7 áreas de especialização promissoras para o presente e o futuro da Nutrição

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, é muito importante que os profissionais continuem estudando e aprimorando a sua atuação profissional após concluir a graduação.

Ingressar no mercado pela primeira vez, ou fazer mudanças quando já temos algum tempo de estrada profissional, pode ser intimidador ou confuso. Hoje, há diversas opções de cursos de pós-graduação dentro da Nutrição, com diferentes modalidades de ensino, para buscar uma especialização e se destacar na carreira.

Para apontar justamente as áreas de especialização mais promissoras no presente e no futuro da Nutrição, nós criamos este post especial. São sete áreas destacadas, que abrangem as temáticas em maior demanda no momento, e também as projetadas para obter maior crescimento no futuro.

Pronto para dar o primeiro passo em direção ao futuro da Nutrição e da sua carreira? Então veja o texto completo a seguir!

 

SUMÁRIO

1.1 Nutrição Esportiva

1.2 Nutrição Estética

1.3 Comportamento Alimentar

1.4 Nutrição Hospitalar e Ambulatorial

1.5 Nutrição Materno Infantil

1.6 Alimentação Coletiva

1.7 Saúde Coletiva

2. Importância da Pós-Graduação

 

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

De acordo com o Conselho Federal de Nutrição, menos de 5% dos nutricionistas brasileiros atuam na área de Nutrição Esportiva. Esse dado impressionante dá a dimensão de quanto ainda existem oportunidades para se aproveitar neste campo.

Isso contribui para que exista um elevado grau de desinformação sobre o assunto, o que é observado tanto na população em geral que pratica atividade física, quanto nos próprios atletas e seus técnicos.

Os treinadores muitas vezes assumiam a responsabilidade pelo controle dietético dos atletas, mas esta atividade compete especificamente ao nutricionista. Com o maior grau de profissionalização nos esportes, e popularização da Nutrição Esportiva, essa situação está mudando.

Cabe ao nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva elaborar um plano nutricional personalizado, levando em consideração o indivíduo de forma integral. Diferente do atendimento tradicional, o foco desse profissional é orientar a alimentação de seu paciente levando em consideração também seus objetivos esportivos, profissionais ou amadores.

 

MERCADO:

Por ser uma área em crescimento, e com um mercado de suplementação e alimentos para fins específicos ganhando mais espaço, a Nutrição Esportiva é uma tendência crescente entre atletas profissionais e amadores.

Nutricionistas Esportivos encontram diversas possibilidades para atuação, com um mercado aquecido e públicos variados: clubes esportivos, profissionais e amadores, atendimento individual, escolas, clínicas particulares, academias, e similares. 

 

ESPECIALIZAÇÕES:

São exemplos de cursos de especialização nessa área: Nutrição Clínica Esportiva, Nutrição Esportiva com Ênfase em Alimentação e Suplementação, Emagrecimento e Hipertrofia.

 

NUTRIÇÃO E ESTÉTICA

A Nutrição Estética está em expansão, e consolidando-se como uma das áreas em que o nutricionista pode contribuir tanto para saúde quanto para beleza. Seus resultados não estão associados somente a objetivos estéticos, mas também à prevenção e ao tratamento de doenças.

O nutricionista tem como ferramenta principal a prescrição dietética, de nutracêuticos ou suplementos individualizada, que atuarão na prevenção e minimização de problemas estéticos e eventuais patologias.

O profissional que atua nesta área trabalha com base em pesquisas científicas, com foco em problemas tradicionais, como acne e melasmas, prevenção do envelhecimento cutâneo, melhora da aparência de estrias e celulites, alimentos funcionais, redução da queda de pelos e cabelos e fortalecimento das unhas e diminuição de medidas, resultando assim na melhora da autoestima e qualidade de vida do paciente.

Estão entre os assuntos estudados dentro da Nutrição Estética: dermatologia e fotoproteção, fisiopatologia das desordens estéticas, prescrição dietética aplicada à síndrome da desarmonia corporal, pré e pós-operatório de cirurgias estéticas, potencialização de resultados em tratamentos estéticos, educação alimentar, emagrecimento, melhora da composição corporal, nutrição estética preventiva, e ainda muito mais.

 

MERCADO:

O mercado de beleza e bem-estar é um dos que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Isso só reforça que a Nutrição Clínica Estética continua ganhando um espaço ampliado. Buscar especialização na área ajuda o profissional a desenvolver uma atuação personalizada e mais qualificada, para conseguir adquirir mais destaque e notoriedade.

 

ESPECIALIZAÇÕES:

Nesta área, o principal curso de especialização é em Nutrição Clínica Estética. Neste tema, nosso instituto é especialmente tradicional, pois foi responsável pelo primeiro curso de especialização em Nutrição e Estética completamente voltado para essa área no Brasil.

 

COMPORTAMENTO ALIMENTAR

O Comportamento Alimentar é relativamente novo no mercado da Nutrição, e mesmo assim, tem impactado muito os profissionais da área.

Isso ocorre porque os nutricionistas estão observando o quanto a prescrição dietética, de forma isolada, não tem mais surtido os efeitos procurados na saúde e na melhora dos hábitos alimentares da população.

O Comportamento Alimentar é uma área muito promissora, pois trabalha a saúde e a nutrição como um conjunto, aliando aspectos biológicos aos psicológicos, emocionais e sociais.

Por se valer de um método inovador, com uma abordagem própria, cada vez mais pessoas têm buscado esse formato de atendimento.

Nesta área, o estudo da Nutrição se une à Psicologia, e mais diversas outras áreas da Saúde. Assim, o profissional fica devidamente capacitado para fazer chegar a um entendimento completo do quadro nutricional do paciente, não apenas avaliando o que ele come, mas também entendo porque ele se alimenta daquela maneira.

 

MERCADO:

Na maioria dos cursos de Nutrição na graduação, há um foco principal na abordagem da parte biológica, principalmente relacionada às patologias. A parte psicológica do paciente sempre foi mais negligenciada, e essa lacuna se reflete no vácuo de profissionais no mercado com esta atenção como característica.

Esse quadro já está mudando. Como cada vez mais pessoas estão procurando nutricionistas que atentem para o aspecto comportamental, o mercado está clamando por profissionais desta especialidade.

 

ESPECIALIZAÇÕES:

Buscar uma especialização nesta área não é somente para nutricionistas. Também está aberta para psicólogos, educadores físicos e demais profissionais da saúde que queiram ampliar o seu conhecimento em relação à parte da nutrição.
O principal curso de especialização desta área é Comportamento Alimentar

 

NUTRIÇÃO HOSPITALAR E AMBULATORIAL

Nutricionistas atuando na área hospitalar e ambulatorial não representam exatamente uma novidade na assistência em saúde.

Contudo, tem aumentado nos últimos tempos o destaque para as equipes multidisciplinares, onde o profissional da Nutrição vem ganhando maior visibilidade e demanda para o seu atendimento.

Quem deseja ingressar neste meio, deve ter ciência da complexidade de atender pacientes internados. Entretanto, também terá uma visão muito mais clara da Nutrição exercendo talvez o seu impacto mais direto e crítico na saúde de um paciente.

Buscando uma especialização nesta área, os profissionais ganham experiência e aprendem as diretrizes corretas para que possam assumir com segurança a responsabilidade de tratamento dos pacientes internados.

Faz parte da rotina destes profissionais participar de rounds multidisciplinares, evoluir prontuários, realizar diagnósticos nutricionais e prestar todo o suporte nutricional necessário durante todo o processo de internação do paciente.

 

MERCADO:

Como cada vez mais os nutricionistas estão sendo reconhecidos como essenciais nas equipes de assistência, esta área tem se revelado muito promissora. O nutricionista especializado neste tema pode atuar em diversas localidades, mas principalmente em hospitais e clínicas particulares.

Realizando uma especialização, aprendendo os protocolos e sempre levando em conta a humanização do atendimento, é possível garantir uma carreira longa e de muito sucesso.

 

ESPECIALIZAÇÕES:

São oportunidades de especialização e estudos de pós-graduação nesta área a Nutrição Clínica em Patologias, a Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e relacionados.

 

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

Neste ciclo da vida, os pacientes atendidos e suas famílias necessitam de um cuidado especializado, com ainda mais carinho e empatia.

A nutrição neste período impacta de forma permanente e duradoura a saúde até a idade adulta. Investir na alimentação adequada de gestantes, nutrizes e crianças, é investir na saúde do futuro de uma sociedade.

Há muitos anos, o Brasil enfrenta um grave problema com desequilíbrios nutricionais na alimentação das crianças, como a obesidade e a desnutrição infantis. Essa situação está ligada a diferentes fatores sociais e econômicos, e entre eles também se inclui a falta de informações corretas e atendimento especializado em Nutrição Materno Infantil no país.

 

MERCADO:

Diante deste contexto, esta área também destaca-se como promissora. Já está recebendo muita atenção da sociedade e do mercado, na medida em que a importância do seu atendimento especializado vem sendo cada vez mais reconhecida nos últimos anos.

Por isso, o mercado de trabalho para o nutricionista materno infantil apresenta grande campo de atuação. Além das tradicionais áreas, como consultórios de obstetrícia e pediatria, e hospitais gerais e pediátricos, o profissional também encontra oportunidades em bancos de leite, centrais de terapia nutricional, atendimentos domiciliares, alimentação escolar, consultorias e outros locais.

 

ESPECIALIZAÇÕES:

As principais especializações dentro desta área são: Nutrição em Pediatria, Nutrição Materno Infantil e Nutrição em Alimentação Escolar.

 

ALIMENTAÇÃO COLETIVA

A área da alimentação coletiva e gestão de unidades de alimentação é uma das que mais emprega nutricionistas atualmente. Além disso, também é uma área que apresenta ótimos índices de ascensão na carreira.

O nutricionista que trabalha neste segmento precisa ser dinâmico, ter iniciativa, equilíbrio emocional e ser resolutivo. Ainda, é importante que o profissional goste de lidar com pessoas, ter bom gerenciamento e também gostar de constantes desafios.

Ao trabalhar com alimentação coletiva, o profissional pode ficar responsável por toda a gestão da unidade, com elaboração de cardápios, planejamento de compras, gestão de pessoas, financeira, qualidade, e pode até se aventurar no empreendedorismo.


MERCADO:

O mercado de trabalho para o profissional que atua nesta área, como muitos, precisou se reinventar durante a pandemia. Assim, adicionou novas ferramentas e sistemas ao seu funcionamento, que serão permanentes no futuro.

Entre os locais de trabalho neste segmento, se destacam restaurantes, hotéis e empresas. Diante do recente crescimento da área, fica mais evidente a necessidade do aperfeiçoamento do profissional para buscar uma melhor colocação no mercado. 

 

ESPECIALIZAÇÕES:

A principal especialização dentro desta é a temática de Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição.

 

SAÚDE COLETIVA

A Saúde Pública é uma área bem abrangente. Com a pandemia, sua importância ganhou muito reconhecimento, e a estrutura pública de saúde do país acabou se reforçando.

Na Saúde Pública, é muito importante que o profissional saiba trabalhar de forma interdisciplinar. As equipes de trabalho desta área, normalmente, envolvem profissionais de diversas profissões, e a Nutrição é uma delas.

Dentro deste segmento, o profissional tem a possibilidade de atuar na gestão, controle e fiscalização de políticas públicas, ou mesmo na atenção primária. Dessa forma, há muitas oportunidades em concursos públicos.

O sistema de saúde pública do país é um dos maiores do mundo. Após o início da pandemia, teve sua importância realçada, e essa atenção deve continuar crescendo nos próximos anos.

MERCADO:

O mercado de trabalho em saúde pública no Brasil segue em crescimento, o que acelerou em razão da pandemia, e por isso necessita de profissionais cada vez mais qualificados. Por ser um dos maiores mercados do mundo, oportunidades seguirão aparecendo.

Para atuar com saúde pública, não basta apenas dominar sua área de formação, seja você médico, enfermeiro, nutricionista ou biomédico. É preciso ter um entendimento aprofundado da temática, saber como atender a população que busca os serviços públicos, interpretar os dados e informações que o sistema de saúde pública necessita para a construção de políticas públicas eficientes.

ESPECIALIZAÇÕES:

Para uma especialização nesta área, o curso de maior destaque é a pós-graduação em Saúde Pública.

 

IMPORTÂNCIA DA PÓS GRADUAÇÃO

Para complementar, é importante ressaltar que, em razão do crescente número de novos profissionais ingressando anualmente no mercado de trabalho, sua competitividade também cresce. Dessa forma, é fundamental continuar estudando e se qualificando após a conclusão da graduação.

No âmbito da Nutrição, existem diferentes formas de investir na sua carreira após o término da sua formação inicial. Há cursos de especialização, mais focados no desenvolvimento da prática profissional, e popularmente conhecidos como “pós”; há cursos de mestrado, mais voltados à pesquisa acadêmica; e há cursos de atualização profissional, de menor duração e cobrindo um tema mais específico.

Fazer cursos de pós-graduação agrega diferentes vantagens a quem os realiza. Primeiro, o profissional aperfeiçoa a sua atuação, ganhando assim mais destaque no mercado. Se você se especializar em determinada área, vai adquirir mais notoriedade dentro deste nicho de atuação, facilitando a segmentação do seu público.

Existem ainda mais benefícios que podemos destacar. A possibilidade de aumentar o seu conhecimento acadêmico e prático em diferentes áreas, com maior ou menor grau de profundidade. Em complemento, existe também o networking desenvolvido com colegas e professores ao longo do curso, que podem render futuras oportunidades e colaborações.

Por isso, se você deseja obter cada vez mais qualidade na sua atuação e notoriedade na sua carreira, é fundamental ampliar os estudos após a conclusão da graduação, e constantemente se manter atualizado e aprofundando sua qualificação.

Esperamos que você tenha gostado da leitura. Até o próximo post!