Escolar volta a crescer

Nutrição em Pediatria: conheça mais sobre a área

12 séries sobre Nutrição que todo amante da área deve assistir

Pós-graduação em Nutrição em São Paulo: conheça duas áreas de especialização

11 dicas de Nutrição Funcional para a prática clínica

Entenda a Nutrição em Patologias e o seu crescimento recente

7 áreas de especialização promissoras para o presente e o futuro da Nutrição

Empreendedorismo Feminino: Perspectivas e Desafios

 

Agradecemos pela leitura. Até o próximo post!