Ensino a Distância
Suplementação e Fitoterapia em Estética: da teoria a prática clínica
Apresentação
Este curso tem como objetivo apresentar as bases legais para a suplementação alimentar/nutricional e aplicação da fitoterapia na prática clínica do Nutricionista, com foco na prevenção e no tratamento das principais desordens estéticas, tais como envelhecimento cutâneo, hidrolipodistrofia (“celulite”), acne vulgar, alopécia, onicopatia, abordando ainda aspectos importantes a serem considerados nos períodos pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Com base em evidências científicas, aplicações e desafios práticos, este curso visa proporcionar ao Nutricionista ferramentas para a complementação do plano alimentar e promoção dos resultados estéticos almejados.

A carga horária do curso compreende a participação do aluno por meio do acesso às vídeo-aulas disponibilizadas, participação em fórum de dúvidas e discussão e outras atividades propostas, acompanhamento do conteúdo através dos slides das aulas, apostila e material complementar para melhor assimilação do conteúdo.

Todas essas ferramentas são de igual importância para o processo de aprendizagem e possibilitarão a própria construção de práticas e reflexões.

Ao final do curso será disponibilizada uma atividade avaliativa, para que o aluno possa mensurar os conhecimentos adquiridos.

* O certificado será emitido após finalização do prazo de acesso para o aluno que atingiu média mínima de 7,0 na atividade avaliativa.

** É de responsabilidade do aluno possuir um adequado sinal de internet, pois este, influenciará diretamente na correta visualização das vídeo-aulas.
Assuntos abordados neste curso
  • Módulo 1: Apresentação das bases legais para a suplementação alimentar/nutricional e para a prescrição de fitoterápicos na prática clínica do Nutricionista. Apresentação da estrutura geral do sistema tegumentar.
  • Módulo 2: Suplementos e fitoterápicos indicados na prevenção do envelhecimento cutâneo (ação anti-aging) e da hidrolipodistrofia.
  • Módulo 3: Suplementos e fitoterápicos com ação terapêutica na acne vulgar, alopecia e onicopatia.
  • Módulo 4: Suplementos e fitoterápicos indicados nos períodos pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas, tendo em vista a promoção do estado nutricional anterior ao procedimento cirúrgico, assim como a adequada cicatrização de lesões e promoção dos diversos aspectos relacionados à recuperação pós-operatória.
Próximas Turmas
EAD - Ambiente virtual
Inscrição
Investimento
Alunos e ex-alunos de pós-graduação iPGS: R$ 70,00
Estudantes e Profissionais: R$ 80,00
* caso a desistência para realização do curso decorra por parte do aluno, após pagamento, este valor não é reembolsável.
Informações Gerais
Duração do curso:
60 dias

Horário:
O curso será ministrado através de web aulas na Plataforma EAD do iPGS, e poderá ser realizado conforme disponibilidade do aluno.

Carga horária:
80 horas
Público-alvo:
Profissionais e estudantes de nutrição e farmácia
Professor
Felipe De Souza Cardoso
Nutricionista, pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização/atualização em Nutrição Clínica pela mesma Instituição, pós-graduando em Fitoterapia pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (iPGS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental - PPG-FISCLINEX (nível 7 da CAPES - 2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi membro da gestão do Centro Acadêmico de Nutrição Josué de Castro (CAJC), exercendo o cargo de tesoureiro. Foi monitor de Morfologia e Fisiologia Renal. Foi aluno de Iniciação Científica pela UERJ na área de Oncologia e Toxicologia, com ênfase em câncer de esôfago, citocromos p450, polimorfismos e nitrosaminas. Foi bolsista Faperj de Iniciação Científica pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) no Departamento de Farmacologia e Toxicologia (DFT), onde trabalhou com análise toxicológica de sintéticos em culturas primárias de esôfago e fígado. Bolsista CNPq pelos Laboratórios de Mutagênese, Toxicologia e Fisiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para desenvolvimento de projetos envolvendo mutagenicidade e genotoxicidade de edulcorantes e adoçantes, obesidade, esteatose hepática, lactação e programação metabólica. Docente de Fisiologia (todos os sistemas) no curso técnico em Nutrição do Colégio Bezerra de Araújo (CBA), docente de Nutrição Estética, Fitoterapia, Marketing e Empreendedorismo do curso de graduação em Nutrição da Faculdade Bezerra de Araújo (FBA). Docente dos cursos de pós-graduação em Nutrição Estética e Fitoterapia do iPGS e Nutrição Clínica/Personal Diet da Uiversidade Estácio de Sá. Nutricionista chefe do Hospital Sírio Libanês Rio de Cirurgia Plástica e Estética, Nutricionista do Pitassi Day Spa e consultório particular. Representante coordenador do Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (iPGS) RJ. Atualmente, é Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Nutrição Estética (SBNE).
Dúvidas ou Sugestões
Dúvidas ou sugestões sobre os cursos de Atualização a Distância, entre em contato pelo e-mail ead@ipgs.com.br