Ensino a Distância
Nutrição na Saúde da Mulher
Apresentação
Homens e mulheres, apesar de não terem o hábito em função da cultura alimentar do mundo ocidental, precisam se alimentar de forma diferente, mas com um objetivo comum: agir preventivamente contra condições de saúde/doença gerais e específicas de cada gênero.

Em função de doenças e sintomas que acometem mais as mulheres, alimentos podem contribuir ou não com essa prevenção. Assim, para a mulher, o direcionamento da alimentação deve ser principalmente preventivo para doenças cardiovasculares, câncer de mama, osteoporose e para o manejo dos sintomas de síndrome pré-menstrual.

Este curso tem por objetivo atualizar os conhecimentos sobre a abordagem nutricional em diferentes contextos e ciclos da vida, porém todos com um olhar comum: a saúde e o bem-estar da mulher.

A carga horária do curso compreende a participação do aluno por meio do acesso às vídeo-aulas disponibilizadas, participação em fórum de dúvidas e discussão e outras atividades propostas, acompanhamento do conteúdo através dos slides das aulas, apostila e material complementar para melhor assimilação do conteúdo.

Todas essas ferramentas são de igual importância para o processo de aprendizagem e possibilitarão a própria construção de práticas e reflexões.

Ao final do curso será disponibilizada uma atividade avaliativa, para que o aluno possa mensurar os conhecimentos adquiridos.

* É de responsabilidade do aluno possuir um adequado sinal de internet, pois este, influenciará diretamente na correta visualização das vídeo-aulas.
Assuntos abordados neste curso
  • MÓDULO 1: Nutrição na gestação: alterações metabólicas de interesse para a consulta de nutrição | Acompanhamento nutricional durante a gestação: prescrição dietética e ganho de peso saudável;
  • MÓDULO 2: Manejo nutricional da síndrome pré-menstrual: quais são as evidências? | Alimentos e padrões alimentares que podem auxiliar no manejo dos sintomas da síndrome pré-menstrual.
  • MÓDULO 3: Saúde cardiovascular da mulher: por que devemos nos preocupar? | Recomendações nutricionais para o manejo do risco cardiovascular em mulheres | Padrões alimentares e alimentos funcionais associados a redução do risco cardiovascular e possíveis mecanismos.
  • MÓDULO 4: Nutrição e saúde da mulher na menopausa: mudanças fisiológicas que aumentam o risco de doenças crônicas não transmissíveis | Papel da nutrição neste ciclo da vida.
Próximas Turmas
EAD - Ambiente virtual
Inscrição
Investimento
Alunos e ex-alunos de pós-graduação iPGS: R$ 70,00
Estudantes e Profissionais: R$ 80,00
* caso a desistência para realização do curso decorra por parte do aluno, após pagamento, este valor não é reembolsável.
Informações Gerais
Duração do curso:
60 dias

Horário:
O curso será ministrado através de web aulas na Plataforma EAD do iPGS, e poderá ser realizado conforme disponibilidade do aluno.

Carga horária:
80 horas
Público-alvo:
Estudantes e Profissionais de Nutrição
Professor
Bruna Pontin
Nutricionista clínica, Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora dos cursos de Pós-graduação e cursos de atualização do iPGS. Atua principalmente nos seguintes temas: manejo nutricional, doenças cardiovasculares, cirurgia bariátrica e obesidade. Pesquisadora do Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde - itt Nutrifor
Dúvidas ou Sugestões
Dúvidas ou sugestões sobre os cursos de Atualização a Distância, entre em contato pelo e-mail ead@ipgs.com.br