12 séries sobre Nutrição que todo amante da área deve assistir

É maravilhoso quando conseguimos juntar duas paixões, como séries e Nutrição, né?

Já sabemos que manter uma alimentação adequada é fundamental para se viver uma vida saudável.

O que comemos influencia diretamente na prevenção e no tratamento de doenças. Por isso, quanto mais informado e atualizado, melhor preparado o nutricionista está para lidar com os diferentes desafios que a área apresenta.

E também é possível misturar informação e estudo com entretenimento e diversão!

Por isso, depois da nossa lista de 12 filmes e documentários que todo amante da Nutrição vai adorar assistir, agora nós separamos a indicação de 12 séries!

As produções abordam a Nutrição e a Saúde sob diferentes perspectivas, então também são muito informativas.

Confira a lista completa abaixo e divirta-se!


Sumário

A História da Alimentação no Brasil

Sal, Gordura, Acidez e Calor

Street Food

Midnight Diner: Yokyo Stories

Somebody Feed Phil

Flavorful Origins

Down to Earth

Café, Almoço e Jantar

Cooked

Rotten

Chef’s Table

Explicando a Mente

Leia Mais


A História da Alimentação no Brasil

A História da Alimentação no Brasil é uma série documental baseada no livro de mesmo nome. A produção apresenta, provavelmente, o maior registro cultural e histórico da gastronomia brasileira.

Com 13 episódios de 25 minutos, a série fala sobre ingredientes e alimentos que basicamente contam a história do Brasil: mandioca, milho, banana, temperos indígenas, leite de coco, cuscuz, comida africana, a comida real, alimentação vegetariana e muitas outras curiosidades.

A série mostra imagens de diferentes pontos do Brasil, de Portugal, e também traz o relato de chefs, historiadores, sociólogos, artistas e personagens de diferentes regiões brasileiras. A produção está disponível na Amazon Prime e em outros portais da internet.

 

Sal, Gordura, Acidez e Calor

A série documental 'Sal, Gordura, Acidez e Calor' é produzida pela Netflix, e é baseada no livro de mesmo nome, protagonizada pela autora, chef e pesquisadora culinária Samin Nosrat. É dividida em quatro episódios, que abordam cada um dos elementos e lugares diferentes no mundo: Itália, Japão, México e Califórnia (EUA).

A produção não deixa de mostrar as paisagens lindas de cada local visitado. Além disso, claro, também mostra condimentos, temperos e pratos típicos que dão água na boca, relacionando as palavras do título da série às diferentes regiões onde passa.

Essa série é perfeita para quem quer aprender mais sobre Gastronomia e também sobre informações nutricionais de diferentes alimentos. Ainda, também ajuda quem quer conhecer mais a fundo diferentes culinárias.

 

Street Food

Essa é mais uma série da Netflix sobre comida e alimentação. Essa, especificamente, vai fazer sucesso entre os apaixonados pela culinária oriental. Street Food tem uma perspectiva documental, exaltando a cultura da comida de rua, ainda mais em países asiáticos.

A série tem como um dos principais objetivos mostrar a conexão entre a boa comida produzida nas ruas e as pessoas da vida real por trás delas. Há também uma reflexão sobre como a comida passa a fazer parte da vida das pessoas, da cultura de um local, tornando-se até atração turística.

Dessa forma, existe um olhar para a comida como cultura, nutrindo também a alma, além das necessidades do corpo. A série apresenta também a comida de rua como um evento, desde a experiência de poder acompanhar o preparo dos pratos até o momento de experimentar seu sabor.

 

Midnight Diner: Yokyo Stories

Midnight Diner: Tokyo Stories de certa forma é também lembra Street Foodmas sob uma outra perspectiva. Tendo a culinária como pano de fundo, a produção mostra pequenos contos fictícios, que se desenrolam no mesmo local.

O cenário para essas histórias é sempre um mesmo restaurante japonês. Midnight Diner: Tokio Stories, aliás, é baseada no popular manga “Shinya Shokudo”, outro traço marcante da cultura japonesa, e também muito popular no Brasil.

Esse restaurante, como muitos em Tóquio, abre apenas à noite, para atender quem trabalha de madrugada. A cada episódio, descobrimos mais sobre uma comida caseira do Japão muito além de sushis e sashimis. O visual dos pratos também é impecável. Cada episódio dura cerca de 20 min, então saboreie sem pressa.

 

Somebody Feed Phil

Somebody Feed Phil é uma série da Netflix, que reúne viagens e culinária com muito bom humor. O protagonista, Phil Rosenthal, é um famoso produtor de televisão dos Estados Unidos, responsável pela série Everybody Loves Raymond, entre outras.

Nessa série, ele revela cidades a partir de seu jeito bonachão, sempre muito interessado pelas pessoas e gastronomia local. A série tem episódios em Bangkok, Tel Aviv, Lisboa, Cidade do Cabo, entre muitos outros destinos, como o Rio de Janeiro, no Brasil.

A série é imperdível, seja pelas paisagens dos destinos visitados, as receitas típicas ou pelo carisma do apresentador. Phil é sempre muito engraçado, inteligente, simpático e completamente esfomeado, aceitando todas as sugestões para conhecer o que se come em diferentes partes do mundo.

 

Flavorful Origins

Agora uma outra indicação de produção com foco na produção culinária e gastronômica asiática. Flavorful Origins é uma interessante série de documentários educativos, que mostram as várias técnicas culinárias chinesas feitas com ingredientes asiáticos nativos.

A série é dividida em 20 episódios, cada um com cerca de 12 minutos de duração. Cada região explora uma região diferente da China: Chaoshan, Yunnan, Gansu e Guiyang.

Essas regiões normalmente são mais desconhecidas do público ocidental, mas também guardam segredos e tradições muito interessantes. A Flavorful Origins é mais uma produção da Netflix.

 

Down to Earth

Down to Earth é uma série não apenas sobre alimentação e nutrição. A produção aborda muitos outros aspectos relativos à natureza humana e do planeta, como desenvolvimento sustentável, alimentos funcionais, mudanças climáticas e muito mais.

A série é estrelada e protagonizada pelo famoso ator de Hollywood Zac Efron. Ele viaja a diferentes partes do planeta investigando diversos assuntos relacionados ao bem-estar humano. Na sua companhia se encontra o especialista Darin Olien.

"Comida, água e energia são todos os principais itens da vida moderna", já diz Efron no trailer principal da série. Vale a pena acompanhar todos os episódios.

 

Café, Almoço e Jantar

A nossa próxima indicação é a série Café, Almoço e Jantar, produzida pela Netflix e lançada em 2019. Na série, de apenas 4 episódios com cerca de 45 min cada um, o famoso chef e escritor Dave Chang viaja pelo mundo com celebridades experimentando a gastronomia das cidades visitadas e vivenciando a cultura de cada lugar.

No primeiro episódio, Chang vai até Vancouver, no Canadá, onde é recebido pelo ator Seth Rogen. No segundo, ele vai até Marrakech, no Marrocos, com a modelo e escritora Chrissy Teigen. No terceiro, o chef vai a Los Angeles com a atriz e roteirista Lena Waithe, e, no último, ele visita Phnom Penh, capital do Camboja, com a comediante Kate McKinnon.

Essa diversidade de lugares que Dave Chang visita deixa o programa ainda mais interessante, do ponto de vista gastronômico e também pelo aspecto cultural, que também influencia em como cada povo se alimenta.

 

Cooked

A nossa próxima indicação é a série Cooked. Michael Pollan, renomado escritor e ativista da boa alimentação, é a grande estrela dessa série, inspirada no próprio livro de Pollan "Cozinhar, uma história natural da transformação".

A produção é dividida em quatro episódios: fogo, água, ar e terra. Assim, a mensagem principal do escritor é chamar atenção das pessoas para que tenham consciência daquilo que estão comendo.

Fogo, água, ar e terra, portanto, são os temas que servem de fios condutores de cada episódio, pois cada elemento tem o poder de transformar o alimento. Ao dominar esses processos, o ser humano é capaz de descobrir sabores únicos e deliciosos.

 

Rotten

Rotten é uma série diferente de todas as outras presentes nessa lista. A série é composta por 6 episódios independentes, que relatam as fraudes e a corrupção presentes no dia a dia da indústria alimentícia.

Os episódios exploram diferentes problemas da indústria, que posteriormente se refletem em prejuízos à saúde de consumidores e até crimes. São abordados temos como a adulteração do mel, alergias alimentares e a corrupção presente na cadeia de produção dos alimentos como um todo.

A produção é da Netflix. A série inclui entrevistas de produtores, pesquisadores e especialistas de diversas áreas. Vale muito assistir se você também está interessado em saber mais sobre esse outro lado da produção de alimentos.

 

Chef’s Table

O Chef’s Table é uma série já bem conhecida do público no Brasil. A produção traça a trajetória e desafios de alguns dos chefs mais aclamados e famosos do mundo. Hoje já possui 6 temporadas, tendo estreado em 2015.

A série inclui entrevistas com críticos gastronômicos familiarizados com o trabalho de profissionais como o brasileiro Alex Atala, o italiano Massimo Bottura e Niki Nakayama, especializada em culinária japonesa moderna. A produção foi criada por David Gelb, o mesmo diretor de O Sushi dos Sonhos de Jiro.

Cada episódio traz um nome notável da cena global culinária, que abre seus restaurantes para uma conversa franca e aberta. Além dos pratos de dar água na boca, ela mostra também as histórias por trás da rotina de grandes chefes de cozinha.

 

Explicando a Mente

A mente humana é uma das coisas mais fascinantes e misteriosas que existe. O que se sabe sobre ela ainda é pouco compreendido, e a Netflix tenta desbravar essa questão na série Explicando a Mente.

A série Explicando a Mente é um spin-off da série Explicando (de 2018, com duas temporadas e abordando assuntos diversos), ambas da Netflix. O objetivo é trazer informações e explicações de uma forma leve e dinâmica para o público. Cada episódio aborda um tema intrigante da neurociência: memória, sonhos, ansiedade, fome emocional, meditação e muito mais.

São episódios de 20 minutos de duração, aproximadamente, simplificados e em uma linguagem que até quem não tem nenhum conhecimento prévio sobre o assunto consegue absorver o conteúdo. Se você tem interesse por esse conhecimento mais abrangente, a série é uma ótima opção.

 

Leia Mais

Confira abaixo mais algumas indicações de textos aqui do nosso blog abordando outros assuntos relacionados à Nutrição.

Nutrição em Pediatria: conheça mais sobre a área

A área da Nutrição e Alimentação Escolar volta a crescer

Transtornos alimentares na gestação e Comportamento Alimentar

Pós-graduação em Nutrição em São Paulo: conheça duas áreas de especialização 

Conheça as UANs e o papel dos nutricionistas

Saiba tudo sobre a Nutrição Esportiva e os seus segmentos

As novidades da Nutrição Estética e tudo que você precisa saber sobre a área

Esperamos que você tenha gostado das nossas indicações de séries sobre Nutrição. Obrigado pela leitura, até o próximo post!