Responsabilidade Social e Ambiental
Mundialmente, há cada vez mais preocupação com questões ambientais,dentre as quais encontra destaque a enorme quantidade de materiais impressos que poderiam ter seu conteúdo divulgado de formas alternativas.
A produção de uma tonelada de papel usa 17 árvores, 28000 litros de água, e o equivalente a 3,5 barris de óleo em energia (www.conservatree.com).
Estima-se que a quantidade anual de papel necessária para a impressão de todos os cursos do IPGS poderia atingir números em torno de 100 toneladas.
Como resultado de sua política de responsabilidade social, o IPGS considera que o formato tradicional de impressão em papel não é mais apropriado, e a decisão tomada foi de proporcionar todo o material do curso no formato eletrônico, apenas. Como alternativa, os participantes podem obter o material em CD-ROM, ou fazer uso da zona de impressão na página do curso.
Com essa simples medida administrativa, estamos contribuindo com uma importante questão ambiental, proporcionando que milhares de árvores sejam preservadas, assim como ocorrerá com milhares de litros de água e centenas de equivalentes em energia de barris de petróleo.