Dúvidas frequentes

1 . Quais documentos preciso levar no dia da matrícula (primeiro dia de aula)?

São necessárias 2 vias dos seguintes documentos:

Cópia simples da Certidão de Nascimento/Casamento, RG (não serão aceitas CNH e CRN), CPF, Título Eleitor, Comprovante de Residência, Certificado de Reservista, Histórico de Graduação, cópia autenticada do Diploma da Graduação e contrato assinado.


2 . Estou no último semestre da graduação. Ainda não tenho meu diploma, como devo proceder para realizar minha matrícula?

O aluno deve entregar os documentos acima citados e, no lugar do Diploma da graduação, deve apresentar o atestado de provável formando.


3 . Quais são os horários das aulas?

Sábados: 8h às 18h (com 1h de intervalo);

Domingo: 8h às 17h (com 1h de intervalo).


4 . Onde ocorrem as aulas?

Os locais de aula serão divulgados no portal do aluno e estão sujeitos à alterações.


5 . Qual a frequência necessária para aprovação no curso?

O aluno deve possuir 75% de presença no curso.


6 . Como é calculada a média para aprovação nas disciplinas?

Ao final de cada aula, é realizada uma atividade avaliativa em sala de aula, a esta será atribuída uma nota de 0 - 10. A nota final da disciplina é a média aritmética das notas de cada aula que compõe a disciplina.

Exemplo de cálculo: A disciplina Fundamentos da nutrição materno infantil é composta 6 aulas. A nota das 6 aulas é somada e dividida por 6, sendo obrigatório que o aluno atinja a média 7.

Existe a possibilidade do aluno atingir a média, possuindo nota inferior a 7,0 em alguma aula.

Importante: Em caso de solicitação de aproveitamento de notas para posterior reingresso em outras turmas, as notas inferiores a 7,0 em cada aula não serão aproveitadas.


7 . Não poderei comparecer à uma aula, como devo proceder?

O aluno que não puder comparecer a alguma aula, deverá entrar em contato com o setor de pós-graduação, solicitando a reposição da atividade avaliativa. Esta será liberada mediante o pagamento de uma taxa.

Caso o aluno possua justificativa através de atestado médico, de trabalho, ou comprovante de participação em congresso ou concurso, a taxa para liberação da atividade será abonada.

A legislação não faculta o abono de faltas. Ou seja, as faltas podem ser justificadas, mas não abonadas.

Tratamento excepcional através de exercícios domiciliares pode ser oferecido, desde que requerido pelo acadêmico (a) em tempo hábil, nos seguintes casos:

- Doenças infectocontagiosas – Decreto Lei 1.044/1969

- Gestante - Lei 6.202/1975

No caso de possuir Atestado Médico, de Trabalho ou Participação em Congressos e Concursos, para ser abonado, do valor da Atividade de Reposição, a cópia do comprovante em questão deve ser enviada no prazo máximo de 30 dias da data da aula que está sendo justificada, para o email contatopos@ipgs.com.br, após este período supracitado não será aceito, devendo o aluno realizar o pagamento da taxa estabelecida, para a Atividade de Reposição.

- No caso da apresentação do TCC, serão aceitos apenas Atestados Médicos, e o prazo a ser enviado é de 7 dias corridos, após a data estipulada pelo iPGS, para a apresentação.


8 . Não atingi a média necessária para aprovação (nota 7,0) em uma disciplina. O que fazer?

O aluno deverá solicitar a atividade para reposição de nota através do e-mail contatopos@ipgs.com.br.

O aluno receberá a atividade avaliativa via e-mail e deverá resolvê-la com auxilio do material de aula disponível no portal do aluno.


9 . Posso repor aulas presencialmente? Como?

O aluno poderá solicitar a possibilidade de reposição de aula, em cidades onde o mesmo cursos esteja ocorrendo, e que haja cronograma com datas disponíveis até o prazo de finalização da sua turma.

No caso de reposição presencial, em outra turma, o aluno estará repondo sua presença e nota referentes ao encontro assistido. Essas informações serão atribuídas a sua turma de origem.

Cabe ao aluno contatar o setor de pós-graduação para solicitar a confirmação de sua participação nas aulas de seu interesse.


10 . Preciso de um Atestado de Matrícula, como faço a solicitação?

Encaminhar um e-mail com a solicitação para ipgspos01@ipgs.com.br, será encaminhado no prazo de 3 -5 dias úteis.

Para solicitação de atestado, o aluno deve ter entregue a documentação de matrícula por completo.


11 . Posso realizar o Trancamento de Matrícula?

O iPGS não trabalha com Trancamento de Matrícula, caso o aluno não possa mais participar das aulas, deverá solicitar a Rescisão de contrato. A solicitação deve ser realizada através do e-mail contatopos@ipgs.com.br.

O aluno deverá assinar um termo de rescisão que será enviado via e-mail, com as orientações para formalizar a rescisão.

O aluno pagará uma taxa de 10% do valor ainda devido, conforme estabelecido em contrato.


12 . Em quanto tempo recebo o Certificado de Conclusão de Curso, preciso pagar?

O envio do Certificado de Conclusão não possui custo no 1° envio e será enviado para o endereço que consta no cadastro do Portal do Aluno, em até 120 dias após o término das aulas, caso o Certificado retorne para a Instituição, o reenvio terá uma taxa de R$ 25,00.

Para solicitar a 2° via do Certificado de Conclusão, o aluno deve enviar um o e-mail para ipgspos@ipgs.com.br, e tem o custo de R$ 100,00 e será enviado em um prazo de 45 dias.


13 . Não conclui minhas pendências do curso no período pré-estabelecido pelo iPGS, como faço para concluir a Pós-graduação?

O aluno poderá solicitar um Reingresso, que consiste em uma nova matrícula, em outra turma, onde serão a analisadas as Matrizes Curriculares do curso de origem com a atual, para possíveis aproveitamentos. A solicitação deve ser realizada através do e-mail ipgspos@ipgs.com.br.


1 . Qual a duração e carga horária dos cursos de Pós-graduação a Distância do iPGS?

Os cursos de pós-graduação na modalidade EAD do iPGS possuem duração de 12 meses e carga horária de 432 horas.


2 . Como funciona a metodologia de ensino e a apresentação de TCC dos cursos de pós-graduação a Distância do iPGS?

O curso de Pós-Graduação EAD do iPGS conta com diversas ferramentas de aprendizagem, as quais são:

Apostila online para download;

Fórum para esclarecimento de dúvidas e discussões entre professor-tutor e colegas;

Professor-tutor com acesso diário no ambiente virtual para esclarecer dúvidas e direcionar os estudos;

Chat on-line com o professor-tutor em horários pré-agendados;

Atividades avaliativas a cada disciplina;

Videoaula para direcionamento dos estudos individuais;

Provas online no final de cada unidade temática;

É importante ressaltar que o processo de aprendizagem no ensino a distância não pode ser comparado em momento algum com o modelo presencial. Pois no formato EAD, o aluno precisa estabelecer uma organização para o seu aprendizado, tendo em vista que as diversas ferramentas citadas acima servem justamente para que o aluno consiga aprofundar o seu conhecimento orientado pelo tutor. A vídeo-aula não é a único e nem a principal ferramenta de aprendizagem.

Os horários para realização das atividades e acessar as ferramentas são flexíveis, mas possuem prazos para que as atividades sejam entregues.


3 . Os cursos de pós-graduação EAD são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de Pós-graduação a distância são desenvolvidos por meio de integração institucional com Faculdades da Grande Fortaleza - FGF, devidamente reconhecida pelo MEC e tem validade nacional e cumprem as disposições vigentes da resolução No 1, De 8 De Junho De 2007 CES/CNE do Ministério da Educação (MEC).


4 . O certificado de pós-graduação EAD equivale ao presencial?

Sim, A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), determina que cursos de nível médio, técnico, graduação e pós-graduação na modalidade a distância tenham o mesmo valor que os presenciais.


5 . Como funciona o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de pós-graduação EAD do iPGS?

O trabalho de conclusão de curso do iPGS segue o modelo de Revisão Simples e é realizado individualmente, sob a orientação de um professor que é escolhido e alocado pelo iPGS. O aluno receberá o nome e contato do professor que irá lhe orientar durante a disciplina de Metodologia da Pesquisa através de ambiente virtual Moodle. A Apresentação do TCC é obrigatória e deve ser realizada presencialmente no pólo escolhido pelo aluno, no último dia do curso. Em caso de falta no encontro presencial, e a não apresentação do trabalho de conclusão do curso, o aluno é reprovado e deverá solicitar junto ao setor de pós-graduação reingresso em uma nova turma - conforme oferta e disponibilidade.


1 . Quanto tempo após o pagamento dos cursos de Educação Continuada EAD terei acesso liberado?

Pagamentos realizados por boleto possuem prazo de três a cinco dias úteis para serem confirmados e seu acesso liberado. Os pagamentos realizados pela opção Pagseguro geralmente são confirmados no mesmo dia, porém, é necessário aguardar até três dias para efetivação de seu acesso ao curso.

Caso tenha necessidade de iniciar o curso de imediato após a realização do pagamento, envie uma mensagem com o comprovante de pagamento para o e-mail ead@ipgs.com.br.


2 . Como funcionam os fóruns de dúvida dos cursos de Educação Continuada EAD?

Alguns cursos de Educação Continuada do iPGS possuem o recurso de Fórum de dúvidas e discussões. As dúvidas postadas nestes fóruns serão respondidas conformo a disponibilidade do moderador do curso.


3 . Comprei um curso de Educação Continuada EAD do iPGS. Como faço para acessar?

Os cursos EAD do iPGS ocorrem por meio da plataforma Moodle. Caso você ainda não possua cadastro, após a confirmação de sua inscrição no curso desejado, ele é criado pelo nosso sistema automaticamente.

Para acessá-lo solicitamos que siga os seguintes passos:

Acesse o seguinte link: http://ipgs.nucleoead.net/moodle/login/index.php

Registre seu usuário (endereço de e-mail registrado em seu portal do aluno) e senha (CPF sem a utilização dos símbolos).

Pronto! Você já está no ambiente Moodle de ensino e encontrará o curso na aba “Meus cursos”

Lembrando que a liberação do acesso poderá demorar de 3 a 5 dias úteis após o pagamento para ser efetivada.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail ead@ipgs.com.br


4 . Há emissão de Certificado para os cursos de Educação Continuada Presenciais?

Sim, o IPGS emite certificado na modalidade extensão para os eventos e cursos de educação continuada presenciais. Os mesmos serão disponibilizados de forma online através do Portal do Aluno do iPGS na semana posterior ao evento.


1 . Quando ocorre o pagamento da taxa de matrícula dos cursos de Pós-Graduações presenciais?

O pagamento é realizado antecipadamente via pagseguro por boleto ou cartão de crédito.


2 . Como ocorre o pagamento das demais parcelas de pagamento de pós-graduação presencial?

Início do pagamento no mês seguinte ao início do curso.


3 . Quais as formas de pagamento disponíveis para pagamento das parcelas do curso?

Boleto bancário ou cheque.


4 . Como funciona o pagamento através de cheque?

Todos os cheques devem ser entregues preenchidos no primeiro dia de aula.


5 . Como funciona o pagamento através de boleto bancário?

Os boletos são enviados pelo setor financeiro por e-mail em até 20 dias após o início do curso.


6 . Como ocorre o pagamento da taxa de inscrição dos cursos de Pós-Graduações à distância?

O valor da taxa de inscrição é R$ 180,00. O pagamento é realizado antecipadamente via PagSeguro por boleto ou cartão de crédito.


7 . Como ocorre o pagamento da 1ª parcela dos cursos de Pós-Graduação à distância?

1a parcela do curso deverá ser quitada até o 1o dia de aula via boleto bancário enviado previamente pelo setor financeiro. o valor da 1a parcela equivale a matrícula no curso de acordo com o valor do parcelamento acordado previamente com o setor comercial.


8 . Como ocorre o pagamento das demais parcelas de pagamento de pós-graduação à distância?

Pagamento somente via boleto bancário com vencimento no dia 30 de cada mês. Os boletos são enviados por e-mail pelo setor financeiro.


9 . Como faço para atualizar um boleto?

Atualizações de boleto deverão ser solicitadas via e-mail e a data de vencimento será para o dia da solicitação, não sendo possível realizar alteração de data.


1 . Quais os benefícios para graduandos/recém-formados?

Alunos graduandos do último semestre e recém-formados podem iniciar a Pós-Graduação na modalidade Presencial e tem desconto no valor total do curso.


2 . Como realizo o pagamento da taxa de matrícula ou inscrição?

A taxa de matricula ou inscrição é gerada através do portal do aluno e pode ser paga por boleto bancário ou através da plataforma do Pag Seguro.


3 . Realizei o pagamento do curso/taxa de matricula e inscrição e minha situação segue como pendente.

Os pagamentos podem demorar até 5 dias úteis para constar em nosso sistema.


4 . Realizei inscrição para o curso de atualização EAD (acesso rápido), quando inicia e qual a duração?

Os pagamentos podem demorar até 5 dias úteis para que sejam confirmados em nosso sistema. Após a confirmação, você receberá um e-mail com login e senha para acessar o ambiente virtual. O prazo máximo para concluir o curso é de 45 - 60 dias após a liberação de seu acesso.


5 . E se eu quiser realizar o curso em menos tempo?

O prazo para realização do curso fica a critério do aluno, desde que não ultrapasse o período máximo estabelecido.


6 . O valor dos cursos de Acesso Rápido é competente ao custo de todo curso ou apenas inscrição?

O valor de R$80,00 é competente ao pagamento total do curso de atualização EAD.


7 . Quais são os critérios que o iPGS utiliza para oferecer o desconto de estudante?

Oferecemos desconto para alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.


8 . Não estou conseguindo realizar meu cadastro, o que devo fazer?

Você deve preencher o CEP para iniciar seu cadastro com sucesso.


9 . Não estou conseguindo me inscrever na turma, o que devo fazer?

Caso você já tenha feito sua inscrição anteriormente, não será possível duplicar sua inscrição na mesma turma. Ou você pode nos contatar através do telefone (51) 3062-9322.


10 . Qual a data limite para pagamento à vista?

Os pagamentos devem ser realizados após a assinatura e entrega do contrato em até 5 dias úteis.


11 . Em caso de desistência do curso, serei reembolsado(a)?

Não. De acordo com a política do IPGS quando a desistência ocorre por parte do aluno, o valor não é reembolsável.