15 aplicativos de Nutrição para usar na prática clínica

A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas. No aspecto profissional, incluindo a prática clínica, isso também ocorre.

E uma das principais maneiras de observar isso é através do uso de aplicativos!

Hoje, existem muitos aplicativos sendo usados pelos profissionais da Nutrição em sua prática clínica diária.

Por isso, no post de hoje, vamos apresentar 15 dos aplicativos de Nutrição mais usados atualmente no Brasil, para atendimento e acompanhamento dos pacientes.

Além disso, antes vamos falar um pouco também sobre a Anamnese Nutricional, que é um dos pontos mais importantes do atendimento nutricional.

Confira todo o post abaixo!

 

Sumário

Anamnese Nutricional

Uso de aplicativos na prática clínica da Nutrição

Lista de Aplicativos de Nutrição indicados

Especialização em Nutrição


Anamnese Nutricional

É possível afirmar que uma anamnese nutricional completa é o ponto de partida para qualquer atendimento de um nutricionista com os seus pacientes. Por isso, é fundamental que esse processo seja muito bem-feito, pois a anamnese nutricional pode basear todo o atendimento a partir dali.

Como definição clara e objetiva, a anamnese nutricional é um questionário aplicado pelo nutricionista assim que ele começa a atender um novo paciente. Esta deve ser sempre a primeira etapa de um novo atendimento. Assim, o nutricionista irá conhecer o seu paciente mais a fundo, e poderá planejar o plano nutricional deste paciente de forma mais adequada e precisa.

Para a anamnese nutricional ser bem sucedida, é importante que o nutricionista colete o máximo de informações relevantes no questionário. Para atingir esse objetivo, o profissional deverá “investigar” o histórico de alimentação e de saúde do paciente.

Assim, após fazer uma identificação inicial, as perguntas do questionário devem ter este foco principal: os hábitos alimentares do paciente, a sua frequência praticando atividades físicas, um possível tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, suas eventuais doenças crônicas e temporárias, os antecedentes familiares e também os objetivos nutricionais que o paciente almeja alcançar.

O questionário não deve apenas abordar os aspectos mencionados acima. É também muito importante que o nutricionista faça perguntas para o paciente a fim de entender o seu histórico psicológico.

Possíveis distúrbios psicológicos, e desequilíbrios emocionais, estão diretamente relacionados às escolhas alimentares e aos hábitos cotidianos de cada. Está cada vez mais está provada essa relação, que é o principal campo de estudo do Comportamento Alimentar.

Para complementar o questionário, o ideal é que o nutricionista também realize uma análise geral da saúde do paciente. Para isso, o profissional pode fazer uma avaliação clínica, antropométrica e de consumo energético da pessoa sendo atendida, principalmente na quando ocorre a consulta.

 

Uso de aplicativos na prática clínica da Nutrição

Os aplicativos vêm sendo cada vez mais usados nos últimos anos, para facilitar a vida cotidiana em diversos aspectos.

Isso também ocorre no trabalho, em diversas profissões, e com a Nutrição não é diferente.

Diversos aplicativos têm ganhado muita popularidade entre os profissionais da Nutrição, e hoje vamos listar 15 dos principais aqui para vocês.

Os apps apresentam diversos recursos, incluindo ajudar na realização anamnese nutricional, como veremos a seguir. Contudo, reforçamos que o intuito do uso dos aplicativos deve ser sempre oferecer novas possibilidades para os nutricionistas, e nunca substituir a orientação direta e personalizada que um profissional da Nutrição oferece.

Veja a lista completa a seguir!

 

Lista de aplicativos de Nutrição indicados

DietBox

O DietBox é um aplicativo muito conhecido no meio da Nutrição. O app tem diversos recursos, como apresentar informações nutricionais dos alimentos, oferecer possibilidades de cardápios personalizados, montar um programa de monitoramento do paciente e muito mais. O aplicativo está disponível para Android e iOS, e é bem popular entre os profissionais, justamente por possuir uma gama de diversos recursos.

Avanutri

O Avanutri também é um dos aplicativos mais tradicionais da Nutrição. No app, é possível reunir todas as informações do paciente, da avaliação física às orientações regulares de atendimento. Além disso, o aplicativo também oferece informações nutricionais dos alimentos, e conta em seu sistema com recursos como o oferecimento de programas especiais para crianças e adolescentes, dicas para realização da anamnese nutricional, antropometria e muito mais.

FatSecret

O FatSecret é um aplicativo com características específicas e únicas. O app é capaz de escanear o código de barras dos produtos, e a partir daí consegue acessar as informações nutricionais do produto escaneado. O aplicativo também faz registros da alimentação do usuário e das suas atividades físicas, oferecendo a opção de fazer sugestões de alimentos mais adequados para seu consumo.

Lifesum

O Lifesum também é um aplicativo que está crescendo em popularidade entre profissionais da Nutrição. O app apresenta o recurso de uma calculadora de calorias dos alimentos consumidos pelo usuário, mostra as informações nutricionais destes alimentos e também pode oferecer dicas para o usuário manter hábitos alimentares mais saudáveis e adequados aos objetivos de quem está usando o aplicativo.

FoodPrint

O aplicativo FoodPrint, por enquanto, está disponível apenas em inglês, mas também é muito bom. O app oferece informações nutricionais detalhadas dos alimentos, além de oferecer listas de sugestões de alimentação saudável para o nutricionista indicar a seu paciente. Ainda, o aplicativo também oferece a opção de indicar restaurantes que estejam perto dos usuários e que sejam condizentes aos seus objetivos de alimentação, além de outros recursos.

Nutrisoft Brazil

O NutriSoft Brazil é um aplicativo de Nutrição que tem por objetivo principal auxiliar os usuários no controle alimentar diário, proporcionando planos de educação alimentar e trazendo também notícias, receitas, tendências do mundo da Nutrição e contato com uma equipe de nutricionistas. O programa possui mais de 2 mil alimentos cadastrados, e também oferece recursos de controle do consumo de água, análise do progresso, avaliação do sono, integração com redes sociais e mais.

AppNutri

O AppNutri é uma ferramenta de apoio ao profissional da Nutrição com o objetivo de auxiliar o em seus cálculos e tarefas rotineiras. O aplicativo oferece suporte em avaliação nutricional (IMC, Peso Ideal, Peso Ajustado, Adequação do Peso, Relação Cintura-Quadril, Peso Corrigido, Peso Estimado, Altura Estimada, GET - Gasto Energético Total, Semiologia Nutricional), orientações nutricionais gerais, listas de alimentos e outros.

Dieta Dash – TelessaúdeRS

O Dieta Dash é um aplicativo de Nutrição e Saúde, especialmente indicado para quem deseja prevenir e controlar a hipertensão arterial. A sigla DASH vem do inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension, que significa Métodos para Combater a Hipertensão, e o aplicativo faz a avaliação de refeições e ajuda a elaborar listas de sugestões saudáveis para cada período de alimentação.

Desrotulando

O Desrotulando é um aplicativo disponível para smartphones com Android e iPhone (iOS). O app conta com um scanner que lê o código de barras do produto, e caso o item já esteja cadastrado no banco de dados, é exibida uma análise da rotulagem nutricional da mercadoria. Ou seja, uma nota de 0 a 100 é atribuída ao alimento, de acordo com seus ingredientes e sua tabela nutricional. Perdem pontos, por exemplo, os produtos com alto teor de açúcar, gordura trans, sódio e os mais processados. Por outro lado, ganha-se pontos quando o alimento contém mais fibras e seus ingredientes são mais naturais ou orgânicos.

Nutrabem

O Nutrabem é um aplicativo que oferece muitas dicas de alimentação saudável elaboradas por nutricionistas. Funciona online e offline, ideal para quem não está sempre conectado à internet. Oferece programas informativos e completos que permitem auxiliar na melhora dos hábitos de alimentação, e possui muitos recursos auxiliares, como registro de consumo de água e cálculo de IMC.

MyFitnessPal

O MyFitnessPal é um dos aplicativos mais famosos sobre Nutrição que existem. O app possui um banco de dados riquíssimo, com milhões de alimentos cadastrados, e com descrição precisa e completa de suas informações nutricionais. Como complemento, o aplicativo também fornece dicas de exercícios físicos para os usuários.

Tecnonutri

O Tecnonutri também é um dos aplicativos mais conhecidos no segmento da Nutrição. O app apresenta ao usuário diversas opções de cardápios, além de oferecer um acompanhamento alimentar de até 28 dias, com três objetivos principais diferentes: ganhar mais massa muscular, perder peso ou tornar a alimentação mais salutar.

Nutrifood

O Nutrifood é um aplicativo que vem ganhando muita popularidade nos últimos tempos. O app é indicado principalmente para quem pretende fazer uma reeducação alimentar, trazendo indicações de alimentos saudáveis e seu impacto para a saúde de quem os consome. É compartilhado com o usuário a tabela nutricional de alimentos, o cálculo de IMC e muitos outros recursos.

Nutrium

O Nutrium é um aplicativo cada vez mais usado por nutricionistas. O app propicia que o profissional faça um acompanhamento detalhado do seu paciente, com a possibilidade de cadastrar os planos alimentares e de manter um contato próximo e com vários recursos interativos para os usuários, como a realização de videochamadas.

Fooducate

O Fooducate é um aplicativo especializado nas informações nutricionais dos alimentos. Como o nome diz, seu objetivo é educar o usuário em relação à alimentação. O app detalha se os alimentos têm ingredientes nocivos à saúde, informa suas calorias e apresenta sugestões para o usuário melhorar a sua alimentação. Há ainda uma versão premium do aplicativo, com análises ainda mais detalhadas e recursos mais avançados.

 

Especialização em Nutrição

Como destacamos, o uso de aplicativos tem se tornado uma ferramenta cada vez mais útil para os nutricionistas. Entretanto, o que ajuda mesmo a progredir na carreira profissional é uma formação continuada e de qualidade.

Além de precisar se manter antenado às mais recentes atualizações tecnológicas, o profissional também precisa se manter atualizado em relação aos conteúdos e pesquisas mais atuais de suas áreas, além de aprofundar o seu nível de conhecimento.

Em um mercado competitivo e cada vez mais atrás de especialistas, aprimorar a formação com cursos de pós-graduação é fundamental.

Se o momento não for o mais propício para iniciar um curso inteiro de especialização, há também outras possibilidades, como fazer cursos de atualização profissional,participar de eventos e realizar leituras na sua área.

O importante é continuar estudando para continuar evoluindo.

Esperamos que você tenha gostado do post de hoje. Até a próxima!