12 filmes imperdíveis sobre Nutrição

Como sabemos, manter uma alimentação adequada é fundamental para se viver uma vida saudável.

O que comemos influencia diretamente na prevenção e no tratamento de doenças. Por isso, quanto mais informado e atualizado, melhor preparado o nutricionista está para lidar com os diferentes desafios que a área apresenta.

Contudo, é possível misturar informação e estudo com entretenimento!

Dessa forma, nós separamos uma lista de 12 filmes e documentários que todo amante da Nutrição vai adorar assistir.

As produções tratam da relação direta da Nutrição com a nossa saúde, abordando diferentes assuntos dentro dessa temática, como obesidade infantil, distúrbios emocionais, vegetarianismo, Nutrição Esportiva e muito mais.

Confira a lista completa abaixo :)

 

Sumário

O Cardápio das Crianças

Tomate Verdes Fritos

Gordo, Doente e Quase Morto

Troque a Faca pelo Garfo

Um Delicado Equilíbrio: A Verdade

Faminto por Mudança

Consumida

A Palavra com C

Cozinha do Bem

O Alimento Importa

Cowspiracy

Fonte da Juventude

 

O Cardápio das Crianças (The Kids Menu)

Este é um documentário que investiga as causas de um problema muito sério na nossa sociedade, a obesidade infantil. Para entender mais sobre o assunto, o autor do filme se encontra com pais, crianças, professores e profissionais da saúde, entre outros profissionais.

Com as entrevistas, o diretor acaba traçando o diagnóstico de que a verdadeira razão por traz desta situação é a falta de informação em relação ao que é de fato uma alimentação saudável.

Ressaltando a importância da nutrição durante a infância, e, partindo do entendimento de que informação é poder, o documentário aponta que, quando bem informadas, as próprias crianças escolhem para si a opção mais saudável de comida.

 

Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes)

Este filme clássico, lançado em 1991, mostra como distúrbios emocionais podem impactar a nossa alimentação.

Evelyn (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, ignorada pelo marido e praticamente sem amigos. Ela habitualmente afoga suas mágoas comendo, principalmente doces, o que traz consequências preocupantes para a sua vida.

Ao assistirmos o filme, entendemos como é importante estudar sobre Comportamento Alimentar, incluindo conceitos como Mindful Eating, pois nossas emoções estão diretamente ligadas à nossa relação com a alimentação.

 

Gordo, Doente e Quase Morto (Fat, Sick and Nearly Dead)

Este documentário mostra o esforço de dois homens que tiveram seus corpos e sua saúde arrasados por uma péssima alimentação, acarretando no desenvolvimento de obesidade e outras doenças graves, mostrando a relação da Nutrição com a prevenção e tratamento de patologias.

O filme ressalta a importância de se ter uma alimentação saudável, alertando também para as consequências de dietas realizadas sem acompanhamento de um profissional devidamente capacitado.

Contudo, a lição que o filme deixa é de que nunca é tarde para mudarmos nosso estilo de vida e vivermos de maneira mais saudável, aliando uma melhor alimentação com a prática de exercícios físicos.

 

Troque a Faca pelo Garfo (Forks Over Knifes)

Este é um documentário que aponta uma ligação direta entre a propagação de doenças e as mudanças na dieta normal da população que ocorreram nas últimas décadas, principalmente pela alta presença de alimentos de origem animal na alimentação.

O filme ataca essencialmente as grandes indústrias alimentícias, atentando para os perigos de alimentos processados, e defende que a gastronomia vegetariana pode ser uma saída para uma vida mais saudável.

 

Um Delicado Equilíbrio: A Verdade (A Delicate Balance: The Truth)

Este documentário, lançado em 2008, também aborda a relação direta entre uma alimentação correta e a nossa saúde, principalmente na disseminação de doenças como câncer, diabetes e outras tantas.

Em pacientes com câncer, por exemplo, a ocorrência de desnutrição calórica e proteica é muito frequente, sendo assim fundamental que o paciente possua uma nutrição adequada à sua condição.

Além de trazer entrevistas com médicos e especialistas de diferentes universidades do mundo, o filme também faz um alerta muito importante em relação ao impacto ambiental que a pecuária e a pesca, dentre outras atividades, causam no planeta.

 

A Palavra com C (The C Word)

Este documentário também fala sobre a relação da nutrição com patologias, mas aborda especificamente a perspectiva de uma doença que em geral assusta a todos, o câncer.

O filme se chama “The C Word”, e justamente no título já mostra um pouco da sua abordagem, deixando claro como esse assunto ainda é um tabu muito grande na nossa sociedade, com muitas pessoas que inclusive não gostam nem de pronunciar essa palavra.

O documentário, narrado pelo ator Morgan Freeman, acompanha o trabalho do médico francês David Servan-Schreiber, que foi diagnosticado com um tumor no cérebro e, a partir daí, começou a pesquisar por si mesmo soluções excepcionais para o seu próprio tratamento, conseguindo resultados surpreendentes e inovadores.

 

Faminto por Mudança (Hungry For Change)

Este documentário apresenta interessantes revelações sobre a relação entre alimentação e perda de peso.

A produção expõe também estratégias criadas especialmente pelas grandes corporações da indústria alimentícia para a população consumir mais e não refletir sobre os tipos de alimentos consumidos.

O filme mostra como é importante dedicarmos atenção ao valor nutricional dos alimentos que escolhemos para ingerir, e o impacto negativo que o consumo de alimentos pré-processados pode acarretar em nossa saúde.

 

Consumida (Consumed)

O filme conta a história de Sophie, uma mãe que tenta lidar com a doença misteriosa de seu jovem filho, que está causando vômitos e outros distúrbios alimentares.

Ela começa a investigar a situação, e descobre os alimentos geneticamente modificados, e a partir daí, Sophie embarca em uma jornada desesperada para ajudar seu filho.

Enquanto avança na investigação, Sophie se aprofunda cada vez mais no universo dos OGMs e nas descobertas que ela faz sobre a qualidade e a procedência dos alimentos consumidos nos Estados Unidos, que prejudicam a saúde de todos, principalmente das crianças.

 

Cozinha do Bem (A Tale of Two Kitchens)

O documentário Cozinha do Bem conta a história da famosa Chef mexicana Gabriela Cámara, e mostra os bastidores da administração de dois de seus restaurantes.

Após o sucesso de seu restaurante na Cidade do México, Gabriela abre um restaurante também em São Francisco, nos Estados Unidos. Em seu novo empreendimento, ela decide manter o mesmo cardápio, tipicamente mexicano, e também o mesmo ambiente cultural, para admiração e surpresa do seu novo público.

O filme traça um ótimo panorama sobre gastronomia em diferentes centros, e também mostra os principais desafios de administrar e gerenciar unidades de alimentação.

 

O Alimento Importa (Food Matters)

Outro documentário muito interessante é o filme Food Matters (O Alimento Importa). Nós sabemos o quanto a nossa escolha por alimentos impacta o meio ambiente, e, através dessa perspectiva, a produção expõe como diversos problemas ambientais poderiam ser eliminados com uma forma de comer mais saudável e sustentável.

Além disso, o documentário também avança na investigação da relação entre uma alimentação baseada em alimentos orgânicos e naturais e a prevenção e o tratamento das principais doenças que acometem a sociedade atualmente.

Por outro lado, o filme também faz duras críticas aos alimentos ultraprocessados e artificiais, que têm grande índice de consumo hoje, assim como também critica a indústria farmacêutica e a maneira como a saúde pública e grande quantidade dos remédios são baseados atualmente.

 

Cowspiracy

Esse filme dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, lançado em 2014, é um clássico entre praticantes do vegetarianismo, ambientalistas e demais entusiastas da natureza.

O documentário aponta os benefícios para a saúde humana em manter uma alimentação vegetariana. Além disso, também investiga como a indústria global da produção alimentícia como é desenvolvida atualmente prejudica a saúde do nosso planeta.

Para isso, o filme traz entrevistas com físicos, biólogos, advogados, geólogos, agricultores, jornalistas e ativistas de organizações como Greenpeace, Sea Shepherd, Rainforest Action e outras.

 

Fonte da Juventude

Diante da epidemia global de obesidade, o filme faz um mergulho no ambiente alimentar do Brasil, propondo um diálogo entre a academia, o setor público, empresas, associações e famílias sobre alimentação, do campo à mesa.

O documentário conta com entrevistas de José Graziano, diretor-geral da ONU para Agricultura e Alimentação; Gisela Solymos, psicóloga responsável pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional; Maria Eduarda, nutricionista do INCA; Alex Atala, chefe de cozinha; e com a culinarista e apresentadora Bela Gil, que revela exemplos de como a biodiversidade aliada ao resgate da nossa identidade cultural alimentar é o melhor caminho para o desenvolvimento de uma alimentação saudável.

 

Essas foram as nossas 12 indicações de hoje. Todos eles podem ser encontrados nas principais plataformas digitais de streaming atuais, e alguns até no Youtube.
Esperamos que você tenha gostado das indicações e do texto. Até o próximo post, e bons filmes!